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Como uma plataforma educacional aumentou em 250% sua conversão em vendas estruturando o marketing digital

A estratégia de Inbound Marketing e as inúmeras ferramentas que citamos aqui no blog podem parecer que funcionam apenas para empresas de varejo ou que vendem produtos, mas hoje nós vamos lhe mostrar como esse método pode beneficiar outros tipos de negócio, como por exemplo uma plataforma educacional. O case de sucesso de hoje fala […]

A estratégia de Inbound Marketing e as inúmeras ferramentas que citamos aqui no blog podem parecer que funcionam apenas para empresas de varejo ou que vendem produtos, mas hoje nós vamos lhe mostrar como esse método pode beneficiar outros tipos de negócio, como por exemplo uma plataforma educacional.

O case de sucesso de hoje fala sobre como a Estante Mágica, plataforma educacional voltada para atender crianças e jovens, conseguiu aumentar o número de conversões de leads em 250%, além de, claro, aumentar suas vendas.

Conhecendo a Estante Mágica

A empresa em questão trata-se de uma plataforma educacional gratuita cujo público-alvo são escolas, tanto públicas quanto particulares. A estante digital oferece para as instituições a possibilidade de que seus alunos publiquem suas histórias no formato de e-book ou até mesmo livros físicos.

Estando no mercado desde 2009, a plataforma já publicou mais de 240.000 obras literárias de crianças e jovens de 3.000 escolas em todo o Brasil até o presente momento.

Como uma plataforma educacional aumentou em 250% sua conversão em vendas estruturando o marketing digital

O processo funciona da seguinte maneira: a escola interessada faz o seu cadastro na plataforma, escolhe entre as opções de publicar um livro físico ou um e-book, para que então cada aluno, se quiser, publique a sua própria história.

A Estante Mágica, através do seu serviço, almeja incentivar crianças e jovens a terem um maior contato com as obras literárias e a desenvolver seu lado criativo sem inibição.

Entendendo a problemática

Apesar de oferecer seus serviços gratuitamente, a plataforma educacional é uma empresa privada e como tal precisa gerar receita para continuar funcionando.

  • A principal fonte de receita da plataforma educacional é a venda dos livros impressos por eles para escolas particulares, ou seja, seu público alvo é muito específico;
  • O marketing da empresa era terceirizado e não acontecia um planejamento sobre o conteúdo que era produzido para as redes sociais e o blog;
  • Não utilizavam páginas de captura para obter os dados de contato dos visitantes, ou seja, não convertiam um bom número de leads;
  • Os poucos leads que a plataforma conseguia não eram qualificados, então por consequência, quando eram abordados pela equipe de vendas não estavam preparados, então a venda se tornava muito difícil de se realizar.

Como foi aplicada a solução

Assim como no case anterior, os gestores perceberam que precisavam mudar sua estratégia de aquisição e abordagem de clientes, então começaram a procurar pela melhor solução para o seu negócio, até que se depararam com a ferramenta RD Station Marketing.

E ao se depararem com todo o suporte oferecido pela ferramenta, os gestores acabaram se dando conta que eles já possuíam o conteúdo necessário para utilizar na estratégia de Inbound Marketing, precisando apenas organizar esses conteúdos e estruturar sua campanha para começar a gerar leads.

Como uma plataforma educacional aumentou em 250% sua conversão em vendas estruturando o marketing digital

Basicamente, podemos pontuar três ações que foram realizadas pela Estante Mágica, além é claro da assinatura do plano do RD Station, para fomentar o seu processo de atração e vendas:

  • Catalogaram os materiais que a empresa já tinha produzido – entre textos e e-books – e inseriram os mesmos dentro da Jornada de Compra pela qual seus leads iriam passar até chegarem ao momento da abordagem de venda;
  • Utilizaram landing pages para converter mais leads e começaram a segmentá-los dentro da sua base para poderem identificar quais deles tinham mais chance de se tornarem oportunidades de venda de acordo com a persona criada para o seu negócio;
  • Fizeram a divulgação de seus materiais gratuitos já citados anteriormente através de anúncios patrocinados que eram disparados pelo próprio RD.

Com sua campanha de marketing posta em prática, a plataforma educacional começou a perceber as mudanças em seu processo e atingiu resultados que até então seriam inimagináveis.

Resultados do Inbound Marketing da Estante Mágica

A empresa, que antes mal conseguia converter e qualificar leads para realizar suas vendas, agora conseguia atingir resultados com taxas altíssimas:

  • Com a implementação da estratégia de Inbound Marketing, o número de leads convertidos para vendas cresceu 250% – o que consequentemente, aumentou o número de negócios fechados com sucesso;
  • Em 2018, a base de leads da plataforma educacional cresceu 1000%;
  • Com dois meses de investimento em SEO, o blog teve um aumento de 100% nas taxas de acessos orgânicos;
  • Houve uma melhoria nas comunicações e processos internos da empresa;
  • A Estante Mágica tornou-se referência no mercado educacional, passando também a dar consultorias para escolar e fazer palestras em diversos eventos.

Incrível não é? Isso tudo foi possível graças à mudança de abordagem e de relacionamento com os leads. Ao invés de apenas recebê-los e tentar vender sua solução logo de cara, foi trabalhado uma estratégia de Inbound Marketing com esses leads, qualificando-os até que se tornassem oportunidades de vendas.

Agora me diga você, se você possui ou possuísse um negócio do setor educacional, investiria em uma estratégia de Inbound Marketing para a sua empresa?

Essa é mais um case de sucesso de um dos nossos parceiros, essa história você confere no Blog da RD Station: 

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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