Você sabe a diferença entre Persona e Público-alvo?

Quem inicia uma estratégia focada em marketing da sua marca/empresa pode dizer que os conceitos acerca do tema são muito confusos. Um dos maiores erros cometidos por quem não está familiarizado ao processo é achar que a persona e o público alvo do seu negócio são a mesma coisa.

No artigo de hoje iremos esclarecer algumas dúvidas bem comuns e mostrar o porquê as postagens e anúncios não convertem e não geram o retorno esperado. Essa é um dos erros que a maioria das empresas cometem: Fazer postagens, anúncios e campanhas sem direcionamento. Quem inicia uma estratégia focada em marketing da sua marca/empresa pode dizer que os conceitos acerca do tema são muito confusos. Um dos maiores erros cometidos por quem não está familiarizado ao processo é achar que a persona e o público-alvo do seu negócio são a mesma coisa.

Tá, mas o que diferencia persona de público-alvo e qual a importância dos mesmos para o direcionamento da estratégia de marketing e a criação de conteúdo pelas empresas?

Saiba mais em: Que tal fazer a sua empresa crescer com o Marketing Digital?

Para esclarecer de uma vez por todas, a persona se refere a uma única “pessoa”, uma representação humanizada das principais características que o seu cliente ideal possui.

Enquanto que o público alvo é uma parcela da população que se encaixa nessas características, um grupo de possíveis consumidores que sejam parecidos com a persona criada.

Ou seja, é a persona que vai definir qual é o tipo de público-alvo de uma empresa. E além de serem conceitos bastante usados eles são imprescindíveis para o direcionamento de ações de uma estratégia de Marketing realmente eficiente.

Você sabe a diferença entre Persona e Público alvo?

Conhecendo o seu público-alvo você vai ter mais facilidade em direcionar o alcance de suas postagens e materiais para pessoas que realmente tenham interesse na sua área de atuação. Por exemplo, ao programar um anúncio no Facebook, conseguirá configurar a faixa etária, gênero e localização dos usuários para o qual aparecer.

Leia também: Não estou sendo encontrado pelos meus clientes. E agora?

Sabendo qual é a persona da sua empresa você poderá não só criar ofertas como também um material rico que atenda às necessidades dos leads e induza eles a fecharem negócio com você lá na última etapa do funil.

Ou seja, sabendo diferenciar o que é Persona e o que é Público-alvo, aliado com o profundo entendimento dos dois termos, suas chances de sucesso para realizar vendas do seu produto/serviço serão maiores.

Se você precisa de ajuda para montar as personas da sua empresa, entre em contato com a Arconel Marketing e Design. Será um prazer para a nossa equipe lhe ajudar!

 

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

Postagens relacionadas

Como a automação de marketing pode impulsionar suas vendas

Como a automação de marketing pode impulsionar suas vendas

A automação de marketing e vendas se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual e isso independente de qual setor você atua. Os consumidores estão cada vez mais exigentes...

Dicas para criar campanhas de e-mail marketing automatizadas

Dicas para criar campanhas de e-mail marketing automatizadas

A criatividade se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação ao que escolherão comprar. Portanto, te...

Como a automação de e-mails pode impulsionar suas vendas

Como a automação de e-mails pode impulsionar suas vendas

Em algum momento você já ouviu falar sobre as vendas através da automação de e-mails? Atualmente, em um mundo cada vez mais digital, é necessário se adaptar às novas ferramentas que vem surgindo. Neste texto, saiba a importância dessa metodologia para impulsionar as...

0 comentários