Para quem acompanha o blog da Arconel não é nenhuma novidade o quanto nós destacamos a importância que o e-mail tem dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Agora vamos te apresentar os melhores formatos de e-mails para você aplicar dentro do seu processo de atração e qualificação de leads.
Um bom e-mail pode não só manter um lead engajado com a sua marca como também convencê-lo a adquirir alguma solução oferecida por você. Mas não só o conteúdo é importante; você também deve trabalhar com os melhores formatos para cada tipo de mensagem.
O tipo de e-mail vai mudar de acordo com o objetivo da mensagem, o tamanho do seu conteúdo, a presença ou não de mídias e links externos, além da época em que este e-mail será enviado.
E para que você compreenda melhor como é e para que serve cada formato de e-mail, fizemos essa lista com o que você precisa saber:
E-mail de Boas Vindas
O primeiro passo para estabelecer uma relação com o seu cliente é a apresentação. Claro que o cliente já deve ter algum conhecimento sobre a sua empresa, pois elas chegaram até o seu site e realizaram uma conversão.

Tomar a iniciativa e enviar a primeira mensagem demonstra humanidade. Essa atitude se assemelha a uma conversa entre duas pessoas. Ela mostra que você se interessa genuinamente pela pessoa e não a vê apenas como uma oportunidade de lucro.
Ao escrever a mensagem, cumprimente pelo primeiro nome. Apresente-se brevemente e fale sobre o que sua marca oferece. Não é necessário usar uma linguagem formal. Um toque de descontração pode tornar o contato mais leve e autêntico.
Esse será o ponto de partida do seu relacionamento com seus clientes, então capriche!
E-mail de Agradecimento
Você sabe o quão é importante que o visitante realize alguma conversão dentro do seu site ou que adquira a sua solução, mas ele talvez não. Portanto, é interessante que você mostre ao seu lead que você está contente por ele ter escolhido a sua empresa.

Os e-mails de agradecimento são uma opção bastante utilizada para se comunicar com os clientes por melhorar o engajamento dos mesmos com a marca. Receber uma mensagem pessoal tira a impressão de que a sua empresa só se importa com as vendas e que realmente está tentando conhecer melhor e ajudar seus clientes.
Além de agradecer pela ação, você pode aproveitar para oferecer outros conteúdos que sejam do interesse do seu lead, sejam eles posts, vídeos ou materiais gratuitos.
E-mails Transacionais
Dependendo do tipo de produto ou serviço que a sua empresa está oferecendo, talvez você precise enviar algum arquivo para download, link para assistir um webinar, ou então receber a confirmação de inscrição em um curso.

Se você realiza esses processos através do e-mail, então você está trabalhando com e-mail transacionais. Esse formato de e-mail também é bastante comum dentro da estratégia de marketing e costuma ter taxas de clique altas, pois o lead já estava a espera desse e-mail e possui grande interesse no seu conteúdo.
Newsletter
A newsletter é um dos formatos mais famosos. Enviando periodicamente – seja a cada semana, 15 dias ou mês – pode ser destinado tanto a um segmento único de leads engajados como para toda a sua base.

Possui um grande volume de conteúdos, variando entre posts de blog, notícias, vídeos, oferta de materiais, etc. Sua vantagem é que, como possui um conteúdo bastante diversificado, é eficaz para leads de todos os estágios do Funil de Vendas.
É um dos formatos de e-mails que permite uma maior interação dos clientes com você, através de cliques únicos para download ou redirecionamento para alguma pagina de interesse do seu site.
Aposte na newsletter para manter o seu cliente interessado na sua marca!
E-mail de Datas Comemorativas
Quem não gosta de ser parabenizado no dia do seu aniversário ou então ser lembrado em alguma data comemorativa a qual esteja relacionado? É basicamente para isso que servem os e-mails de datas comemorativas.

Diferente dos outros formatos citados, esse não é necessariamente uma entrega de conteúdo ou tentativa de venda, Às vezes, apenas mandar uma mensagem calorosa já é o suficiente.
Mesmo que esses e-mail não gerem uma interação direta dos seus leads, eles acabam desempenhando uma função importante, que é a de melhorar o relacionamento entre cliente e empresa.
Talvez você esteja precisando mandar uma mensagem positiva em uma data especial para se aproximar daquele cliente difícil de convencer.
Campanhas Promocionais
Se você estava tentando descobrir qual formato de e-mail te ajuda a vender mais, agora você sabe. Com o intuito de gerar uma venda direta ou, em alguns casos, realizar uma nova conversão – às vezes é necessário para que o lead avance de estágio dentro do funil – você pode criar uma campanha promocional.

Dentro do texto você pode inserir imagens ilustrativas da sua oferta, bem como botões de CTA que levem o cliente até a página de compra. O importante é criar no leitor a expectativa quanto ao que você está oferecendo e a vontade de ir até o seu site para adquirir o seu produto/serviço.
Automação de Marketing
Não estamos falando de um único e-mail, mas sim de uma sequência enviada para sua base de leads. O objetivo é qualificá-los até o momento da venda. Você pode usar todos os formatos descritos anteriormente e criar uma variedade de conteúdos para entregar ao longo dessa jornada.
Automatizar esse processo ajuda a organizar os e-mails de forma lógica. Dessa forma, cada mensagem chega ao lead no momento certo, conforme o comportamento e o nível de engajamento dele.
Você também pode mesclar dois ou mais formatos de e-mails para fortalecer sua estratégia de marketing.
Esses não são os únicos formatos disponíveis, nem os únicos que você pode usar. Aqui, destacamos os mais comuns dentro de uma estratégia de Inbound Marketing.
A escolha do formato ideal depende da realidade do seu negócio, dos objetivos com os e-mails e da sua disponibilidade para produzi-los. Esse trabalho pode ser feito por você, pela sua equipe ou por uma agência especializada.
Você já utilizou algum desses formatos de e-mails para se relacionar com seus clientes?