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E-MAIL: O patinho feio do marketing

Existem várias ferramentas disponíveis para botar em prática suas ações de marketing. E com tamanha variedade, algumas acabam sendo deixadas de lado por não parecerem tão importantes, como é o caso do E-mail. Graças a modernização das redes sociais como Facebook e Instagram e a popularização de aplicativos de mensagem como o WhatsApp por exemplo, […]

Existem várias ferramentas disponíveis para botar em prática suas ações de marketing. E com tamanha variedade, algumas acabam sendo deixadas de lado por não parecerem tão importantes, como é o caso do E-mail.

Graças a modernização das redes sociais como Facebook e Instagram e a popularização de aplicativos de mensagem como o WhatsApp por exemplo, muitos empresários acabam tendo a impressão equivocada de que o e-mail já não é mais algo que valha a pena ser utilizado.

“Para que me dar ao trabalho de escrever e enviar um e-mail para o meu cliente se posso falar com ele através de mensagem?” é o que muitos pensam.

E de fato, se levarmos em conta a praticidade que os aplicativos de mensagens nos oferecem – você não precisa ficar digitando o endereço do destinatário e nem o assunto da conversa quando precisa enviar uma mensagem – e o tempo de espera ser mais curto, já que costumamos checar o WhatsApp mais do que o e-mail, ficamos tentados a abandonar de vez essa ferramenta.

Confira nosso post: Em quais mídias é mais interessante investir e quais trarão melhor retorno em Marketing

Ademais você pode considerar irritante receber constantemente e-mail oferecendo produtos e descontos os quais você não tem interesse, que acabam apenas ocupando espaço na sua caixa de entrada e tirando a atenção do que é realmente importante.

Contudo isso seria um grande erro cometido por qualquer empresário ou representante de uma marca deixar de incluir o e-mail nas suas ações de marketing, porque apesar dos pontos baixos, ele ainda é uma das ferramentas mais eficazes dentro da estratégia de marketing e relacionamento com seus clientes.

Como o e-mail beneficia o marketing da sua empresa

Caso você esteja se perguntando por que deveria utilizar o e-mail na sua estratégia de marketing, vamos te apresentar as principais vantagens que o mesmo oferece.

O primeiro ponto positivo é que o e-mail é um meio de comunicação mais formal do que as outras ferramentas. Digo isso porque geralmente utilizamos aplicativos como o WhatsApp e Instagram em nossos momentos de descontração, conversando principalmente com amigos e familiares.

Agora se você precisa discutir os detalhes de um trabalho a ser feito com o seu cliente ou até mesmo seus colaboradores, é mais recomendado utilizar o e-mail para transmitir um ar de seriedade, mostrar que o assunto tratado é de extrema importância e precisa de uma atenção especial por parte das pessoas.

Outra vantagem é que uma mensagem por e-mail consegue prender a atenção do leitor muito mais facilmente do que se fosse mandada no Facebook por exemplo, pois você não corre o risco de se distrair com outros conteúdos que saltam na sua tela a cada segundo.

E para finalizar, podemos afirmar que o e-mail é um lugar muito mais seguro para manter arquivos importantes. Em um aplicativo de mensagens, documentos importantes podem acabar se perdendo no meio do grande volume de mensagens armazenadas.

Saiba mais em: A vantagem do e-mail na sua estratégia de marketing

Isso se torna um problema caso o documento seja um contrato que precisa ser assinado e posteriormente devolvido, ou arquivos que precisam ser mandados para impressão.

Cuidados ao utilizar o e-mail

Como já discutimos porque você deve utilizar o e-mail dentro da sua estratégia de marketing, vamos falar sobre alguns cuidados que precisam ser tomados para que suas campanha de e-mail marketing não acabem virando spam.

Primeiramente, é recomendável disparar e-mail periodicamente, de acordo com o nível de engajamento do seu cliente. Se mandar e-mail todos os dias, acabará irritando o destinatário e ocupando um espaço precioso em sua caixa de e-mail.

Incrementando o que foi dito anteriormente, a melhor forma de garantir que seus clientes estão recebendo a quantidade certa de e-mails no momento certo é ter um fluxo de nutrição bem definido.

Leia também: Entenda o que é Jornada de Compra e como ela influencia a sua empresa

Também é importante que os cliente tenha lhe dado permissão para enviar e-mails aos mesmos. É muito inconveniente receber mensagens sem ter pedido por isso.

Por mais que o e-mail seja uma mensagem formal, utilize uma linguagem mais pessoal na conversa. Isso faz com que o cliente se sinta mais próximo a você e sua empresa. Também ajuda a sua mensagem ter uma assinatura de uma pessoa real e não um robô.

Quando for enviar um e-mail, verifique se o assunto da conversa não é longo demais. Frases muito grandes costumam ser cortadas dependendo do dispositivo usado para visualizar a caixa de e-mails e dessa forma o entendimento do conteúdo pode ser comprometido.

E por último, mas não menos importante, cuide para que o seu texto não tenha erros de português. Mesmo que sejam acidentais, textos com erros ortográficos acabam perdendo um pouco da sua seriedade. Todo cuidado é pouco!

Crie uma conta Gmail e comece a se relacionar com seus clientes!

Conclusão

Hoje nós falamos sobre como o e-mail continua sendo uma importante ferramenta de marketing apesar de muitas pessoas acabarem o menosprezando. Apontamos suas qualidades e demos dicas para garantir que seus e-mails não sejam movidos para a caixa de spam.

Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil para você, empresário. Um abraço e até a próxima!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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