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O que é oferta isca e quais usar para atrair e converter leads

Dentro do Inbound Marketing uma das ações mais importantes é criar e oferecer conteúdos e produtos através de uma oferta isca a fim de atrair e converter os visitantes do seu site em leads. Essa etapa se classificam como uma ação de meio de funil de vendas e é o ponto de partida para o […]

Dentro do Inbound Marketing uma das ações mais importantes é criar e oferecer conteúdos e produtos através de uma oferta isca a fim de atrair e converter os visitantes do seu site em leads.

Essa etapa se classificam como uma ação de meio de funil de vendas e é o ponto de partida para o relacionamento e qualificação dos leads recém convertidos para prepará-los para serem abordados pelo time de vendas e se tudo correr bem, fechar a compra.

Sem essas conversões geradas pela oferta isca, fica muito difícil conseguir fazer contato com os visitantes do seu site e mantê-los engajados com a sua marca, mesmo que eles acompanhem suas atualizações nas redes sociais.

Isso por que em plataformas como Facebook e Instagram, a sua empresa compete com diversas outras pela atenção dos usuários, portanto, quem vê o seu anúncio e demonstra interesse, no segundo seguinte pode ser atraído pelo concorrente, assim, você perdeu a oportunidade de compra. Com a captação dos dados de contato do visitante pela página de captura, você ganha a chance de poder contactar o lead futuramente e mantê-lo interessado na sua solução até o momento que esteja disposto a realizar uma compra.

Leia também: Jornada de Compra: O que é e como ela influencia sua empresa

Sabendo como esse tipo de ação influencia o sucesso da estratégia de marketing de uma empresa, vamos tentar te explicar da melhor maneira o que são ofertas iscas, e quais tipos você pode utilizar para atrair e converter novos leads para o seu negócio.

O que é uma oferta isca

Uma oferta isca pode ser definida como um material educativo ou produto especial, criado pelas empresas e disponibilizados gratuitamente no site institucional, dentro de uma página específica criada para esse fim, com a condição de que os visitante que queiram acessar esse conteúdo cadastrem seus dados de contato em um formulário presente na página de captura e cliquem no botão de CTA (call to action) para confirmar seu cadastro.

Esses dados ficam guardados para acesso unica e exclusivamente dos proprietários ou responsáveis do site, que posteriormente entrarão em contato com o lead, seja por e-mail ou whatsapp, para conhecer melhor a pessoa, saber quais são as suas necessidades, oferecer outros materiais mais específicos aos interesses dele e, quando o lead estiver convencido de todos os benefícios que a sua solução proporciona, ele passa a ser uma oportunidade de venda e portanto, pode ser encaminhado para a equipe de vendas a fim de fechar negócio com a sua empresa.

O conteúdo utilizado para atrair visitantes deve ser criado levando em conta as principais dúvidas e necessidades da persona do seu negócio e levando em conta que essa ação de captura de leads geralmente faz parte dos estágios iniciais da jornada de compra. Sendo assim, não é recomendável oferecer seu produto/serviço logo de cara, esperando que o visitante já queira realizar uma compra.

Agora que você entendeu o que é uma oferta isca e como ela funciona para atrair e converter leads dentro da estratégia de marketing da sua empresa, vamos falar sobre os principais formatos de conteúdos que podem ser utilizados para gerar interesse no seu público.

E-Book

Um dos formatos mais utilizados pelas empresas, é basicamente um livro em formato digital. Nele você pode aprofundar conteúdos já tratados em posts do seu blog e nas redes sociais, pois não existe aqui restrição quanto ao tamanho do texto ou o número de imagens anexadas.

Dentro do e-Book você também pode colocar links para outros conteúdos relacionados e redirecionando ao seu site e outras plataformas. Outra possibilidade é a de fazer o e-Book em parceria com uma empresa parceira e dessa forma, enriquecer ainda mais o material.

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Webinar

Aula ou palestra em formato de vídeo que podem tanto ser pré-gravada quanto transmitida ao vivo, onde são abordados temas relacionados a sua empresa e seu segmento de atuação de forma mais aprofundada, como o e-Book.

O seu benefício é possibilitar uma maior aproximação entre os potenciais clientes e a sua empresa pois eles conseguem te ver e ouvir sua voz, ou seja, você deixa de ser uma página da web e se torna um humano, assim como eles.

É relativamente fácil de fazer e possui um custo de produção relativamente baixo, pois com um computado e um microfone você já consegue fazer a gravação. Mas isso não significa que não é preciso ter um capricho na produção, pelo contrário, isso ajuda a valorizar a imagem que a sua empresa passa.

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Ferramentas

A oferta desse tipo de material geralmente está atrelada à resolução de um problema do seu cliente e pode ser uma parte dos produtos ou serviços que a sua empresa vende, algo como um “test-drive”.

Sua produção é mais difícil que os formatos anteriores e muito provavelmente você irá precisar do auxílio de um programador. Porém, esse tipo de conteúdo se torna um diferencial pois os concorrentes têm mais dificuldade em fazer algo parecido.

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Pesquisas, estudos e Infográficos

Esses três tipos de conteúdos têm caráter educativo assim como os anteriores, acrescentando dados provenientes de pesquisas e estudos feitos ela sua equipe ou por terceiros e um layout mais dinâmico no caso do infográfico, pois mistura textos e imagens em uma composição visual.

Séries de conteúdos/Kits

Se você já produz conteúdos ricos há algum tempo e alguns deles tratam do mesmo assunto, você pode aproveitar para reuni-los e oferecer como um kit de conteúdos para engajar leads.

Você pode lincar uma série de posts do seu blog, uma playlist de vídeos ou mesclar esses dois formatos entre si e com outros também, como as ferramentas, infográficos, pesquisas, etc.

Quizzes

Por fim, o Quiz é um formato de conteúdo bastante popular e que costuma engajar bastante pessoas, pois possibilita que elas interajam diretamente com o seu conteúdo e a sua empresa. Além de ser muito fácil de se construir utilizando as ferramentas certas.

Esse foi o post falando sobre o que é oferta isca, como ela ajuda a sua empresa a atrair e converter leads e quais os principais formatos que você pode utilizar. E agora, que tal botar em prática o que você aprendeu aqui hoje para gerar mais engajamento do seu público?

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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