fbpx

O que é oferta isca e quais usar para atrair e converter leads

Dentro do Inbound Marketing uma das ações mais importantes é criar e oferecer conteúdos e produtos através de uma oferta isca a fim de atrair e converter os visitantes do seu site em leads. Essa etapa se classificam como uma ação de meio de funil de vendas e é o ponto de partida para o […]

Dentro do Inbound Marketing uma das ações mais importantes é criar e oferecer conteúdos e produtos através de uma oferta isca a fim de atrair e converter os visitantes do seu site em leads.

Essa etapa se classificam como uma ação de meio de funil de vendas e é o ponto de partida para o relacionamento e qualificação dos leads recém convertidos para prepará-los para serem abordados pelo time de vendas e se tudo correr bem, fechar a compra.

Sem essas conversões geradas pela oferta isca, fica muito difícil conseguir fazer contato com os visitantes do seu site e mantê-los engajados com a sua marca, mesmo que eles acompanhem suas atualizações nas redes sociais.

Isso por que em plataformas como Facebook e Instagram, a sua empresa compete com diversas outras pela atenção dos usuários, portanto, quem vê o seu anúncio e demonstra interesse, no segundo seguinte pode ser atraído pelo concorrente, assim, você perdeu a oportunidade de compra. Com a captação dos dados de contato do visitante pela página de captura, você ganha a chance de poder contactar o lead futuramente e mantê-lo interessado na sua solução até o momento que esteja disposto a realizar uma compra.

Leia também: Jornada de Compra: O que é e como ela influencia sua empresa

Sabendo como esse tipo de ação influencia o sucesso da estratégia de marketing de uma empresa, vamos tentar te explicar da melhor maneira o que são ofertas iscas, e quais tipos você pode utilizar para atrair e converter novos leads para o seu negócio.

O que é uma oferta isca

Uma oferta isca pode ser definida como um material educativo ou produto especial, criado pelas empresas e disponibilizados gratuitamente no site institucional, dentro de uma página específica criada para esse fim, com a condição de que os visitante que queiram acessar esse conteúdo cadastrem seus dados de contato em um formulário presente na página de captura e cliquem no botão de CTA (call to action) para confirmar seu cadastro.

Esses dados ficam guardados para acesso unica e exclusivamente dos proprietários ou responsáveis do site, que posteriormente entrarão em contato com o lead, seja por e-mail ou whatsapp, para conhecer melhor a pessoa, saber quais são as suas necessidades, oferecer outros materiais mais específicos aos interesses dele e, quando o lead estiver convencido de todos os benefícios que a sua solução proporciona, ele passa a ser uma oportunidade de venda e portanto, pode ser encaminhado para a equipe de vendas a fim de fechar negócio com a sua empresa.

O conteúdo utilizado para atrair visitantes deve ser criado levando em conta as principais dúvidas e necessidades da persona do seu negócio e levando em conta que essa ação de captura de leads geralmente faz parte dos estágios iniciais da jornada de compra. Sendo assim, não é recomendável oferecer seu produto/serviço logo de cara, esperando que o visitante já queira realizar uma compra.

Agora que você entendeu o que é uma oferta isca e como ela funciona para atrair e converter leads dentro da estratégia de marketing da sua empresa, vamos falar sobre os principais formatos de conteúdos que podem ser utilizados para gerar interesse no seu público.

E-Book

Um dos formatos mais utilizados pelas empresas, é basicamente um livro em formato digital. Nele você pode aprofundar conteúdos já tratados em posts do seu blog e nas redes sociais, pois não existe aqui restrição quanto ao tamanho do texto ou o número de imagens anexadas.

Dentro do e-Book você também pode colocar links para outros conteúdos relacionados e redirecionando ao seu site e outras plataformas. Outra possibilidade é a de fazer o e-Book em parceria com uma empresa parceira e dessa forma, enriquecer ainda mais o material.

O GUIA GRÁTIS PARA ATRAIR SEUS POTENCIAIS CLIENTES NO FACEBOOK

Webinar

Aula ou palestra em formato de vídeo que podem tanto ser pré-gravada quanto transmitida ao vivo, onde são abordados temas relacionados a sua empresa e seu segmento de atuação de forma mais aprofundada, como o e-Book.

O seu benefício é possibilitar uma maior aproximação entre os potenciais clientes e a sua empresa pois eles conseguem te ver e ouvir sua voz, ou seja, você deixa de ser uma página da web e se torna um humano, assim como eles.

É relativamente fácil de fazer e possui um custo de produção relativamente baixo, pois com um computado e um microfone você já consegue fazer a gravação. Mas isso não significa que não é preciso ter um capricho na produção, pelo contrário, isso ajuda a valorizar a imagem que a sua empresa passa.

WEBINAR 7 DICAS DE COMO FAZER UM PLANEJAMENTO DE MARKETING E CONTROLE DE TEMPO.

Ferramentas

A oferta desse tipo de material geralmente está atrelada à resolução de um problema do seu cliente e pode ser uma parte dos produtos ou serviços que a sua empresa vende, algo como um “test-drive”.

Sua produção é mais difícil que os formatos anteriores e muito provavelmente você irá precisar do auxílio de um programador. Porém, esse tipo de conteúdo se torna um diferencial pois os concorrentes têm mais dificuldade em fazer algo parecido.

Raio X do Marketing Digital da sua empresa

O fantástico Gerador de Personas

Pesquisas, estudos e Infográficos

Esses três tipos de conteúdos têm caráter educativo assim como os anteriores, acrescentando dados provenientes de pesquisas e estudos feitos ela sua equipe ou por terceiros e um layout mais dinâmico no caso do infográfico, pois mistura textos e imagens em uma composição visual.

Séries de conteúdos/Kits

Se você já produz conteúdos ricos há algum tempo e alguns deles tratam do mesmo assunto, você pode aproveitar para reuni-los e oferecer como um kit de conteúdos para engajar leads.

Você pode lincar uma série de posts do seu blog, uma playlist de vídeos ou mesclar esses dois formatos entre si e com outros também, como as ferramentas, infográficos, pesquisas, etc.

Quizzes

Por fim, o Quiz é um formato de conteúdo bastante popular e que costuma engajar bastante pessoas, pois possibilita que elas interajam diretamente com o seu conteúdo e a sua empresa. Além de ser muito fácil de se construir utilizando as ferramentas certas.

Esse foi o post falando sobre o que é oferta isca, como ela ajuda a sua empresa a atrair e converter leads e quais os principais formatos que você pode utilizar. E agora, que tal botar em prática o que você aprendeu aqui hoje para gerar mais engajamento do seu público?

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

Postagens relacionadas

Como a automação de marketing pode impulsionar suas vendas

Como a automação de marketing pode impulsionar suas vendas

A automação de marketing e vendas se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual e isso independente de qual setor você atua. Os consumidores estão cada vez mais exigentes...

Dicas para criar campanhas de e-mail marketing automatizadas

Dicas para criar campanhas de e-mail marketing automatizadas

A criatividade se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação ao que escolherão comprar. Portanto, te...

Como a automação de e-mails pode impulsionar suas vendas

Como a automação de e-mails pode impulsionar suas vendas

Em algum momento você já ouviu falar sobre as vendas através da automação de e-mails? Atualmente, em um mundo cada vez mais digital, é necessário se adaptar às novas ferramentas que vem surgindo. Neste texto, saiba a importância dessa metodologia para impulsionar as...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *