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O papel do Funil de Vendas dentro de uma estratégia de Inbound Marketing

Para fazer com que as suas ações de Inbound Marketing tenham os resultados esperados, é preciso conhecer bem as ferramentas que você irá utilizar, principalmente as mais importantes, como por exemplo o Funil de Vendas. E por que o Funil de Vendas é tão importante dentro da estratégia? Porque é com ele que você conseguirá […]

Para fazer com que as suas ações de Inbound Marketing tenham os resultados esperados, é preciso conhecer bem as ferramentas que você irá utilizar, principalmente as mais importantes, como por exemplo o Funil de Vendas.

E por que o Funil de Vendas é tão importante dentro da estratégia? Porque é com ele que você conseguirá separar quem do seu público está mais interessado em adquirir a solução da sua empresa e quem ainda precisa de mais preparo antes de ser abordado.

Portanto, para te ajudar a tirar o máximo dessa ferramenta tão essencial, vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre o Funil de Vendas: O que é, como funciona dentro da estratégia de Inbound Marketing e por que é tão importante para garantir os resultados esperados.

 

O que é Funil de Vendas

Também conhecido pelo nome de Pipeline ou Funil de Inbound, trata-se de um modelo estratégico separado em estágios no qual se estrutura de forma visual a jornada de um cliente desde o primeiro contato do mesmo com a sua empresa, passando pela conversão de visitante para lead, todo o processo de qualificação até chegar no momento em que o mesmo está preparado para ser abordado pela equipe de vendas.

Em outras palavras, o Funil de Vendas é a representação visual de tudo o que você irá fazer para pegar, entre todos os leads da sua base, aqueles que estão mais interessados na sua solução e aprofundar o seu relacionamento com os mesmos, entregando conteúdos mais aprofundados de acordo com o estágio dele na jornada, até que eles estejam qualificados e certos de que querem fechar negócio com você.

O Funil de Vendas costuma ser dividido em 3 fases, a primeira conhecida como Topo de Funil (ToFu), a segunda é o Meio de Funil (MoFu) e por último, obviamente, o Fundo de Funil (FoFu).

 

Como o Funil é utilizado dentro da estratégia de Inbound Marketing

A utilização do Funil de Vendas se faz em conjunto com a Jornada de Compra estruturada na estratégia. Cada fase do funil é relacionada a um dos estágios da jornada que o cliente percorre.

Nesse aspecto, o Topo de Funil equivale a etapa de Aprendizado e Descoberta, momento em que o possível cliente tem contato com a sua empresa pela primeira vez, porém ele ainda não tem plena consciência de qual é a sua necessidade.

O Meio do Funil engloba duas etapas da Jornada, o Reconhecimento do Problema e a Consideração da Solução. Neste estágio, o visitante já se tornou um lead e agora ele já sabe qual é a sua necessidade e está buscando algum tipo de solução para isso.

Por fim, o Fundo do Funil corresponde à última etapa da Jornada, que é a Decisão de Compra. Aqui, o lead já se tornou uma oportunidade para se fechar uma venda, portanto, já podem ser entregues para a equipe de vendas para que eles continuem o processo de fechar o negócio.

E é a partir da correlação entre o Funil de Vendas com a Jornada de compra que tanto você como a sua equipe ou responsável pelo marketing conseguirá montar uma estratégia de ações realmente eficiente para atrair os leads, convertê-los se relacionar com os mesmos para no final, fechar uma venda com sucesso.

 

Por que o Funil de Vendas é tão importante para o sucesso da sua estratégia

Nós falamos anteriormente que o Funil de Vendas tem uma grande importância dentro da estratégia de Inbound Marketing, tanto para o planejamento quanto para a execução da mesma, então agora vamos nos aprofundar no porquê disso.

Para que uma estratégia de Inbound Marketing funcione da maneira que você espera e traga os resultados almejados – no caso pode ser lucro, novos clientes, etc. – é preciso que todas as etapas estejam alinhadas com o Funil de Vendas, para que você consiga ter eficiência na hora de separar os leads mais qualificados daqueles que ainda não estão prontos e consiga entregar para cada um deles o conteúdo que esteja de acordo com o seu nível de avanço.

Seria problemático se, por engano, você ou alguém da sua equipe enviasse uma proposta de venda para um lead que nem sequer tem certeza de qual é a necessidade dele. Poderia até mesmo acontecer ao contrário, um lead que já avançou todas as etapas do funil e já é considerado uma oportunidade de venda receber um conteúdo voltado para os leads de topo de funil.

Erros como esses podem lhe custar a possibilidade de fechar uma venda. Para evitar que isso aconteça, você deve estar sempre acompanhando o avanço dos seus leads dentro do Funil de Vendas; observar se esses leads estão ativando os gatilhos que os fazem avançar dentro do funil, se estão estagnados em algum estágio ou se precisam voltar para o inícios para serem melhor qualificados.

Outro motivo é que nem todos os leads que chegam até a sua empresa irão realmente realizar uma compra. Imagine que com um anúncio no Facebook você consegue atrair 100 visitantes únicos para o seu site. Dentre esse total de visitantes, 50 convertem em alguma landing page ou pop-up do seu site e se tornam leads. após um processo de qualificação através de e-mail marketing 10 leads se transformam em oportunidades para, no fim, você conseguir fechar 4 vendas.

Você só vai conseguir saber com quais leads você terá sucesso na tentativa de realizar uma venda se souber quais deles completaram todas as etapas do Funil de Vendas. E novamente, você só terá essas informações se estiver acompanhando a jornada deles dentro do Funil.

Você já aplicou o Funil de Vendas na sua estratégia de Marketing ou precisa da ajuda da Arconel Marketing e Design para aplicar esse método?

 

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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