A estratégia de Inbound Marketing e as ferramentas que mencionamos aqui no blog costumam parecer úteis apenas para empresas de varejo ou que vendem produtos. No entanto, esse método também pode beneficiar outros tipos de negócio — como uma plataforma educacional.
Hoje, vamos apresentar um case de sucesso que comprova isso. A Estante Mágica, plataforma voltada para crianças e jovens, conseguiu aumentar em 250% o número de conversões de leads. E, como resultado, também impulsionou suas vendas de forma significativa.
Conhecendo a Estante Mágica
A empresa em questão trata-se de uma plataforma educacional gratuita cujo público-alvo são escolas, tanto públicas quanto particulares. A estante digital oferece para as instituições a possibilidade de que seus alunos publiquem suas histórias no formato de e-book ou até mesmo livros físicos.
Estando no mercado desde 2009, a plataforma já publicou mais de 240.000 obras literárias de crianças e jovens de 3.000 escolas em todo o Brasil até o presente momento.

O processo funciona da seguinte maneira: a escola interessada faz o seu cadastro na plataforma, escolhe entre as opções de publicar um livro físico ou um e-book, para que então cada aluno, se quiser, publique a sua própria história.
A Estante Mágica, através do seu serviço, almeja incentivar crianças e jovens a terem um maior contato com as obras literárias e a desenvolver seu lado criativo sem inibição.
Entendendo a problemática
Apesar de oferecer seus serviços gratuitamente, a plataforma educacional é uma empresa privada e como tal precisa gerar receita para continuar funcionando.
- A principal fonte de receita da plataforma educacional é a venda dos livros impressos por eles para escolas particulares, ou seja, seu público alvo é muito específico;
- O marketing da empresa era terceirizado e não acontecia um planejamento sobre o conteúdo que era produzido para as redes sociais e o blog;
- Não utilizavam páginas de captura para obter os dados de contato dos visitantes, ou seja, não convertiam um bom número de leads;
- Os poucos leads que a plataforma conseguia não eram qualificados, então por consequência, quando eram abordados pela equipe de vendas não estavam preparados, então a venda se tornava muito difícil de se realizar.
Como foi aplicada a solução
Assim como no case anterior, os gestores perceberam a necessidade de mudar a estratégia de aquisição e abordagem de clientes. Eles começaram a buscar a melhor solução para o negócio e encontraram o RD Station Marketing.
Ao conhecerem o suporte oferecido pela ferramenta, perceberam que já tinham o conteúdo necessário para aplicar o Inbound Marketing. Faltava apenas organizar esse material e estruturar a campanha para começar a gerar leads.

Basicamente, podemos pontuar três ações que foram realizadas pela Estante Mágica, além é claro da assinatura do plano do RD Station, para fomentar o seu processo de atração e vendas:
- Catalogaram os materiais que a empresa já tinha produzido – entre textos e e-books – e inseriram os mesmos dentro da Jornada de Compra pela qual seus leads iriam passar até chegarem ao momento da abordagem de venda;
- Utilizaram landing pages para converter mais leads e começaram a segmentá-los dentro da sua base para poderem identificar quais deles tinham mais chance de se tornarem oportunidades de venda de acordo com a persona criada para o seu negócio;
- Fizeram a divulgação de seus materiais gratuitos já citados anteriormente através de anúncios patrocinados que eram disparados pelo próprio RD.
Com sua campanha de marketing posta em prática, a plataforma educacional começou a perceber as mudanças em seu processo e atingiu resultados que até então seriam inimagináveis.
Resultados do Inbound Marketing da Estante Mágica
A empresa, que antes mal conseguia converter e qualificar leads para realizar suas vendas, agora conseguia atingir resultados com taxas altíssimas:
- Com a implementação da estratégia de Inbound Marketing, o número de leads convertidos para vendas cresceu 250% – o que consequentemente, aumentou o número de negócios fechados com sucesso;
- Em 2018, a base de leads da plataforma educacional cresceu 1000%;
- Com dois meses de investimento em SEO, o blog teve um aumento de 100% nas taxas de acessos orgânicos;
- Houve uma melhoria nas comunicações e processos internos da empresa;
- A Estante Mágica tornou-se referência no mercado educacional, passando também a dar consultorias para escolar e fazer palestras em diversos eventos.
Incrível não é? Isso tudo foi possível graças à mudança de abordagem e de relacionamento com os leads. Em vez de apenas receber os leads e tentar vender logo de início, a equipe aplicou uma estratégia de Inbound Marketing. Eles qualificaram os contatos até transformá-los em oportunidades reais de venda.
Agora me diga você, se você possui ou possuísse um negócio do setor educacional, investiria em uma estratégia de Inbound Marketing para a sua empresa?
Essa é mais um case de sucesso de um dos nossos parceiros, essa história você confere no Blog da RD Station: