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Tipos de Conteúdo que atrapalham a sua estratégia de marketing

Quando iniciamos a aplicação de uma estratégia de marketing utilizando diferentes tipos de conteúdo para atrair e reter novos clientes, acabamos cometendo  alguns erros que acabam atrapalhando tanto a execução das nossas ações quanto os resultados obtidos. Isso é perfeitamente aceitável, afinal de contas cada caso é um caso, às vezes o que funciona para […]

Quando iniciamos a aplicação de uma estratégia de marketing utilizando diferentes tipos de conteúdo para atrair e reter novos clientes, acabamos cometendo  alguns erros que acabam atrapalhando tanto a execução das nossas ações quanto os resultados obtidos.

Isso é perfeitamente aceitável, afinal de contas cada caso é um caso, às vezes o que funciona para uma empresa não vai funcionar para outra e é apenas testando e aprendendo com os erros que ganhamos mais conhecimento e evoluímos nossas práticas.

O problema é quando esses mesmos erros continuam sendo cometidos a médio e longo prazo, porque isso dificulta a obtenção dos resultados desejados com essa estratégia. Na verdade, pode até mesmo afastar o seu público, pois eles terão a impressão de que os seus conteúdos são superficiais.

Tanto as suas postagens quanto os materiais que você cria devem mostrar para o seu potencial cliente que você tem um profundo conhecimento do seu segmento de mercado, para que ele tenha confiança de que a sua solução realmente irá resolver o problema dele, além é claro de levar a uma página de conversão onde esse visitante se torne um lead e possa ter o seu relacionamento com a empresa trabalhado a fim de garantir o fechamento do negócio.

Nós poderíamos listar abaixo quais os melhores conteúdos para a sua estratégia de marketing, mas , além de já termos feito isso anteriormente,  acreditamos que seria de grande ajuda mostrar quais os tipos de conteúdo você deve evitar para poder focar em ações que sejam realmente efetivas.

Então sem mais delongas, vamos a lista:

 

Mensagens motivacionais

Não é ruim transmitir uma mensagem de encorajamento para outras pessoas, mas será que isso faz sentido para o seu negócio? Quero dizer, isso está relacionado com o que a sua empresa faz? Esse tipo de postagens faz os clientes acessarem o seu site ou comprar a sua solução?

Se a resposta para estas perguntas for negativa, então significa que este conteúdo não está agregando para a sua estratégia de marketing ou para o crescimento do seu negócio. O melhor a se fazer é pensar em conteúdos que gerem retorno ao investimento não só de dinheiro, mas também de tempo e produção que você fez.

 

Memes

Ok, talvez esse conteúdo não seja tão ruim quanto o anterior, mas se você considera utilizar-se dele, existem algumas ressalvas. Se você quer passar a imagem de uma empresa séria e competente, não seria uma boa ideia ficar fazendo piadinhas e brincadeiras, pois o seu público-alvo pode ser do tipo que se desagrada com tais coisas.

Outro ponto é o contexto. Você simplesmente posta o meme e deixa por isso, ou tenta vinculá-lo a algum outro conteúdo rico ou oferta da sua solução? Lembre-se que o objetivo das suas ações deve ser o de atrair clientes a visitarem o seu site e converterem nas landing pages para acessar seus conteúdos.

 

Um assunto que não tenha a ver com o que a sua empresa faz

Às vezes, nos empolgamos tanto com a ideia de nos tornarmos uma referência no mercado e começamos a falar mais aprofundadamente sobre diversos assuntos. Porém, tentar abordar mais temas do que aquilo que realmente tem a ver com o seu negócio acaba tornando seus conteúdos confusos e superficiais.

O melhor que você pode fazer é definir quais as linhas editoriais mais pertinentes ao seu negócio, quais estão relacionadas com as dores do seu público-alvo e montar seu cronograma de conteúdos baseado nelas.

 

Apenas divulgar as ofertas da sua solução

Sabe aquele vendedor chato que tenta te empurrar o produto dele a todo custo, mesmo que você demonstre estar incomodado com sua abordagem invasiva? Pois é, se você não estiver prestando atenção nas suas ações, você pode acabar sendo esse vendedor na internet.

É interessante divulgar a sua solução para seus clientes através de anúncios, porque sempre terá aquele que irá clicar e fechar a compra, mas no caso da maior parcela do seu público, eles primeiro precisam ter passado por toda uma jornada de compra estruturada para amadurecer sua vontade em adquirir sua solução – aí você terá mais sucesso nas suas vendas.

 

Conteúdos com poucas – ou nenhuma – chamadas de ação

Beleza. Você está criando conteúdos consistentes que tem a ver com as dores dos seus clientes e que estão sendo disponibilizados regularmente. Todavia, estes tipos de conteúdo não levam o seu público até uma página de captura dentro do seu site.

Essa prática acaba tornando as suas campanhas de marketing ineficientes, já que o objetivo é fazer com que o seu público converta dentro do seu site e passe pelo funil de vendas até estar pronto para ser abordado pelo responsável das vendas.

Se não tiver nenhum gatilho, CTA, pop up, etc. em algum lugar do seu conteúdo, você estará simplesmente entregando sua parte sem receber nada em troca, e dessa forma não é possível sustentar um negócio.

Você utilizou algum dos tipos de conteúdos citados acima? Caso sua resposta seja afirmativa, esperamos que este post tenha te ajudado a entender o que vai te trazer melhores resultados e o que está empacando a sua estratégia de marketing.

Caso queira montar uma campanha com conteúdos que trarão novos clientes e farão o seu negócio crescer, conheça nossos serviços!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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