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Como atrair e conquistar o cliente certo para o seu negócio

Para ser capaz de dizer que o seu negócio faz sucesso não adianta simplesmente vender para o maior número de clientes possível, mas sim saber como atrair e conquistar o cliente certo para o seu tipo de negócio. Não que seja ruim fechar vendas com muitos clientes, mas às vezes, essas numerosas vendas geram lucros […]

Para ser capaz de dizer que o seu negócio faz sucesso não adianta simplesmente vender para o maior número de clientes possível, mas sim saber como atrair e conquistar o cliente certo para o seu tipo de negócio.

Não que seja ruim fechar vendas com muitos clientes, mas às vezes, essas numerosas vendas geram lucros pequenos, que a longo prazo se mostram pouco eficientes para manter a sua empresa de pé.

Ou então esses clientes acabam não criando um laço com a empresa e não voltam a consumir seus produtos/serviços novamente no futuro, porque acabaram achando uma solução mais barata ou que tenha mais a ver com eles.

Leia também: O que realmente Importa: PREÇO ou VALOR?

Existe uma infinidade de empresas no mercado oferecendo produtos e serviços muito semelhantes entre si, porém, o tipo de cliente que consome esses produtos varia. 

Por exemplo, existem pessoas que adoram tomar coca cola e outras que preferem outros refrigerantes, como pepsi, guaraná, etc. Tentar vender coca cola para esses últimos vai ser muito difícil, porque não é isso que eles querem.

Então, antes de botar suas ações de marketing e vender mais para quem realmente quer comprar, você precisa saber qual tipo de cliente é o certo para o seu negócio!

Reconhecendo o cliente certo

Mas o que seria um cliente certo para o seu negócio? Bom, na nossa visão, seria aquele tipo de cliente que se enquadra totalmente ou tem muitas semelhanças com a persona da sua empresa – nós já explicamos o que é persona neste post – e portanto, é a pessoa cujas necessidades são melhores atendidas pela sua solução.

E depois de realizada a compra, são esses clientes que se tornam o público fiel da sua marca e voltam a comprar seus produtos/serviços, se tornando assim uma relação de troca recorrente.

Esse tipo de cliente é o ideal porque é o que mais engaja com as suas ações de marketing, já que ele se identifica com o tipo de conteúdo que você produz e entrega para ele. 

Esse sentimento de identificação facilita a sua entrada e evolução dentro do funil de vendas para, quando chegar ao fundo do funil, tenha maiores chances de fechar uma compra com a sua marca ao invés de procurar pelo concorrente.

Por isso é tão importante que sua estratégia de marketing seja planejada e executada visando atingir a esses potenciais clientes. E fazer isso é uma tarefa fácil, continue lendo porque vamos te dar dicas para conquistar os clientes certos para o seu negócio!

Conquistando o cliente certo

Em primeiro lugar, para conseguir guiar sua estratégia de marketing para que ela atinja as pessoas certas, é necessário que você e a sua equipe montem o perfil da persona(s) da sua empresa, aquele cliente traz mais dinheiro para o seu negócio.

Conheça o Gerador de Persona da Rockcontent e da RD

Tendo definido qual é a sua persona, fica mais fácil se comunicar com o público que mais se encaixa nos padrões estabelecidos como ideais, pois você passa a ter a noção que quais são as reais necessidades dele e como oferecer as soluções da sua empresa da maneira mais atrativa possível para ele.

Agora é o momento de criar a jornada de compra da sua persona. Ela irá servir como guia para a definição de quais conteúdos criar, em qual formato criar – por exemplo se será um texto ou um vídeo – em quais plataformas veicular – Facebook, Instagram ou o seu próprio site institucional -, qual será a oferta isca para atrair os visitantes e convertê-los em leads e como fazê-los avançar etapas no funil de vendas.

Saiba mais em: Jornada de Compra: O que é e como ela influencia sua empresa

E com o funil de vendas criado, você já pode começar a botar em prática suas ações, como anúncios e divulgação de conteúdo, para engajar leads, transformar os mais promissores em oportunidades e passá-los ao time de vendas que finalizará o trabalho.

Pode ser que a sua estratégia não alcance os melhores resultados logo de cara, mas pense nisso como uma chance de aprendizado. Você pode analisar quais foram os pontos fracos da sua campanha passada e corrigi-los e corrigi-los nas próximas, ou seja, você aprende mais sobre o seu cliente ideal e como ele responde a sua interação.

A longo prazo você perceberá que mais clientes com o perfil certo estão chegando até a sua marca e isso também vai refletir nos seus lucros. Esse é o resultado de uma estratégia de marketing bem estruturada voltada para a persona da sua empresa.

Conclusão

Fica difícil melhorar os resultados do seu negócio se você está tentando apenas vender para o maior número de pessoas possível. É preciso focar seus esforços para atrair o público mais parecido com o seu perfil de cliente ideal, a persona, pois são eles que irão converter em leads e, se avançarem todas as etapas do funil de vendas, fecharem a compra da sua solução.

Pode parecer um processo complicado e que exige a revisão de toda a sua estratégia, desde o marketing, ao relacionamento com o cliente até chegar ao momento da compra. Mas é um esforço que valerá a pena no final quando você receber os dados de ROI (retorno sobre investimento) da sua empresa.

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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