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Shark Tank Brasil: O que podemos aprender sobre negócios com o programa

Realitys show são um formato de programa bastante popular, seja pelo entretenimento e geração de memes, seja porque o público pode aproveitá-los para aprender sobre algum assunto do qual eles possuem interesse. Um bom exemplo desse tipo de reality é o Shark Tank Brasil. Esse programa, que é a adaptação brasileira da produção original norte-americana, […]

Realitys show são um formato de programa bastante popular, seja pelo entretenimento e geração de memes, seja porque o público pode aproveitá-los para aprender sobre algum assunto do qual eles possuem interesse. Um bom exemplo desse tipo de reality é o Shark Tank Brasil.

Esse programa, que é a adaptação brasileira da produção original norte-americana, se trata basicamente de um game show no qual diferentes empreendedores apresentam seus projetos/empresas/produtos com o objetivo de conseguir uma parceria com um dos investidores que compõem a bancada.

O time de investidores do Shark Tank Brasil são empresários já consolidados no mercado brasileiro e internacional, como por exemplo Camila Farani, proprietária da Tabaco Café e cofundadora da G2 Capital e João Appolinário, presidente da cadeia varejista Polishop.

E por que estamos trazendo esse programa? Bom, nós já trouxemos anteriormente dicas de filmes e séries que ensinam algumas lições que você pode aplicar ao seu negócio. Hoje, vamos falar sobre o que você pode tirar de proveito do reality:

Entenda bem a realidade do seu negócio

Muitos dos participantes que vão ao programa apresentar suas propostas cometem o mesmo erro, que é não chegarem totalmente preparados. Em outras palavras, quer dizer que não conhecem profundamente o setor de mercado no qual estão ou pretendem atuar e nem mesmo possuem um planejamento sólido para utilizar o dinheiro que eles pretendem obter dos investidores.

Claro que alguns são inexperientes por estarem tomando a frente de um negócio pela primeira vez na vida. Mas ainda assim, se você quer convencer uma bancada de empresários com anos de carreira e grandes marcas com nomes já consolidados, você tem que ter respostas claras para as perguntas deles.

Um exemplo desse tipo de situação no Shark Tank Brasil foi o caso da empresa de alimentos Liomeal, gerenciada por uma dupla de empreendedores, os quais cometeram um equívoco na hora de apresentar os valores de faturamento líquido por mês comparados a sua capacidade máxima de produção.

shark tank brasil liomeal

Esse desencontro de informações, somados a confusão em relação aos distribuidores aos quais a empresa atendia, além de criar uma situação caótica, fez com que os investidores declinassem a proposta de R $2.500.000,00 por 5% da empresa em uníssono.

A conduta de um empresário é importante

Respeito é bom e todos gostam. Principalmente em uma situação onde se negocia um bem de valor considerável, como é o caso dos investimentos em empresas que participam do programa Shark Tank Brasil.

Empreendedores que chegam no momento de apresentação com uma postura arrogante, parecendo que sabem de tudo e que os investidores é que “precisam” do seu negócio, fazem com que os mesmos percam o interesse rapidamente.

Aqui, a palavra-chave é humildade. Seja educado e respeitoso em todas as suas relações, pois nunca se sabe quando a pessoa do outro lado pode representar uma grande oportunidade para você e sua empresa.

Você precisa ser realista em relação ao quanto sua empresa vale

Outra questão que pode gerar conflito e acabar com as suas chances de conseguir um investimento é a convicção que muitos têm de que a sua empresa vale muito dinheiro. Isso até pode ser um fato, contudo, para convencer a bancada do Shark Tank Brasil, a sua proposta deve ser vantajosa para ambas as partes.

Por exemplo, os sócios da franquia de academias Pure Pilates chegaram ao programa pedindo R $700.000,00 por 10% da empresa. O problema que os investidores encontraram nessa proposta foi que a participação oferecida não contemplava o negócio como um todo – no caso todas as lojas franqueadas – então o valor acabava não fechando no final, além do faturamento total ser abaixo dos R $20.000,00 por mês.

Situações como essa deixam claro o despreparo dos empresários, por estarem estimando um valor financeiro baseado unicamente em suas previsões favoráveis de crescimento e não na realidade do mercado.

Valor não está apenas ligado ao financeiro

Já falamos anteriormente sobre a diferença entre o preço e o valor de uma solução que a empresa oferece ao cliente, e o programa Shark Tank Brasil reforça essa ideia.

Empresas novas dos mais diversos segmentos abrem todos os dias, oferecendo ao público consumidor as mesmas soluções. Então, para que você consiga conquistar esse cliente, frente a grande concorrência, e fazê-lo comprar da sua empresa de maneira recorrente, o seu negócio precisa oferecer uma solução que só você tenha, em outras palavras, que seja uma vantagem competitiva.

Para ilustrar esse argumento, vamos falar sobre o case do ex-presidiário que se tornou um cabeleireiro de sucesso Ariel Franco. O “rei do blindado”, como ficou conhecido, além de fundar a sua própria barbearia, criou uma especialidade de corte masculino única, o corte blindado, cujas cores chamativas e o topete que não se desmancha sem se for colocada uma moto em cima – acredite, esse teste já foi feito – que lhe conferiram uma grande reputação, principalmente através das redes sociais.

Shark Tank Brasil - Ariel Corte Blindado

A importância do Capital Intelectual nos negócios

A proposta do Shark Tank Brasil é que os investidores que compõem a bancada não ofereçam apenas o seu suporte financeiro para as empresas que se apresentam no programa, mas também que compartilhem com os empreendedores os seus conhecimentos a respeito de vendas e de mercado.

Isso é algo que chamamos de Capital Intelectual, um dos ativos mais valiosos que você pode ter dentro do seu negócio atualmente. Pois com conhecimento, você consegue criar estratégias para superar os desafios que o mercado apresenta.

Invista em marketing para divulgação

Você acha que em um reality como o Shark Tank Brasil, com um elenco que conta com o “rei da TV do Brasil” e teve também uma das empresárias do mercado da moda mais ativa nas mídias, o marketing e a divulgação das empresas e produtos não seria um tópico importante?

Por conta disso, uma das perguntas mais frequentes que os investidores fazem quando estão conhecendo um negócio é como é feita a propaganda da sua solução, se a marca já é conhecida pelo público que ela deseja alcançar.

E isso vale para qualquer tipo de negócio. Como se diz muito, hoje em dia “quem não é visto, não é lembrado”, então, se você possui um produto ou serviço inovador, com um grande valor agregado, você precisa aproveitar os canais disponíveis – como redes sociais, sites, folders, outdoor, etc. – para que as pessoas possam ter esse contato para posteriormente, conseguir fechar negócios e faturar.

Não tente crescer antes da hora

Para finalizarmos o texto de hoje, falaremos desta dica que os investidores deram para muitos empreendedores que apareceram no Shark Tank Brasil para apresentar seus negócios recém criados, que é basicamente “não dar um passo maior do que a sua perna”.

Muitas pessoas, ao montarem sua empresa pela primeira vez, começarem a atuar no mercado e obtém um certo lucro com ela acabam ficando deslumbrados com as possibilidades e assim, tentam aumentar seu tamanho enquanto seu negócio ainda não está amadurecido.

Podemos usar como exemplo o caso do açougue vegano No Bones, na época com apenas 4 meses de operação e faturando R $35.000,00 por mês, queriam um investimento de R $400.000,00 para abrirem mais duas lojas físicas.

O problema deles que foi apontado é que a sua produção ainda era baixa e o negócio ainda não estava validado totalmente para se pensar em uma expansão.

Um dos principais fatores de mortalidade de novos negócios é a tentativa de crescer antes da hora, sem ter um público fidelizado, um faturamento bom e capital de giro suficiente para sustentar essa ação.

Portanto, antes de fazer um movimento arriscado de crescimento, analise a situação atual do seu negócio para garantir que você não tenha prejuízos com esses investimentos.

 Você já conhecia o Shark Tank Brasil? O que achou?

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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