fbpx

5 coisas que o reality show “Pesadelo na Cozinha” ensina sobre negócios

A versão brasileira do famoso reality show americano Hell’s Kitchen, que em terras tupiniquins ganhou a alcunha de Pesadelo na Cozinha, é um programa exibido pela TV Bandeirantes, mostra a saga de Erick Jacquin, chef de cozinha francês e apresentador, vai até restaurantes – a pedido dos donos – que estão passando por problemas e […]

A versão brasileira do famoso reality show americano Hell’s Kitchen, que em terras tupiniquins ganhou a alcunha de Pesadelo na Cozinha, é um programa exibido pela TV Bandeirantes, mostra a saga de Erick Jacquin, chef de cozinha francês e apresentador, vai até restaurantes – a pedido dos donos – que estão passando por problemas e promove uma mudança radical que lhes devolve o prestígio.

Apesar de ser um programa que foca em mostrar o dia a dia de quem trabalha na área gastronômica, ele também nos ensina valiosas lições de administração desses tipos de negócios, pois o seu apresentador, além de ser um cozinheiro experiente, é também a cabeça por trás de alguns renomados restaurantes da região de São Paulo.

E como, muitas vezes, o que define o sucesso de um negócio, seja ele um restaurante ou não, é a forma como é administrado, Jacquin precisa abrir os olhos dos donos para que eles percebam os erros na sua forma de administrarem suas empresas e assim poder realizar as tão necessárias mudanças.

Na maioria dos casos, conseguimos perceber junto ao apresentador que os gestores, por estarem tão acostumados a levar sua rotina de uma certa forma que acabam não percebendo quais são os seus reais problemas que estão impedindo seus restaurantes de crescerem.

Então, aproveitando que a terceira temporada do reality já está no ar, trouxemos aqui um compilado com as 5 maiores lições sobre negócios retirados do Pesadelo na Cozinha que você pode aplicar na sua empresa para fazê-la crescer.

Profissionalismo x Amadorismo

Em vários episódios das temporadas passadas de Pesadelo da Cozinha vimos Jacquin se irritar com os mesmos problemas: a falta de informações nas comandas feitas pelos garçons, a equipe não utilizando uniforme para trabalhar, o ambiente sujo, alimentos mal armazenados, não haver uma ordem de saída dos pedidos e os pratos sendo montados de qualquer forma.

O chef francês apontava essas situações que encontrava como um sinal de um trabalho amador e realmente era isso. Como você espera que os clientes levem o seu trabalho a sério se você não está atento aos detalhes e entrega os resultados de qualquer jeito?

Por isso, o primeiro passo para passar credibilidade e confiança para o seu público é realizar o seu trabalho de forma séria, seguindo os procedimentos padrões para o seu segmento e é claro, ter uma postura formal na hora em que estiver atendendo seus clientes.

Os setores precisam conversar entre si

Graças ao programa tivemos a oportunidade de entender como se dá a organização da equipe de um restaurante. Basicamente, existem dois setores essenciais: a cozinha e o salão. Quem trabalha na cozinha é responsável pela arrumação da mise en place, preparação da comida e montagem dos pratos, enquanto que os funcionários do salão fazem a parte de atendimento aos clientes, preenchimento das comandas e entrega dos pedidos.

Num cenário perfeito, esses dois setores estariam trabalhando em harmonia, porém, como o objetivo do programa é mostrar restaurantes disfuncionais, geralmente essas equipes vivem em pé de guerra. 

Atender seu cliente, entregar sua solução e assim, fidelizar seu público se torna uma tarefa impossível se os diferentes setores, por mais que tenham funções e operações distintas não tenham uma boa comunicação e não trabalhem com a mentalidade de complementar uns aos outros eficientemente.

Inscreva-se na ArcoNews e fique por dentro de todas as novidades do marketing digital.

Principalmente se o seu modo de trabalho depende da realização de etapas interligadas entre si. Pense nisso.

É preciso se preparar para o inesperado

A falta de algum ingrediente essencial, funcionário se acidentando ou não podendo mais trabalhar, pane em algum equipamento, etc. são exemplos de situações inesperadas que acabam acontecendo em alguns episódios de Pesadelo na Cozinha. 

Geralmente, esses problemas ocorrem pela falta de atenção tanto do dono quanto dos funcionários, que estressados e trabalhando sob pressão, não prestam a devida atenção ao que está acontecendo ao seu redor.

Claro que ninguém precisa – e nem mesmo aguenta – ficar em estado de alerta 100% do tempo, contudo, muitas situações indesejáveis conseguem ser evitadas com um planejamento estratégico que considere todos os cenários possíveis – até mesmo os mais desvantajosos.

Estar preparado para todas as situações evita que você perca clientes por não poder lhes entregar os produtos ou serviços que os mesmos procuram na hora em que eles estão em contato com a sua empresa.

Um líder desmotivado não consegue inspirar sua equipe

É claro que quando o negócio não vai bem fica difícil manter o pensamento positivo e ter uma postura animada, mas lembre-se de que o humor da sua equipe reflete as energias que você está passando para eles.

Não estou dizendo que você precisa fingir o bom humor e a motivação, mas sim que mostre para os seus colaboradores que as dificuldades que surgem pelo caminho devem ser encaradas de cabeça erguida.

Desse modo, eles também se sentirão mais confiantes e satisfeitos, entregando um serviço de maior qualidade e diminuirão os conflitos, pois a tensão entre a equipe será menor.

Aprenda a lidar com as críticas

Uma das maiores contradições que vemos no Pesadelo na Cozinha é o fato das pessoas se inscreverem no programa, pedirem a ajuda do Jacquin para salvar seus negócios mas se sentirem incomodados e não aceitarem bem as críticas que ele faz tanto a sua comida, quanto a organização e limpeza do local.

Realmente, ninguém gosta de ouvir que o seu trabalho é mal-feito ou não possui valor. Porém, como você poderá melhorar os seus serviços se não identificar os pontos fracos que precisam ser corrigidos.

Isso também serve para demonstrar aos seus clientes que você está interessado em ouvir o que eles pensam e mudar o seu serviço caso isso melhore a forma como estes são atendidos. E clientes satisfeitos são uma garantia de sucesso.

Viu só como podemos aprender lições valiosas até em um momento de descontração? Conta pra gente se você gosta de assistir Pesadelo na Cozinha e qual o seu episódio favorito!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

Postagens relacionadas

Como a automação de marketing pode impulsionar suas vendas

Como a automação de marketing pode impulsionar suas vendas

A automação de marketing e vendas se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual e isso independente de qual setor você atua. Os consumidores estão cada vez mais exigentes...

Dicas para criar campanhas de e-mail marketing automatizadas

Dicas para criar campanhas de e-mail marketing automatizadas

A criatividade se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação ao que escolherão comprar. Portanto, te...

Como a automação de e-mails pode impulsionar suas vendas

Como a automação de e-mails pode impulsionar suas vendas

Em algum momento você já ouviu falar sobre as vendas através da automação de e-mails? Atualmente, em um mundo cada vez mais digital, é necessário se adaptar às novas ferramentas que vem surgindo. Neste texto, saiba a importância dessa metodologia para impulsionar as...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *