Em algum momento você já ouviu falar sobre as vendas através da automação de e-mails? Atualmente, em um mundo cada vez mais digital, é necessário se adaptar às novas ferramentas que vem surgindo. Neste texto, saiba a importância dessa metodologia para impulsionar as vendas do seu negócio.
O que é automação afinal?
É utilizar de software e tecnologia para automatizar e reduzir seu tempo com as etapas do Inbound Marketing, principalmente aquelas que costumam ser mais longas, criando toda uma sequência de disparos para enviar aos seus leads, e assim fazendo-os se tornarem clientes de forma mais rápida e mesmo assim orgânica.
Como a automação de e-mails pode impulsionar as vendas do meu negócio?
As empresas, estão cada vez mais preocupadas em ir além de realizar vendas, mas juntamente disso, manter um bom relacionamento com o cliente, pois o consumidor já não se encontra como alguém passivo, ou seja, ele está cada vez mais presente neste processo de vendas.
- Personalização na automação
- Acompanhar jornada do cliente
- Respostas automáticas
Estas são algumas características da automação de vendas.
É importante saber que com uma sequência adequada, os e-mails serão enviados com uma ordem pensada para cada cliente de acordo com a etapa do funil de vendas em que ele está.
Nutrição de Leads
Com um fluxo correto de automação de e-mails, será possível alimentar os seus leads de forma que isso não precise ser feito manualmente, ou seja, com um fluxo de automação, você não precisará enviar e-mails ou outros conteúdos de cliente em cliente de forma individual.
É possível manter os seus leads nutridos com bons conteúdos através da automação de e-mails ou utilizando outros meios. Procure inicialmente, ensinar eles a respeito do seu produto ou serviço, para que as etapas do processo de compra, sejam otimizadas. Em seguida, no momento da venda, o cliente já estará mais habituado com o que está adquirindo.
venda, o cliente já estará mais habituado com o que está adquirindo.
Você irá gostar de ler: Qualificação de Leads – Por que é tão importante?
Educar através de conteúdos
Como citado acima, é importante se preocupar em educar a sua base sobre o que você oferece, seja com textos, posts, vídeos ou newsletters. Pois assim eles entenderão melhor sobre o que se trata o seu produto ou serviço antes de decidir comprar. Isso irá acelerar o seu processo de vendas.
Mas procure trazer essa informação de forma didática, não superficial, procure mostrar exatamente o que é e como é. Afinal, se o seu cliente conhecer e perceber o seu cuidado em fazer com que ele saiba do que está prestes a comprar, irá sem dúvidas te trazer um melhor relacionamento e passará mais credibilidade sobre sua marca.
Tipos de conteúdos
Analise a sua base de leads e verifique qual tipo de conteúdo eles têm preferências por consumir.
Um público mais jovem, provavelmente irá preferir algo mais moderno, com uma linguagem mais atual e conteúdos interativos, como links de formulários, enquetes, redirecionamento para as redes sociais ou então cupons de descontos caso acessem o site da compra diretamente pelo e-mail que receberam.
Já pessoas de mais idade, poderão preferir algo mais direto, quem sabe um e-mail que direcione eles para o WhatsApp, ou para um telefone de contato e assim poder falar diretamente com o responsável pela venda.
Enviar um vídeo didático e explicativo junto com uma landing page também pode ser uma boa opção, pois isso trará proximidade do cliente com sua marca. Você falando sobre o produto ou serviço no vídeo aumentará a confiança do cliente ao comprar, especialmente se for algo vendido exclusivamente online.
Lembre-se também de adaptar os conteúdos ao seu segmento, defina o que se encaixa melhor
A automação pode trazer inúmeros benefícios, incluindo impulsionar suas vendas, é importante definir o que será enviado nos e-mails e o que fará mais sentido para a sua empresa, faça testes inicialmente
antes de adquirir essa ferramenta.
Você já conhecia a automação de vendas? Quais resultados você passou a ter ao utilizá-la?
0 comentários