Algumas produções cinematográficas além de entreterem o público também podem nos ensinar valiosas lições, sejam eles filmes sobre a vida, ou então filmes sobre negócios.
Você com certeza já viu ou deve conhecer alguma obra que retrata a história de um empresário que precisou superar seus problemas de uma forma criativa e assim atingir seus objetivos, ou então uma obra passando a mensagem de que por trás de uma carreira de sucesso existe um background não tão glamouroso e alguns negócios que parecem perfeitos se sustentam graças a situações não tão desejáveis.
Nós da Arconel montamos uma lista com 7 filmes sobre negócios os quais acreditamos apontarem muito bem estas questões em suas respectivas histórias. Vamos a eles:
A Rede Social (2010)
Esse filme retrata a trajetória do gênio da computação Mark Zuckerberg que, ao criar despretensiosamente um site de relacionamento entre os estudantes da Universidade de Harvard – o tão conhecido Facebook – acaba por trazer uma inovação para o nicho das relações no meio virtual e se tornando dono de uma lucrativa empresa.
Apesar da narrativa ser mais voltada a apresentar a vida e os dramas do protagonista, a obra também consegue mostrar que uma boa ideia cheia de potencial, for bem administrada, pode se tornar um lucrativo negócio.
Você pode ter uma ideia para um produto ou serviço que seja diferente de tudo o que já exista no mercado, mas se não souber torná-la atrativa para receber investimentos, dificilmente conseguirá fazer dinheiro com ela.
O lobo de Wall Street (2013)
Protagonizado por Leonardo diCaprio, a adaptação cinematográfica da autobiografia do corretor da bolsa de valores Jordan Belfort, narra como este ambicioso homem utilizou suas habilidades de persuasão para se tornar um dos nomes de maior sucesso dentro do seu ramo.
Leia também: 5 passos para tornar a sua marca reconhecida e lembrada
Parte de seu sucesso deve-se ao modo como consegue não só encantar seus clientes para que comprem suas ações, mas também motivar seus colaboradores internos a dar tudo de si nos negócios, se comunicando com os mesmos em pé de igualdade, ao invés de ficar impondo autoridade.
Porém, o seu sucesso e de sua empresa é calcado em negócios ilegais que possibilitaram o seu rápido crescimento. Futuramente, Jordan e seus parceiros acabam na prisão respondendo por suas ações ilícitas. O final do protagonista deixa claro um dos ensinamentos mais óbvios, entretanto necessários, “o crime não compensa”.
Walt antes de Mickey (2015)
Todos sabem que Walt Disney criou o Mickey e tantos outros personagens de suas icônicas animações, e com certeza a maioria tem conhecimento de sua trajetória sofrida, com o protagonista sendo rejeitado inúmeras vezes por outras empresas.
Esse é o foco do filme, que acompanha os principais eventos da vida do protagonista, desde a sua infância, passando pelos problemas enfrentados ao criar seu primeiro estúdio de animações até o lançamento da sua primeira animação de sucesso, protagonizada pelo ratinho carismático.
Ao acompanhar a trama, percebe-se que a maioria dos problemas que a companhia sofrem decorrem da inabilidade do Walt de controlar sua receita interna e sempre estourar o orçamento de suas produções.
O protagonista só não desiste do seu sonho por contar com uma equipe que realmente ama fazer o seu trabalho e dedicam-se ao máximo a empresa, além de ter o auxílio de seu irmão, que possui experiência e consegue gerenciar o negócio para evitar sua ruína.
Sem Limites (2011)
Eddie, um escritor à beira do fracasso descobre um novo tipo de droga que o permite utilizar 100% de sua capacidade cerebral. Diante de tal possibilidade, nosso protagonista não pensa duas vezes e, quando a substância começa a fazer efeito, tanto a sua carreira quanto sua vida pessoal melhoram subitamente. Até o efeito passar e Eddie começar a sentir os efeitos colaterais da droga.
Com essa descrição pode até parecer que o filme se resume a história de um homem que acaba se viciando em substâncias ilícitas. Porém, existe sim dentro da obra lições para fazer a sua carreira decolar sem precisar do empurrãozinho de nenhuma pílula mágica.
Se você quiser se tornar um profissional melhor é preciso ter garra e confiança no seu potencial. Não dedique sua energia apenas aos problemas que surgem, adquira conhecimento e desenvolva novas habilidades que possam ser úteis para o seu negócio, como por exemplo aprender mais sobre como desenvolver o marketing digital da sua empresa.
Outro fator de enorme importância é trabalhar a sua autoconfiança, pois se você confia no seu potencial, fica mais fácil convencer seus clientes a fazerem o mesmo.
Essas não são as únicas dicas, para saber mais é preciso assistir ao longa.
1,99 – Um Supermercado que Vende Palavras (2003)
A escolha desse título nacional para entrar na nossa lista não foi em vão. A obra, apesar da ausência de diálogos, trabalha fortemente a combinação de imagens e textos que aparecem em momentos específicos para passar sua mensagem.
O filme faz uma crítica ao nosso modelo de mercado, no qual os consumidores são induzidos a adquirir produtos que atendem a suas reais necessidades, ao invés disso criam um sentimento contínuo de prazer momentâneo seguido por uma insatisfação com sua própria vida e imagem, que os leva a comprar novamente os mesmos.
Outro ponto interessante do longa é a analogia feita entre o gasto de dinheiro e o prazer sexual. Além dessa analogia também é mostrado como algumas marcas distorcem a autoimagem do seu público para poderem vender “soluções” e ganhar dinheiro em cima da baixa autoestima das pessoas.
Assista ao filme e veja como a produção cinematográfica brasileira também tem suas jóias preciosas.
Amor e Outras Drogas (2010)
Nessa comédia romântica não acompanhamos apenas o início e desenvolvimento de um romance entre dois indivíduos – Maggie e Jamie – mas também a trajetória de um vendedor de sucesso de Viagra na década de noventa, quando o produto ainda era uma novidade no mercado.
Na trama é abordado – mesmo que de forma sutil – a estratégia da indústria farmacêutica para convencer o público a consumir mais remédios, que é a de nunca afirmar ou negar os prejuízos que tais substâncias podem trazer para a saúde, utilizando-se de muita lábia e persuasão para convencer as pessoas de que os benefícios que determinado produto proporciona compensam o risco.
A grande lição aqui é saber como vender o seu produto/serviço, utilizando estratégias de marketing eficientes e se comunicando com seu público alvo em uma linguagem que os agrade.
Saiba mais em: Como mostrar o valor da sua marca para os clientes
O Menino que Descobriu o Vento (2019)
Por último mas nem por isso menos importante, inspirado na história de William Kamkwamba, o longa-metragem mostra como um garoto de apenas treze anos, motivado pelas dificuldades que sua família e comunidade sofrem durante uma grave seca que atingiu o Malawi, aprende sobre engenharia e energia eólica nos livros da biblioteca e constrói um sistema de moinho para bombear água para locais mais afastados.
A garra e coragem do protagonista nos mostram que é sim possível superar a falta de recursos se você procurar soluções fora da sua “bolha”, olhando com outros olhos para aquilo que você já tem.
Outra dica é estar sempre se aprofundando em novos conhecimentos, sejam eles sobre a sua área de atuação ou temas diversos que você ache interessante. Isso vai lhe ajudar a desenvolver o “pensar fora da curva”.
Essas foram as nossas dicas de 7 filmes que falam sobre negócios. Esperamos que você tenha gostado, caso já tenha assistido a algum desses filmes comente aqui embaixo, se não, corre lá adicionar na sua lista!
Obs.: Todos os filmes aqui citados estão disponíveis na Netflix, Amazon e Telecine Play.
0 comentários