fbpx

5 mulheres brasileiras que impactaram o mundo dos negócios

Hoje, nesse dia tão significativo para as mulheres do Brasil e de todo o mundo, falaremos um pouco sobre 5 grandes nomes do mundo dos negócios em diferentes segmentos e como elas conseguiram alcançar seus lugares de destaque. Você já conhece alguma dessas mulheres? Luiza Helena Trajano Há mais de três décadas presidindo uma das […]

Hoje, nesse dia tão significativo para as mulheres do Brasil e de todo o mundo, falaremos um pouco sobre 5 grandes nomes do mundo dos negócios em diferentes segmentos e como elas conseguiram alcançar seus lugares de destaque.

Você já conhece alguma dessas mulheres?

Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano - Mulheres Brasileiras

Há mais de três décadas presidindo uma das maiores empresas de varejo do Brasil, Luiza Helena Trajano é um dos primeiros – senão o primeiro – nome que vem à mente do brasileiro quando se fala de mulheres que se destacam no mundo dos negócios.

Tudo começou quando a então vendedora assumiu a loja criada pela tia na década de 90, e a partir daí expandiu a marca para 16 estados com mais de 1000 lojas físicas. Seu diferencial foi investir nas vendas por meios digital e televisivo, grandes liquidações no mês de janeiro e capacitação dos seus funcionários.

Mesmo não estando mais à frente do Magazine Luiza – que hoje está sob os cuidados de seu filho – Luiza deixou sua marca na empresa e se tornou uma referência para todos os empresários varejistas.

Camila Farani

Camila Farani - mulheres

Talvez você a conheça por participar da bancada de investidores do programa Shark Tank Brasil, mas seu trabalho não se resume a apenas isso. Camila, além de ser uma das mulheres mais prósperas do mercado brasileiro, também faz parte da lista da Bloomberg Línea das 500 pessoas mais influentes da América Latina.

Aos 40 anos não só é cofundadora e diretora da boutique de investimentos  em startups G2 Capital, como também fundou a Hub Ela Vence, plataforma digital de desenvolvimento para mulheres empreendedoras e segue como uma das Mulheres Investidoras Anjos. Não suficiente, podemos adicionar ao seu portfólio o Banco Modal, do qual é sócia, e o famoso PicPay, que tem Camila como membro de seu conselho.

Sua jornada começou na juventude, quando, além de frequentar a escola, auxiliava sua mãe a tocar o negócio da família, a empresa Tabaco Café. Com 16 anos, por ter trazido uma inovação com a venda de café gelado, ganhou de sua mãe uma parte da empresa e continuou a trabalhar na sua expansão através de franquias espalhadas pelo país. Em paralelo, frequentou a PUC-RJ, a Universidade de Stanford e o MIT a fim de aprender mais sobre o mercado e como se tornar uma líder melhor. Hoje, podemos ver o resultado do seu foco nos estudos e em inovação.

Anitta

Anitta

Nascida Larissa de Macedo Machado, além de artista também é uma empresária de muito sucesso. Desde 2019 trabalha em parceria com a Marca Skol no posto de Diretora Criativa da marca, já lançou inúmeros produtos como: Skol Beats 150 BPM e também a linha Beats Zodiac.

Já em junho de 2021 foi anunciado que ela integraria o time de mulheres por trás da marca Nubank, mas agora como conselheira administrativa. A parceria surgiu como uma forma de trazer uma visão mais diversificada e mais próxima dos consumidores reais.

Mas obviamente, como a sua primeira filiação é com o ramo musical, Anitta também é uma das mulheres que investe nessa área. Além de ter a própria carreira, é empresária dos cantores Micael e Clau.

Sônia Hess

Sônia Hess - mulheres

A atual vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Sônia Hess de Souza, conquistou seu espaço no mercado por meio do posto de presidente da Dudalina, uma das maiores produtoras e exportadoras de camisas masculinas do Brasil.

Tudo começou com os seus pais, Seu Duda e Dona Lina, casal de varejistas que, em 1957, fundaram a marca e iniciaram a produção das peças em pequena escala. Sônia iniciou a sua participação trabalhando no setor de marketing para finalmente, em 2003, assumir o cargo de CEO.

O seu impacto na direção da Dudalina é algo a se invejar. Desde o ano de 2009, a empresa apresentou um crescimento constante de 30% anualmente e em 2008, era considerada a maior camisaria do Brasil. Suas peças são comercializadas em mais de 50 países ao redor do mundo e possui uma franquia com centenas de lojas espalhadas pela Itália, Suécia, Panamá, etc.

Alcione Albanesi

Alcione Albieri

Para finalizar esta lista de peso, falaremos sobre Alcione Albanesi, empreendedora que começou sua trajetória no ramo da confecção têxtil, depois apostou suas fichas no setor de iluminação e se tornou uma das mulheres mais bem sucedidas do Brasil.

Aos 17 anos fundou sua própria confecção, que empregava 80 funcionários. Com o sucesso da empresa já garantido, ela pode mudar o seu foco para uma novidade que descobriu nos Estados Unidos: a lâmpada fluorescente.

O seu baixo custo e a eficiência energética comparada às lâmpadas fluorescentes que eram utilizadas no país fizeram com que Alcione visitasse a China atrás de fornecedores e importasse essa tecnologia mais sustentável para o Brasil, vendida pela sua empresa FLC (Fortune Light Corporation).

E com o alto faturamento obtido, outro produto foi introduzido ao mercado, desta vez as lâmpadas LED, que teve a sua primeira fábrica inaugurada em solo nacional no ano de 2014.

Hoje Alcione Albanesi se dedica integralmente ao trabalho filantrópico na ONG Amigos do Bem criada pela mesma, mas ainda é lembrada pelo seu legado.

Essas são apenas algumas das mulheres que balançam o mercado brasileiro, demonstrando a força feminina que devemos valorizar.

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

Postagens relacionadas

Como a automação de marketing pode impulsionar suas vendas

Como a automação de marketing pode impulsionar suas vendas

A automação de marketing e vendas se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual e isso independente de qual setor você atua. Os consumidores estão cada vez mais exigentes...

Dicas para criar campanhas de e-mail marketing automatizadas

Dicas para criar campanhas de e-mail marketing automatizadas

A criatividade se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação ao que escolherão comprar. Portanto, te...

Como a automação de e-mails pode impulsionar suas vendas

Como a automação de e-mails pode impulsionar suas vendas

Em algum momento você já ouviu falar sobre as vendas através da automação de e-mails? Atualmente, em um mundo cada vez mais digital, é necessário se adaptar às novas ferramentas que vem surgindo. Neste texto, saiba a importância dessa metodologia para impulsionar as...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *