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Destaque seus imóveis e sua imobiliária

Trabalhar com a venda e aluguel de imóveis em um mercado saturado pode ser um grande desafio, pois existem inúmeros concorrentes que oferecem as mesmas soluções da sua empresa. Então, é importante você criar maneiras de dar destaque para a sua imobiliária e seus imóveis. E como você pode fazer isso? Se tornando uma autoridade […]

Trabalhar com a venda e aluguel de imóveis em um mercado saturado pode ser um grande desafio, pois existem inúmeros concorrentes que oferecem as mesmas soluções da sua empresa. Então, é importante você criar maneiras de dar destaque para a sua imobiliária e seus imóveis.

E como você pode fazer isso? Se tornando uma autoridade no seu segmento dentro do ambiente digital. Os clientes adquiriram o hábito de buscar na internet pelos produtos e serviços que precisam, além de se informar sobre quais soluções são as melhores para o seu tipo de problema.

Por exemplo, uma pessoa está querendo trocar de casa e procura pelas melhores opções de imóveis para uma família com crianças no Google. Como resultado ele vai se deparar com diferentes opções de casas e apartamentos a venda e também diferentes imobiliárias. 

É neste momento que você precisa prender a atenção do visitante com uma identidade visual que se destaque, uma logo marcante, boas fotos dos seus imóveis e conteúdos ricos, para que ele não se atenha apenas ao preço que você pede e corra o risco de perder o interesse.

Então, vamos agora falar sobre cada um dos pontos importantes que devem ser avaliados e se necessário mudados para que a sua imobiliária e os seus imóveis se destaquem frente a concorrência:

Minha logo está atualizada e passa credibilidade?

A logo funciona como o rosto da sua empresa, e como tal deve transmitir a mensagem de que o seu negócio é sério e que os serviços que você vende são de qualidade. Por isso nada de utilizar ícones muito infantis já saturados, como o desenho de uma casinha com chaminé por exemplo.

Também é interessante que a sua logo seja com menos elementos possíveis, pois ao contrário pode parecer antiga e desatualizada.

Para isso, é muito importante que seja feito um estudo com profissionais que entendem de marca, para não ter problemas futuros com isso.

Como ser lembrado e reconhecido pela cor da marca ?

Se eu perguntar pra você quais são as cores do McDonald’s você com certeza vai ter a resposta “vermelho e amarelo” na ponta da língua. Isso porque o branding da empresa foi muito bem pensado e a escolha das cores teve um grande destaque.

De acordo com a psicologia das cores, a combinação de vermelho e amarelo causam nas pessoas a sensação de fome, e como uma empresa de fast food, causam essa impressão nos clientes é um tiro certeiro. Toda a comunicação visual das peças tornam os produtos mais apetitosos e deixam o público “com água na boca”, esse é o poder que as cores têm dentro do posicionamento de uma empresa.

Ao escolher as cores para a sua marca, deve-se levar em consideração não só a questão estética, mas também qual mensagem você quer passar ao público. Se você quer que as pessoas vejam a sua imobiliária como uma empresa de alta classe, a melhor opção é trabalhar com cores mais sóbrias, dourado e prata, por exemplo.

Mas isso não significa utilizar as cores de outra marca que já está no mercado. O ideal é que a sua marca conte com uma combinação única de cores, diferente do comum, que a destaque entre tantas outras semelhantes entre si. 

Boas fotos vendem, ajudam a encantar. Mas como fazer?

Um imóvel não é um produtos tão simples de se divulgar porque você não pode colocá-lo em um display de loja como um celular, por exemplo. É aí que entra a parte de fotografia. Tirar boas fotos tanto da parte interna quanto da parte externa do imóvel é imprescindível para conquistar o interesse dos usuários. 

Para isso você pode contratar os serviços de um profissional especializado ou se tiver um celular com uma boa câmera, você pode tirar as fotos por conta própria. Fica aqui algumas dicas para melhorar a qualidade das suas fotos:

  • Iluminação: Sempre que for fotografar um imóvel acenda todas a luzes que tiver. Foto boa precisa de luz, isso serve também para fotos externas, procure agendar com seu cliente em dias de sol. Lembre-se quem compra uma casa está comprando um sonho e nesse sonho se o céu estiver nublado ou escuro pode mais parecer com um pesadelo, e isso dificulta o encantamento do seu futuro cliente.
  • Equipamentos: Se você deseja comprar para fazer uma foto dos seus imóveis, e não quer gastar muito sugiro uma câmera semi-profissional, da marca Nikon P500 ou similar. Pois ela possui configurações simples e uma lente que se adapta bem para este tipo de foto. Lembrando que nesse tipo de câmera não é possível a troca de lentes. Para quem for fazer um investimento maior, sugerimos câmeras DSLR que podem ter lentes destacáveis e assim poder utilizar cada uma conforme o seu ambiente. Não irei especificar todos os tipos de lentes, mas falarei da lente grande angular, que é a minha favorita. Pois ela permite abrir o espaço, e como estamos se tratando de fotos de imóveis ela entrega uma melhor visualização do todo. Dando mais detalhes naquele ambiente.
  • Tripés: A sugestão pelo equipamento chamado tripé-universal ele serve tanto para celulares, quanto para câmeras semiprofissionais e profissionais, o que irá garantir a estabilidade nas suas fotos. Já para quem gosta de filmar um equipamento bem interessante para estabilizar imagens é o gimbal, pois é um braço articulado que evita as imagens tremidas, dando um suavidade para os vídeos em movimento.
  • Aplicativos para fotos: No próprio Instagram quando você vai fazer uma publicação ele já oferecer vários tipos de filtros e a dica bônus é: quando você clica em postar, carrega a foto e clica em avançar, vai até o final do filtros, clica na engrenagem, em gerenciar filtros. Você vai encontrar muitas opções de filtros que podem ser ativadas e usadas nas suas fotos. Já outro aplicativo que usamos, o “Lightroom para celular”, você encontra para baixar gratuitamente tanto Android e tanto para IOS. Ele te permite fazer edições, como inserir a sua logo em marca d’água ,pode recuperar uma foto que está suja, por exemplo, como retirar um extintor de incêndio aparecendo ou uma pessoa que saiu sem querer na imagem. E você também pode cortar a foto, melhorando o enquadramento. Também é possível criar predefinições, que é como se fosse salvar filtros de sua preferência para melhorar a luminosidade e a qualidade da foto em si.
  • Melhorando o ambiente: Quando for fotografar a parte interna de uma casa, tenha os seguintes cuidados: procure retirar itens e objetos pessoais, para não expor o cliente. Porta retratos, quadros e outros podem identificar e constranger anunciante, também carros na frente do imóvel, ou até mesmo na garagem. Fotos de banheiros, não devem expor coisas como perfumes, shampoos e utensílios de higiene. Assim como tampas de privadas devem sempre estar fechadas e o lixeiro vazio. Isso passará uma imagem de lugar limpo. É uma outra coisa importante a combinar com seu cliente antes fazer as fotos. Camas arrumadas, pias sem louças armário fechados, almofadas em sofás organizadas. Cuidem também com seus animais de estimação, pessoas com alergias evitam comprar imóveis onde tenha circulado os pets de forma livre. Já as cortinas ou persianas, devem estar limpas, para uma boa foto elas podem estar abertas ou fechadas de acordo com a iluminação do ambiente.
  • Dica final: Para fotos externas, aproximem-se o máximo possível do poste de luz, para evitar que ele não seja um ruído na foto, e assim evitar a remoção posteriormente.

Não publique apenas fotos dos imóveis, ajude o seu cliente.

É claro que para conseguir vender ou alugar seus imóveis pela internet é preciso mostrá-los para as pessoas, mas se o seu perfil só posta foto de imóveis ele acaba não engajando tanto com o público. Até porque ninguém gosta daqueles vendedores que ficam socando produtos neles o tempo todo.

Os tipos de conteúdo que mais geram engajamento são aqueles que trazem textos informativos, tiram as principais dúvidas do cliente e que estimulam a interação dos mesmos com a sua empresa. Isso faz com que eles se sintam mais próximos da marca e que a relação é mais do que simples negócios. E consequentemente, acabam confiando em você e decidindo por adquirir seus imóveis.

Se você conseguir melhorar todos esses pontos, pode ter certeza de que não só a sua imobiliária terá uma posição de destaque no mercado, como também você irá vender muito mais!

Se ficou com alguma dúvida, baixe agora a apostila completa com 7 chaves para corretores e imóveis e imobiliária.

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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