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O Business Model Canvas dentro da sua estratégia de negócio

Entenda como surgiu o Business Model Canvas, do que é composto e porque ele é uma ferramenta tão utilizada por empresas de sucesso.

Muitos autores que estudam o mercado criam novos conceitos para explicar os novos modelos de negócios e ferramentas de gestão que surgem, e atualmente, existe um diagrama para análise de negócios que, além de ser muito comentado na área, vem sendo cada vez mais aplicado nas empresas. Trata-se do Business Model Canvas.

Esse framework, que foi criado na década passada por um estudioso, veio com o objetivo de ajudar a descrever e estruturar as propostas de valor que as marcas desejam entregar para o seu público-alvo. Mas isso será melhor explicado ao longo deste texto.

Primeiro: O que é o Business Model Canvas?

Quando o suíço Alex Osterwalder estava trabalhando em sua tese de doutorado, ele pensou em uma forma de facilitar a visualização de uma organização como um todo, para que assim os diretores e colaboradores entendam melhor a sua situação, o que está bom, o que precisa ser melhorado e como deve ser feita a comunicação com os clientes.

Sua pesquisa foi baseada nas opiniões de mais de 200 consultores e empresários de todas as partes do mundo. A partir daí, Alex criou um diagrama composto por 9 componentes dispostos em 4 grandes áreas nomeadas como: segmento, oferta, infraestrutura e também viabilidade financeira.

Os blocos podem ser preenchidos tanto por textos quanto por imagens para exprimir diferentes ideias e situações relacionadas à estrutura da empresa, possíveis problemas e sugestões de melhorias.

Geralmente esse diagrama existe fisicamente em um quadro, mas nada impede que seja feito digitalmente em um programa adequado para essa tarefa, o importante é que ele fique disponível para todos a qualquer momento.

business model canvas

Quais são os blocos do Business Model Canvas?

Já explicamos anteriormente que o Business Model Canvas é dividido em 4 grandes áreas com 9 blocos, então agora vamos conhecer melhor cada uma delas:

Segmento
  • Clientes: Este bloco representa a fatia do mercado que é mais interessante para o seu negócio. Ou seja, os clientes com as características da sua persona, que são mais prováveis de adquirir a sua solução.
  • Canais: Os meios de interação, comunicação, distribuição e negócio entre empresa e cliente. Esses canais precisam estar bem definidos para garantir um bom relacionamento entre as duas partes.
  • Relacionamento: Engloba desde o tom utilizado na comunicação, se será mais formal ou informal, até as estratégias de entrega de valor que diferenciam a sua marca da concorrência.
relacionamento
Oferta
  • Proposta de Valor: O que a sua marca entrega que o público não consegue encontrar em outro lugar? Este diferencial deve estar bem claro tanto para os seus clientes internos – colaboradores – quanto externos.
Infraestrutura
  • Atividades: Todas as etapas que precisam ser feitas pelos colaboradores para que a sua solução seja entregue e o negócio funcione harmoniosamente.
  • Parcerias: Quem são os fornecedores e empresas parceiras que acabam influenciando na entrega da sua proposta de valor e o que é preciso para um bom relacionamento com eles.
  • Recursos: Ativos físicos – equipamentos, documentação, matéria prima, etc. – e intelectuais – conhecimentos técnicos, processos, recursos humanos e patentes – necessários para a realização e entrega dos seus produtos ou serviços.
Viabilidade Financeira
  • Custos: Tudo que é gasto pela sua empresa em recursos, atividades, propostas de valor, parcerias, etc. para que o seu negócio continue funcionando.
  • Fonte de Receita: Consiste nos modelos de pagamento propostos pela empresa para que os clientes possam dispor da sua solução. Por exemplo compra, aluguel, assinatura periódica, licença de uso, etc.
recursos - business model canvas

Os benefícios que o Business Model Canvas traz para o seu negócio

Quem já utilizou o Business Model Canvas percebeu a diferença na hora de estruturar os pontos relevantes e as ações que precisam ser feitas dentro da estratégia de negócio. Isso porque no canvas, as informações são organizadas de uma forma intuitiva, que facilita correlações e insights, diferente dos planos de negócio que apresentam os dados de uma maneira engessada no decorrer de um texto que pode ser cansativo de ler.

Além de ser uma ferramenta de fácil entendimento, pode ser compartilhada com todos os colaboradores. Tornar transparente os processos de tomada de decisões e planos para crescimento da empresa beneficia todas as partes.

Seus colaboradores se sentirão importantes e ficarão motivados a darem sugestões e contribuírem com a sua própria visão do que precisa ser melhorado na organização, trazendo assim mais diversidade e soluções inovadoras que te colocarão em uma posição vantajosa frente à concorrência.

E ainda, a montagem dos blocos no diagrama é bastante simples, podendo ser feito do zero ou então desenvolvido a partir de um modelo pronto disponível na internet.

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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