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Experiência de compra

Descubra como ela impacta o seu negócio Criar estratégias para atrair novos clientes e fidelizar sua base envolve não só ações de marketing que capturem a atenção do público, mas também entender se a experiência de compra que o seu negócio proporciona é um ponto forte ou se é um fator a ser melhorado. Algumas […]

Descubra como ela impacta o seu negócio

Criar estratégias para atrair novos clientes e fidelizar sua base envolve não só ações de marketing que capturem a atenção do público, mas também entender se a experiência de compra que o seu negócio proporciona é um ponto forte ou se é um fator a ser melhorado.

Algumas marcas não parecem estar se preocupando em deixar uma boa impressão na memória dos consumidores. Geralmente essas empresas ficam conhecidas porque as pessoas reclamam do péssimo atendimento, que foram ignoradas pelos vendedores ou que a empresa não parecia estar disposta a ouvir suas reclamações e assim, mudar seu comportamento.

Consequências para o seu negócio

Posicionamentos como este podem ser um grande tiro no pé, visto que hoje em dia, as pessoas têm a possibilidade de compartilhar experiências e opiniões com milhões de outros usuários da internet. Nessa situação, quem nunca teve contato com a sua marca já ficará com uma impressão ruim dela.

Se você quer evitar esse tipo de situação é imprescindível investir seu tempo e recursos na criação da experiência de compra do seu cliente.

Saiba mais em: Entenda o que é Jornada de Compra e como ela influencia a sua empresa

Não sabe por onde começar? Ainda não entendeu completamente este conceito? Continue lendo e aprenda com a gente!

O que é a Experiência de Compra?

A Experiência de Compra é um conjunto de percepções que um cliente desenvolve a respeito do seu negócio durante as etapas de pesquisa e compra da sua solução, finalizando com o relacionamento pós-venda. 

Saiba o que o SEBRAE tem a dizer sobre Experiência de Compra.

É por meio dela que o indivíduo decide se vale a pena ou não continuar adquirindo produtos ou serviços da sua empresa e, como já citamos anteriormente, é a impressão que ele compartilha com o seu grupo social.

Se a experiência de compra for positiva, ele vai recomendar você para outras pessoas. Mas se for negativa, ele vai sentir que precisa avisar a todos para não fazerem negócio com você.

Isso se aplica não só a empresas varejistas ou quem atende o consumidor final, mas também empresas B to B e prestadores de serviços.

Como melhorar a Experiência de Compra do seu cliente

Agora que você já sabe o que é Experiência de Compra e como ela pode impactar o seu negócio tanto positiva quanto negativamente, vamos falar sobre maneiras de melhorar o atendimento e comunicação com o seu público:Estude maneiras de facilitar as interações do cliente com seus produtos ou serviços, saber quais formas ele utiliza para encontrar a sua empresa e como é o seu comportamento;

Leia também: O que é preciso ter em um bom site?

– Deixe as informações do seu produto/serviço o mais acessível possível, seja nos próprios produtos ou nos seus meios de comunicação;

– Invista na sua identidade visual, tanto no seu site e redes sociais quanto no seu estabelecimento físico. Seu site é uma extensão da sua empresa onde os clientes que te acham pela internet farão contato, se o layout não for agradável e intuitivo, muito provavelmente os clientes terão uma má impressão;

– Responda as perguntas mais frequentes ou crie conteúdos que tratem dessas dúvidas;

– Seja proativo no atendimento ao consumidor, se não conseguir atendê-lo no momento em que ele entra em contato, responda o mais cedo possível;

Seja transparente com seu cliente a respeito das limitações que o seu produto/serviço apresenta e demonstre que você pretende resolver essas questões;

Peça feedback aos seus clientes, sejam opiniões positivas ou reclamações, sugestões para melhorias, etc. Isso faz com que eles se sintam valorizados, pois mostra que você se importa com sua opinião.

Confira nosso post: Os benefícios do WhatsApp Business para o seu negócio

Esperamos que nosso conteúdo e dicas tenham sido úteis para você e o seu negócio. Deixe nos comentários o que você achou e quais assuntos você gostaria que nós falássemos aqui.

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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