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Aprenda a encantar seu chefe com relatórios de resultados no marketing e vendas.

Quem nunca recebeu uma cobrança do chefe, gerente ou superior para mostrar os resultados obtidos com estratégias de marketing e de vendas, deve estar familiarizado com o mundo das planilhas e relatórios. Isso é comum em todo tipo de empresa,  até porque tempo, esforço e recursos estão sendo investidos para fazer as coisas acontecerem, então […]

Quem nunca recebeu uma cobrança do chefe, gerente ou superior para mostrar os resultados obtidos com estratégias de marketing e de vendas, deve estar familiarizado com o mundo das planilhas e relatórios.

Isso é comum em todo tipo de empresa,  até porque tempo, esforço e recursos estão sendo investidos para fazer as coisas acontecerem, então é preciso saber se a empresa está tendo um retorno financeiro positivo – em outras palavras, se está tendo lucro ou não.

Se você quer convencer seu chefe que apostar em uma estratégia de marketing e vendas é uma escolha acertada, a melhor opção é mostrar os resultados obtidos com cada ação através de relatórios.

Esses relatórios devem conter informações sobre as métricas que servem de base, quais as ferramentas que foram utilizadas, quais resultados elas entregaram e se, de acordo com as métricas definidas, esses resultados são positivos ou negativos.

E para te ajudar nessa tarefa, vamos lhe mostrar como desenvolver um relatório de resultados de marketing e vendas que seja claro e efetivo.

 

Primeiro passo: Defina as métricas que serão analisadas

Antes de começar a escrever seu relatório, é preciso escolher quais serão as métricas que serão utilizadas para analisar os resultados. 

Parece meio redundante dizer isso, mas pare para pensar: seria muito mais difícil tentar analisar os dados que foram coletados sem ter definido quais os tipos de informação você precisa. 

É como tentar fazer um bolo sem ter escolhido os ingredientes para isso.

Nós já falamos anteriormente aqui no blog sobre como criar métricas de sucesso para o seu negócio. São essas mesmas métricas que você vai utilizar para compor o seu relatório de resultados.

Por exemplo, se a sua estratégia consistia em uma campanha de anúncios pagos tanto no Google quanto nas mídias sociais, quando for fazer o relatório, você vai medir quanto foi o tráfego gerado por cada plataforma para ver qual se saiu melhor em trazer visitantes para o seu site.

 

Segundo passo: Comece pelo todo e depois analise questões específicas

Se você tiver muitas informações para serem descritas ao longo do texto, comece fazendo um resumo da situação como um todo. Isso vai te ajudar a organizar seu relatório e passar a informação principal já de cara.

Quer um exemplo? Comece a sua análise mostrando quanto foi o ROI obtido durante o mês com as suas campanhas de marketing, depois mostre quais foram os tipos de ações utilizadas e qual o resultado particular que cada uma trouxe.

Se você utilizou automação de e-mails e oferta de e-book gratuito na sua estratégia para atração de leads, detalhe quantos leads converteram na landing page do e-book e quantos leads da sua base interagiram com algum dos e-mail da automação que receberam.

Uma das principais vantagens desse método é que ele facilita que você identifique exatamente quais ações deram certo e quais devem ser mudadas em uma campanha futura.

 

Terceiro passo: Identifique resultados bons e ruins

Qualquer estratégia utilizada pode ter resultados bons ou ruins. Isso vai depender muito de como a campanha foi executada, em quais plataformas ela foi veiculada, se o seu público-alvo está utilizando essas plataformas, o momento em que sua campanha foi ao ar, quanto foi investido em anúncios, etc.

Tendo isso em mente, seu relatório de resultados de marketing e vendas deve mostrar como foi o desempenho da sua campanha, qual canal resultou em mais vendas e qual ação teve um desempenho que não foi satisfatório.

Se a sua análise não apresentar esses pontos, então há algo de errado no seu relatório. Claro que você não precisa obrigatoriamente entregar um documento perfeito logo no início, esse processo vai se aprimorando com o tempo. 

Mas sempre tenha em mente que o seu relatório servirá de referência para a sua equipe montar estratégias melhores no futuro e para que o seu chefe entenda porque ele precisa investir nessas estratégias.

 

Quarto passo: Priorize o que está dando certo

Conforme o que foi dito no tópico anterior, todo e qualquer relatório vai dar a você e seus superiores as informações necessárias para concluir o que é mais benéfico para o seu negócio em termos de marketing, então caberá a vocês decidir o que continuarão fazendo no futuro e o que irão mudar.

Talvez não seja possível aprimorar seus métodos logo após a primeira análise dos resultados de uma campanha, mas não deixe isso desmotivar a equipe. Esse é um momento de aprendizado, então os erros se fazem necessários.

O importante é entender o que funciona melhor para a realidade do seu negócio e adaptar suas ações de marketing e vendas de acordo com os resultados positivos obtidos em campanhas anteriores.

Portanto, quando fizer seu relatório, não deixe de mostrar o que deu errado, mas enfatize para o seu chefe que houveram sim resultados bons com a estratégia de vocês, mesmo que ainda pequenos, isso serve tanto para convencer seus superiores quanto para manter toda a organização motivada.

 

Quinto passo: Confira se o seu relatório está completo

Antes de dar o relatório como finalizado, tire um tempo para revisar e conferir se você colocou todas as informações necessárias para apresentar aos demais. Desse modo, você não corre o risco de deixar algum ponto importante de fora ou ser mal compreendido.

Para que a sua equipe consiga melhorar as campanhas de marketing e vendas da sua empresa, todos precisam estar cientes do que funciona ou não para o negócio. Essas informações serão tiradas da análise dos relatórios de estratégias anteriores.

E não só para a sua equipe, ter todos os dados em mãos serve para encantar seu chefe também, demonstrando sua eficiência e seriedade para com o seu trabalho.

Se um gestor sabe que seus colaboradores fazem um bom trabalho, ele terá confiança em delegar para a sua equipe a tarefa de criar e executar campanhas de marketing e vendas com maior liberdade.

Com todas essas dicas não tem erro, você vai criar um relatório de resultados das ações de marketing e vendas da sua empresa que deixará o seu chefe ou superior de queixo caído. 

Gostou da ideia?

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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