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Devo ter uma equipe de marketing ou terceirizar o processo?

Nós já trouxemos aqui várias dicas de como implementar ações de marketing eficientes para divulgar o seu negócio, mas nunca chegamos a discutir sobre quem deveria ser responsável pelo processo. Se você deve ter uma equipe de marketing trabalhando dentro da sua empresa ou então terceirizar esse processo contratando os serviços de uma agência. E […]

Nós já trouxemos aqui várias dicas de como implementar ações de marketing eficientes para divulgar o seu negócio, mas nunca chegamos a discutir sobre quem deveria ser responsável pelo processo. Se você deve ter uma equipe de marketing trabalhando dentro da sua empresa ou então terceirizar esse processo contratando os serviços de uma agência.

E por que falar sobre isso agora? Porque, mesmo que você como dono de uma empresa ou então o responsável pelas vendas tente aplicar todas as nossas dicas por conta própria, perceberá que este processo pode ser complicado e precisa de uma atenção extra da pessoa que está fazendo.

Então, para que a estratégia de marketing da sua empresa seja executada com eficiência, é importante que você possa contar com a ajuda de alguém capacitado para fazer isso.

Mas qual é a melhor forma de fazer isso? Contratando profissionais para compor uma equipe de marketing interna ou então contratar esse serviço com uma agência focada em marketing, que faz esse trabalho e ocasionalmente uma consultoria para a sua empresa? Vamos descobrir!

Equipe de Marketing Interna

Se você já tem ou pretende montar uma equipe de marketing dentro da sua empresa, além de buscar por pessoas com real capacidade e conhecimento na área, precisa ter atenção a 3 aspectos básicos:

  • O tamanho da empresa define o número de integrantes da equipe. Se a sua empresa é de pequeno porte, ter duas ou três pessoas para trabalhar no marketing pode ser o suficiente dependendo das suas demandas, mas caso a sua empresa tenha um porte maior, vai ser preciso mais pessoas para darem conta do volume de trabalho;
  • Definir quais são os objetivos e metas de marketing a serem alcançados pela sua empresa e quais desafios devem ser superados para isso;
  • Analisar se há um custo benefício em manter uma equipe interna maior do que terceirizar o serviço.

O lado bom de ter uma equipe interna é que os seus colaboradores entendem melhor o contexto da sua empresa, como é a sua rotina, quais as suas metas e os desafios que aparecem no caminho. Além de terem mais tempo para se dedicar às atividades e entregar resultados para a sua empresa.

O ponto negativo é que dependendo do nível de especialização do profissional, seu custo será maior e caso você opte por contratar alguém  com menos experiência, deve estar ciente de que você terá custos adicionais com treinamento e capacitação dessa pessoa.

Agência de Marketing terceirizada

Se nem você e nem seus colaboradores tem o conhecimento necessário e o tempo hábil para se dedicar às ações de marketing do seu negócio, pode ser que contratar uma agência especializada seja a melhor solução.

As vantagens de contratar um time terceirizado para cuidar do marketing permite que os seus colaboradores foquem em outras áreas da empresa que precisam de atenção e você tem a tranquilidade de ter especialistas em marketing trabalhando na divulgação da sua marca.

Porém, como essa agência não faz parte da sua empresa e muito provavelmente atende a outros clientes além de você, eles terão um tempo menor para atender as demandas da sua empresa. E para garantir que não hajam erros no projeto que necessitem de refação e consequentemente, causem prejuízo, é preciso ter uma comunicação clara entre a empresa e a agência. 

O que é melhor

Anteriormente nós discorremos sobre os prós e contras de manter uma equipe de marketing interna ou de contratar uma agência externa para realizar esse trabalho e isso pode ter te deixado em dúvida sobre qual a opção escolher. Mas a verdade é que você não precisa ter apenas um dos dois.

É sim possível fazer uma integração entre os seus colaboradores internos e a agência de marketing, isso é chamado de “modelo híbrido” e pode ser muito benéfico, já que os dois lados teriam um entendimento mútuo sobre o que precisa ser feito e quais são as responsabilidades de cada um dentro do processo.

Outro fator que torna o modelo híbrido desejável é poder contar com a ajuda de um especialista para resolver um problema específico que a sua empresa identifique. Por exemplo se você está tentando melhorar o ranqueamento do seu site no Google através do uso de palavras-chave, você pode pedir o auxílio de um especialista em SEO para fazer essas melhorias.

Se depois de ler esse texto você ficou interessado em aderir a uma estratégia híbrida de marketing, entre em contato com a Arconel Marketing e Design para descobrir qual a melhor escolha para o seu negócio!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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