SEO: O que é e como se beneficiar desta estratégia de marketing?

Existem inúmeras ferramentas e recursos para ajudar a sua marca ser mais reconhecida no mundo digital e permitir que se posicione em primeiro, dentro dos veículos de buscas como por exemplo, o tópico de hoje: SEO. Nesse post vou te explicar o que é essa ferramenta e como o uso correto pode alavancar a sua […]

Existem inúmeras ferramentas e recursos para ajudar a sua marca ser mais reconhecida no mundo digital e permitir que se posicione em primeiro, dentro dos veículos de buscas como por exemplo, o tópico de hoje:

SEO.

Nesse post vou te explicar o que é essa ferramenta e como o uso correto pode alavancar a sua estratégia de Marketing Digital e, conseqüentemente, o posicionamento da sua marca/empresa ou serviço no digital.

Definição

SEO, sigla para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de buscas), pode ser descrito como um conjunto de técnicas que fazem com que o seu negócio apareça nas primeiras opções dentro das ferramentas de busca – como por exemplo o Google – de maneira orgânica, ou seja, sem precisar pagar por um anúncio.

Resumidamente, SEO é um conjunto de práticas de otimização que tem como objetivo aumentar o trafego e a conversão de um site.

Mas aí, como aplicar?

Através de uma pesquisa rápida as pessoas são direcionadas as páginas da web que possuam palavras-chave iguais ou similares as pesquisadas, seja no endereço de seu domínio, na descrição ou no corpo do texto, etc.

Portanto, aplicar uma boa estratégia de SEO compreende desde a pesquisa para descobrir quais as melhores palavras relacionadas ao seu tipo de negócio – nesse momento você pode utilizar o Google Trends ou ferramentas similares – até a conversão dos textos do seu site, blog ou até landing page para corresponderem aos termos mais procurados.

Dessa forma, os buscadores ranquearão a sua página nas primeiras posições de maneira orgânica e gratuita. O segredo é encontrar as palavras ideais para a sua empresa.

Mas não é só isso, existe um universo de possibilidades por trás de tudo isso, o que requer tempo e conhecimento.

Vantagens para o marketing da sua empresa

Dentre os principais benefícios que uma estratégia de SEO aplicada corretamente trás, podemos destacar primeiramente o baixo investimento para a sua realização – já que aqui o foco é otimizar a busca orgânica. – e o alto ROI (retorno sobre investimento), pois através das buscas otimizadas, seu site terá um maior número de visitas, maior taxa de conversão e engajamento de leads.

Concluindo, o uso de SEO pode ser um diferencial positivo na sua estratégia de Marketing, porém, é necessário se atentar para não empregar palavras ou frases que já constem nas páginas concorrentes, por que senão o efeito será inverso.

Se você precisa de auxílio para aplicar o SEO corretamente dentro do seu domínio e outros perfis institucionais, conte com a Arconel!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

Postagens relacionadas

Inbound Marketing na Prática: Atrair, Nutrir e Converter

Inbound Marketing na Prática: Atrair, Nutrir e Converter

Saiba como aplicar as etapas do Inbound Marketing em suas estratégias! Assim como no cultivo de plantas — mesmo que esse não seja o seu ramo — as etapas do Inbound Marketing seguem uma lógica semelhante: Para atrair leads relevantes para o seu negócio, é essencial...

A Importância dos Materiais de Apoio no Processo de Vendas

A Importância dos Materiais de Apoio no Processo de Vendas

Como acontece seu processo de vendas? Você já utiliza algum material de apoio ou conteúdo relevante para seus clientes? Neste texto, vamos destacar a importância de transmitir autoridade e conhecimento aos seus leads e clientes. Sabemos que a experiência de consumir o...

0 comentários