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O que é Automação de Marketing e Vendas

A principal maneira de nutrir seus leads e fazê-los avançar etapas no Funil de Vendas é por meio da Automação de Marketing. Se você está começando a trabalhar com uma estratégia de Inbound Marketing para a sua empresa, ou está tentando aprender mais sobre o assunto, deve saber como é importante criar maneiras de qualificar […]

A principal maneira de nutrir seus leads e fazê-los avançar etapas no Funil de Vendas é por meio da Automação de Marketing.

Se você está começando a trabalhar com uma estratégia de Inbound Marketing para a sua empresa, ou está tentando aprender mais sobre o assunto, deve saber como é importante criar maneiras de qualificar seus leads para que os mesmos estejam preparados para serem encaminhados para o time de vendas. 

Mas você sabia que para isso acontecer é necessário que você insira esses leads em uma Automação de Marketing? Isso serve para que eles recebam conteúdos ricos de acordo com o seu estágio na jornada de compra e melhor prepará-los para receber uma proposta de venda que eles aceitem.

Contudo, para ter o resultado esperado, você deve entender o que é uma automação de marketing e vendas e como montar a da sua empresa, seja para testar ou então realmente colocar em prática suas estratégias e ter uma maior taxa de sucesso das suas vendas.

Para te auxiliar nesse processo, a Arconel criou este texto para esclarecer as principais dúvidas sobre automação de marketing e vendas.

O que é Automação de Marketing e Vendas

A automação de marketing pode ser definida como uma estratégia de qualificação e vendas na qual através do uso de ferramentas digitais para automatizar ações de marketing – como por exemplo disparo de e-mails, reduzir trabalhos manuais e dessa forma, aumentar a eficiência das suas ações. 

Leia também: Qualificação de Leads – Por que é tão importante?

Esse tipo de ação é utilizado principalmente para desenvolver o relacionamento com leads que realizaram uma conversão dentro do seu site e assim, mantê-los interessados em suas soluções e também na sua marca.

Quem não é visto não é lembrado principalmente se tratando de um espaço onde surgem milhões de novas informações a cada segundo e os usuários tendem a dar atenção apenas para as marcas que aparecem com maior frequência para os mesmos.

A importância da Plataforma e do Conteúdo enviado

No caso de uma automação de marketing, é utilizado o e-mail para entregar os conteúdos. O e-mail é mais eficiente que as redes sociais por ser um meio de comunicação mais pessoal do lead e o mesmo consegue dar total atenção a sua mensagem, pois a aba de leitura não muda para mostrar as atualizações, isso é feito na caixa de entrada, que armazena todos os conteúdos disparados e recebidos pelo destinatário.

Os conteúdos são programados para disparo a partir de ferramentas de automação que geralmente estão disponíveis online e que podem ou não serem integradas a uma rede de monitoramento das suas ações de marketing, como é o caso do RD Station Marketing, que disponibiliza o próprio criador de fluxos de automação em seu dashboard. 

Saiba mais em: Conheça o RD Station Marketing, a ferramenta que ajuda o seu negócio a crescer!

A escolha do conteúdo que será enviado para determinado lead depende da análise de alguns fatores, como por exemplo o tipo de conversão que ele realizou, se ele faz parte de alguma segmentação específica – um grupo de leads com características em comum – e também se ele está no topo, meio ou fundo do Funil de Vendas.

É imprescindível que você faça essa análise para não correr o risco de mandar uma oferta de produto/serviço para um lead que está em lá no topo e ainda não tem a certeza de que quer fechar negócio com você, ou mandar um conteúdo de topo de funil para um lead que já está qualificado para a venda, o que pode deixá-lo aborrecido e  fazê-lo perder o interesse na sua marca.

Benefícios do uso

Você pode achar que criar um fluxo de automação seria um processo muito trabalhoso e complicado, mas ela pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, como por exemplo:

  • O funil de vendas se torna mais eficiente;
  • Seu ciclo de vendas diminui;
  • Também diminui os custos de aquisição de clientes;
  • Melhora a retenção de leads;
  • Menos trabalho recorrente para o setor de marketing da sua empresa;
  • O time de vendas se torna mais produtivo, pois eles recebem leads mais preparados;
  • Suas vendas desenvolvem uma maior taxa de sucesso.

Agora que você sabe o que é automação de marketing e vendas, como funciona e quais benefícios ela traz para o seu negócio, você já pode começar a planejar o seu próprio fluxo para qualificar seus leads e vender mais!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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