No post de hoje decidimos atualizar nosso conteúdo explicativo sobre o que é marketing digital, como fazer e quais as melhores estratégias para garantir o sucesso de qualquer empresa.
Portanto, se você quer ver o seu negócio decolar no ano de 2023, continue lendo:
O que é Marketing Digital
Para explicar de uma forma clara, o marketing digital se trata do conjunto de ações e estratégias operadas por uma pessoa ou grupo, com o objetivo de divulgar para o maior número possível de pessoas uma determinada marca e as soluções que ela oferece.
Isso inclui a criação de campanhas de anúncios em sites diversos, postagens nas redes sociais, oferta de materiais ricos e disparo de e-mails programados. Usa-se como base um perfil de cliente ideal, conhecido como “persona”.
Vale dizer que a Persona de uma empresa é um documento que reúne as principais características percebidas em um grupo de clientes, como faixa etária, gênero, ocupação, faixa de renda, etc.
Ao final do período de vigência de cada campanha, todas as ações têm seus resultados analisados para monitoramento e otimização futura, tendo como base os índices de taxa de conversão, custo por clique, ticket médio, retorno sobre investimento, etc.
Índices analisados
Para que seja possível mensurar a eficiência das campanhas de marketing digital praticadas, utiliza-se determinados índices, que são os seguintes:
- Taxa de Conversão de Leads: A parcela do número total de visitantes do site que, pelo interesse em um determinado material, para acompanhar o correio eletrônico ou para receber um cupom de desconto, cadastrar seus dados de contato em uma página ou janela de captura e clique no botão de ação do formulário para confirmar a sua ação;
- Taxa de Clique Único: Serve para identificar a quantidade de cliques que um determinado anúncio recebeu em relação ao seu número total de visualizações;
- Custo por Clique: Relação entre o valor investido em plataformas de anúncios dividido pelo número total de cliques recebidos durante o período em que o anúncio ficou no ar;
- Custo por Aquisição de Clientes: Soma dos custos de anúncios e ferramentas para conseguir gerar uma venda;
- Ticket Médio: Média de valor pago pelos clientes em um determinado produto ou serviço;
- Retorno Sobre o Investimento: Divisão do valor total de faturamento pelos custos de operação, com o objetivo de identificar se o investimento na campanha está gerando crescimento das vendas.
Esses são os principais indicadores utilizados quando falamos em marketing digital, mas você também pode utilizar outros de acordo com a realidade da sua estratégia de negócio.
Como fazer Marketing Digital
O primeiro passo do planejamento de uma campanha de marketing digital é definir quais são os objetivos que a sua empresa almeja alcançar. Por exemplo, criar uma base sólida de leads, ou então aumentar suas vendas em cerca de 50%.
A segunda etapa é escolher o principal produto ou serviço que será divulgado através da campanha. Normalmente, opta-se pelo carro-chefe da marca.
Agora sim, você e sua equipe podem começar a planejar as etapas da campanha. Dentro da sua estratégia, podem ser combinados diferentes formatos de anúncios com a otimização das páginas do seu site e automações de e-mail.
Cada uma das ações será estruturada tendo como base uma Jornada de Compra pela qual o cliente deve passar, a fim de prepará-lo para o momento da abordagem do vendedor e, consequentemente, aumentar as chances de sucesso da venda.
Seguindo a lógica da Jornada de Compra, a primeira etapa que o cliente passará será o momento de atração, quando são feitas postagens que aparecem para ele por meio do engajamento orgânico e também anúncios personalizados apresentando sua empresa.
Os anúncios aparecerão tanto nas redes sociais quanto nas páginas de busca e direcionarão os usuários mais parecidos com a sua persona até o seu site, no qual eles encontrarão seus conteúdos ricos e soluções à venda.
Imagine que a sua empresa vende artigos de decoração. Seria interessante estar presente e divulgar sua empresa em plataformas como o Instagram e o Pinterest, criando conteúdos relevantes para as pessoas que frequentam estes site e que os instiguem a visitar o seu site para conferir o seu catálogo de produtos.
Feita a etapa de atração, será preciso garantir que os visitantes se tornem leads para que, caso a venda não ocorra naquele momento – o que é a maioria dos casos – você possa continuar a se relacionar com os leads e os mantenha interessados nos seus produtos ou serviços.
A conversão poderá ocorrer tanto por cadastro em páginas de captura, pop ups ou pelo botão de conversa do WhatsApp.
Dessa forma, as chances desses clientes retornarem ao seu site futuramente, quando estiverem mais maduros e fecharem negócio com a sua empresa serão muito maiores.
Voltando a falar da loja de decoração, caso os visitantes decidam por não comprar nada imediatamente, você poderia oferecer a eles a possibilidade de se inscrever na sua newsletter.
Então, os leads que concordaram em receber seus e-mails serão atualizados com conteúdos informativos a respeito do seu segmento de negócio e eventuais cupons de desconto.
Quando estes leads tiverem demonstrado um real interesse em adquirir os seus produtos ou serviços, você poderá encaminhá-los para o responsável pelas vendas da sua empresa e então, encerrar o processo de marketing digital.
Melhores estratégias de Marketing Digital
Agora que você entendeu como funciona o marketing digital, vamos elencar algumas das estratégias mais eficientes para atrair, reter e fidelizar o seu público-alvo e fazer o seu negócio crescer.
- Tráfego Pago: Utilizar posts patrocinados é uma forma interessante de atingir um número maior de pessoas dentro das plataformas digitais, além do fato de você poder segmentar o público por região, gênero, faixa etária, renda mensal, etc;
- Marketing de Atração: Uma forma evoluída de estratégia digital, focada na criação e divulgação de ofertas isca para atrair e converter os leads no Funil de Vendas, para que eles passem pelo processo de qualificação e virem oportunidades de venda;
- Automação de Marketing: Estratégia que utiliza uma ferramenta digital para programar o disparo de e-mails para manter os leads engajados com a sua empresa depois de convertê-los em suas páginas de captura.
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