Marketing Digital: O que é, como fazer e estratégias [Guia 2023]

No post de hoje, atualizamos nosso conteúdo sobre marketing digital. Explicamos o que é, como aplicar e quais estratégias funcionam para impulsionar o sucesso de qualquer empresa.

Portanto, se você quer ver o seu negócio decolar no ano de 2023, continue lendo:

O que é Marketing Digital

De forma simples, marketing digital é um conjunto de ações e estratégias. Elas são operadas por pessoas ou equipes com o objetivo de divulgar uma marca e suas soluções para o maior número possível de pessoas.

Isso inclui a criação de campanhas de anúncios em sites diversos, postagens nas redes sociais, oferta de materiais ricos e disparo de e-mails programados. Usa-se como base um perfil de cliente ideal, conhecido como “persona”.

A Persona é um documento que reúne as principais características de um grupo de clientes. Ele inclui faixa etária, gênero, ocupação, renda e outros dados relevantes.

Ao final de cada campanha, os resultados são analisados. Isso permite monitorar e otimizar futuras ações com base em indicadores como taxa de conversão, custo por clique, ticket médio e retorno sobre investimento.

o que é Marketing Digital

Índices analisados

Para que seja possível mensurar a eficiência das campanhas de marketing digital praticadas, utiliza-se determinados índices, que são os seguintes:

  • Taxa de Conversão de Leads: Representa a parcela de visitantes que demonstram interesse. Eles cadastram seus dados em uma página de captura e confirmam a ação clicando no botão do formulário.
  • Taxa de Clique Único: Serve para identificar a quantidade de cliques que um determinado anúncio recebeu em relação ao seu número total de visualizações;
  • Custo por Clique: É a relação entre o valor investido em anúncios e o número total de cliques recebidos durante o período da campanha.
  • Custo por Aquisição de Clientes: Soma dos custos de anúncios e ferramentas para conseguir gerar uma venda;
  • Ticket Médio: Média de valor pago pelos clientes em um determinado produto ou serviço;
  • Retorno Sobre o Investimento: Calcula-se dividindo o faturamento total pelos custos operacionais. O objetivo é verificar se a campanha está gerando crescimento nas vendas. 8: Esses são os principais indicadores do marketing digital. No entanto, você pode usar outros, conforme a realidade da sua estratégia.

Esses são os principais indicadores utilizados quando falamos em marketing digital, mas você também pode utilizar outros de acordo com a realidade da sua estratégia de negócio.

Como fazer Marketing Digital

O primeiro passo do planejamento de uma campanha de marketing digital é definir quais são os objetivos que a sua empresa almeja alcançar. Por exemplo, criar uma base sólida de leads, ou então aumentar suas vendas em cerca de 50%.

A segunda etapa é escolher o principal produto ou serviço que será divulgado através da campanha. Normalmente, opta-se pelo carro-chefe da marca.

Agora sim, você e sua equipe podem começar a planejar as etapas da campanha. Sua estratégia pode combinar diferentes formatos de anúncios, otimizar as páginas do site e automatizar os e-mails.

Você deve estruturar cada ação com base na Jornada de Compra. Esse processo prepara o cliente para a abordagem do vendedor e aumenta as chances de fechar a venda.

Seguindo a lógica a Jornada de Compra começa pela etapa de atração. Nessa fase, você publica conteúdos que aparecem para o cliente por meio de engajamento orgânico e anúncios personalizados que apresentam sua empresa.

Os anúncios aparecerão tanto nas redes sociais quanto nas páginas de busca e direcionarão os usuários mais parecidos com a sua persona até o seu site, no qual eles encontrarão seus conteúdos ricos e soluções à venda.

clientes atraídos para a compra

Exemplo Prático: Loja de Decoração

Imagine que a sua empresa vende artigos de decoração. Seria interessante estar presente e divulgar sua empresa em plataformas como o Instagram e o Pinterest, criando conteúdos relevantes para as pessoas que frequentam estes site e que os instiguem a visitar o seu site para conferir o seu catálogo de produtos.

Feita a etapa de atração, será preciso garantir que os visitantes se tornem leads para que, caso a venda não ocorra naquele momento – o que é a maioria dos casos – você possa continuar a se relacionar com os leads e os mantenha interessados nos seus produtos ou serviços.

A conversão poderá ocorrer tanto por cadastro em páginas de captura, pop ups ou pelo botão de conversa do WhatsApp.

Dessa forma, as chances desses clientes retornarem ao seu site futuramente, quando estiverem mais maduros e fecharem negócio com a sua empresa serão muito maiores.

fechar negócio - marketing digital

Voltando a falar da loja de decoração, caso os visitantes decidam por não comprar nada imediatamente, você poderia oferecer a eles a possibilidade de se inscrever na sua newsletter.

Então, os leads que concordaram em receber seus e-mails serão atualizados com conteúdos informativos a respeito do seu segmento de negócio e eventuais cupons de desconto.

Quando estes leads tiverem demonstrado um real interesse em adquirir os seus produtos ou serviços, você poderá encaminhá-los para o responsável pelas vendas da sua empresa e então, encerrar o processo de marketing digital.

Melhores estratégias de Marketing Digital

Agora que você entendeu como funciona o marketing digital, vamos elencar algumas das estratégias mais eficientes para atrair, reter e fidelizar o seu público-alvo e fazer o seu negócio crescer.

  • Tráfego Pago: Utilizar posts patrocinados é uma forma interessante de atingir um número maior de pessoas dentro das plataformas digitais, além do fato de você poder segmentar o público por região, gênero, faixa etária, renda mensal, etc;
  • Marketing de Atração: Uma forma evoluída de estratégia digital, focada na criação e divulgação de ofertas isca para atrair e converter os leads no Funil de Vendas, para que eles passem pelo processo de qualificação e virem oportunidades de venda;
  • Automação de Marketing: Estratégia que utiliza uma ferramenta digital para programar o disparo de e-mails para manter os leads engajados com a sua empresa depois de convertê-los em suas páginas de captura.

Este é o nosso Guia Atualizado de Marketing Digital. O que você achou do conteúdo?

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