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10 dicas sobre marketing que todo empresário deveria saber

Quem é empresário sabe que o mundo dos negócios pode estar repleto de percalços e que algumas práticas vão evoluindo em um ritmo não tão fácil assim de se acompanhar. Mas não desanime! Tendo o conhecimento necessário em marketing e utilizando as ferramentas certas, você conseguirá manter a sua empresa funcionando a todo o vapor. […]

Quem é empresário sabe que o mundo dos negócios pode estar repleto de percalços e que algumas práticas vão evoluindo em um ritmo não tão fácil assim de se acompanhar. Mas não desanime!

Tendo o conhecimento necessário em marketing e utilizando as ferramentas certas, você conseguirá manter a sua empresa funcionando a todo o vapor. E para te dar uma colher de chá, hoje vamos trazer 10 dicas sobre marketing para negócios que todo empresário deveria saber atualmente:

Estude Marketing Digital

Com a internet dominando quase todos os aspectos do nosso cotidiano, seria impossível que as estratégias de marketing não se adequassem a essa realidade. E vale lembrar que os smartphones, tablets e monitores conectados com a web são os maiores veículos de comunicação atualmente.

dica para empresário - estudar marketing digital

Sendo assim, o empresário que sabe se posicionar no ambiente virtual e se relacionar com o seu público-alvo sai à frente da concorrência. 

Se você quer ser este empresário, comece o quanto antes a acompanhar lives e webinars com especialistas em marketing digital, ler sobre o assunto, explorar as ferramentas de anúncio e plataformas digitais, além de investir na compra de um site institucional próprio.

Contrate uma agência de marketing digital

Talvez você não tenha tanto tempo disponível para desenvolver estratégias de marketing de atração e aplicá-los nas plataformas digitais. Neste caso, é recomendado que a sua empresa contrate uma agência especializada neste tipo de serviço.

Desse modo, você poderá cuidar dos seus negócios tranquilo, pois a sua empresa estará sendo divulgada, os leads chegarão até você e serão gerados relatórios periódicos mostrando os resultados reais obtidos com cada campanha.

empresário agência de marketing

Descubra quem é o seu cliente

Me diga uma coisa, você vende para todo mundo? A verdade é que não. O seu tipo de público depende se a sua solução é um produto ou serviço prestado, o preço e outros detalhes mais, como transporte e necessidade de manutenção, por exemplo.

Se o empresário não tiver esse conhecimento, acabará tendo prejuízos com ações de marketing sem direcionamento, que aparecem para o máximo de pessoas possível, mas geram resultados muito baixos.

E essa tarefa é de certa forma simples. Basta que você analise o perfil social e comportamental das pessoas que costumam adquirir suas soluções e reunir as características mais comuns em um documento que poderá ser consultado posteriormente – nós chamamos de “persona” do seu negócio.

Use e abuse das ferramentas digitais

Seja uma plataforma de CRM, para agendamento de postagens em redes sociais, um construtor de sites ou outra ferramenta de anúncios. Todas elas auxiliam o empresário a gerenciar suas ações de marketing digital.

Isso traz diversos benefícios para um empresário em nosso atual cenário, no qual estamos sempre atolados de tarefas a fazer, contas a pagar, reuniões, análise de documentação, entre outras atividades.

E o melhor é que o investimento sai bem em conta. Muitas dessas ferramentas têm preços fixos baixos ou mensalidades que cabem no bolso de todos, além de oferecerem períodos de teste gratuitos.

Monte a Jornada de Compra do seu cliente

Um dos principais erros que um empresário pode cometer é não criar uma jornada de compra antes de começar a criar e divulgar os anúncios da sua empresa. Essa prática é arriscada porque essas ações não terão um direcionamento claro e, consequentemente, não atingirão os resultados almejados pela empresa.

Para contornar a situação, é preciso mapear os passos mais importantes que o cliente precisa dar para realizar uma compra – por exemplo, ver o seu post nas redes sociais, acessar o site da empresa, baixar um material rico, abrir os e-mails e por fim falar com um vendedor para fechar negócio.

jornada de compra cliente

Analise os resultados de campanhas anteriores

Para que você seja capaz de definir o que dá certo ou errado com o seu público, é essencial que sejam gerados relatórios sobre as campanhas já feitas – englobando redes sociais, tráfego pago, e-mails e ações no próprio site – e comparar os seus resultados para entender onde deverão ser focados os esforços a partir de agora.

Todo empresário deveria estar fazendo isso há muito tempo já!

O e-mail pode ser seu aliado

Engana-se aquele empresário que pensa que o e-mail já não tem mais serventia para uma boa campanha de marketing digital. A verdade é que utilizar esta ferramenta de envio de mensagens pode fortalecer a ligação do cliente com a empresa

e-mail empresário

O e-mail é um espaço mais intimista, no qual você não corre o risco de perder a atenção da pessoa pelo seu conteúdo ser mais longo do que na rede social ou por conta das atualizações dos seus concorrentes. É ideal para ações de meio e fundo de funil.

Quem não é visto não é lembrado

Você pode até ter um site para a sua empresa e estar presente nas principais redes sociais – tanto com uma página dedicada a sua marca quanto com um perfil pessoal como empresário – mas se não os alimenta constantemente com conteúdos relevantes e não promove suas soluções, não adianta de nada.

Afinal de contas, a internet está lotada de negócios similares entre si, disputando por breves momentos de atenção dos seus clientes. Portanto, não durma no ponto, atualize a web sobre o seu negócio constantemente, faça barulho!

Tráfego pago vale o investimento

Uma das reclamações que mais estamos acostumados a ouvir aqui na agência é que o empresário não tem capital para investir em anúncios patrocinados, ou então acredita que estaria apenas jogando dinheiro fora.

Caso o anúncio seja feito de forma despreocupada, sem ter o direcionamento para o público certo, realmente seria um desperdício de dinheiro para o empresário. Agora, a utilização de tráfego pago com uma persona do negócio bem definida e aliado a uma boa estratégia de marketing pode garantir que as suas metas sejam batidas.

Nenhuma rede social é permanente

Nossa última dica para você, empresário, é não se apegar a nenhuma rede social e só produzir conteúdos lá porque ela está fazendo sucesso no momento, pois amanhã pode surgir uma nova plataforma que a tire da primeira posição.

Ao invés disso, busque conectar-se a diferentes redes sociais – preferencialmente aquelas que seus clientes mais utilizam – e atualize as mesmas com conteúdos relevantes simultaneamente.

Essas foram as nossas 10 dicas sobre marketing digital que todo empresário deveria saber para garantir o sucesso do seu negócio online.

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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