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As principais ferramentas que impulsionam a sua estratégia de Inbound Marketing

Para um ourives criar as mais belas joias é preciso que ele disponha dos materiais certos para fazer o seu trabalho, caso contrário suas criações não teriam a mesma qualidade. E no Marketing se segue a mesma lógica. Se você quer que a sua estratégia de Inbound seja realmente efetiva e aumentar suas vendas, deve […]

Para um ourives criar as mais belas joias é preciso que ele disponha dos materiais certos para fazer o seu trabalho, caso contrário suas criações não teriam a mesma qualidade. E no Marketing se segue a mesma lógica. Se você quer que a sua estratégia de Inbound seja realmente efetiva e aumentar suas vendas, deve utilizar as ferramentas indicadas.

Mas quais são as ferramentas certas para se trabalhar o Inbound Marketing? Essa dúvida com certeza deve vir à sua mente, pois com as diversas opções de canais de comunicação que a internet e os aplicativos oferecem, fica difícil de escolher.

E realmente, as redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, etc, ajudam a divulgar a sua marca para o público, e aplicativos de conversa como WhatsApp e Telegram facilitam a comunicação com clientes interessados em fazer uma negociação rápida, porém, para se aplicar uma estratégia de Inbound Marketing, é preciso mais do que isso.

Além de atrair possíveis clientes para o seu site institucional, você precisa, de alguma forma, conseguir alguma informação de contato desse visitante, para então, mantê-lo interessado nas suas soluções através de conteúdos ricos a respeito dos produtos/serviços que a sua marca oferece e quando o lead estiver preparado, fechar a venda.

Dificilmente você conseguirá realizar todas essas etapas do Funil de Inbound sem dispor de ferramentas que sejam voltadas para a conversão, e relacionamento com os leads. Os aplicativos e mídias sociais servem para dar o primeiro passo dentro da estratégia, mas não são efetivos na hora de qualificar os leads e transformá-los em oportunidades de vendas.

Portanto, faz-se necessário a utilização de ferramentas para cada tipo de ação planejada. E quais seriam as ferramentas ideais para esse trabalho? Vamos lhe apresentar elas agora:

 

Landing Pages

Sabe quando você clica em um anúncio de material gratuito, curso com vagas limitadas, ou uma promoção de determinada loja e automaticamente, é direcionado para uma página de cadastro onde é preciso deixar algum dado de contato – geralmente são pedidos nome, endereço de e-mail e telefone – para então, poder usufruir do que foi prometido pelo anunciante? Então, essa ação que você fez é uma conversão nas chamadas Landing Pages.

Também conhecidas como Páginas de Captura, as Landing Pages são páginas da web que servem especificamente para a obtenção das informações de um lead que demonstrou estar interessado na sua oferta, para que assim, você consiga inseri-lo no seu Funil de Vendas e assim, começar a qualificá-lo até o momento em que a equipe de vendas poderá fazer a sua abordagem.

Mas, as landing pages não funcionam sozinhas. Para que a conversão propriamente dita aconteça, é necessário que nessa aba exista um botão de CTA para confirmar a ação que o lead está pretendendo realizar.

 

Botões de CTA (Call To Action)

Botões de CTA, ou Call To Action, são botões nos quais o lead clica ou para confirmar uma ação de conversão, caso esse esteja se cadastrando em uma Landing Page ou Pop-Up, ou então para acessar essas páginas de captura, caso o botão se encontre em alguma aba do site, pop-up ou no corpo de um e-mail.

Essa ferramenta é pensada para ser utilizada em conjunto com outras, já que possuem um tamanho reduzido onde pode ser inserido um texto pequeno, mas são muito efetivos para a estratégia de Inbound.

Ao criar um botão de CTA, você pode tanto inserir um endereço da web para o lead ser direcionado – como por exemplo, para uma landing page de cadastro ou de agradecimento – quanto colocar um arquivo para download imediato após o clique. Tudo depende de como você planeja executar a sua estratégia de Marketing.

 

Pop-Ups

A lógica de funcionamento do Pop-up é semelhante a de uma Landing Page de Captura, com a diferença que este é uma aba reduzida inserida ao longo do corpo de uma página da web. É basicamente um espaço onde o lead deixará seus dados em troca de alguma oferta ou solução criada pela sua empresa.

“se inscreva na nossa Newsletter”, “Cupom de XX% para sua primeira compra”, Baixe nosso material gratuito “Nosso site utiliza Cookies” são exemplos até bem conhecidos de Pop-Ups que costumam aparecer nos sites que aplicam estratégias de Inbound Marketing.

Os Pop-Ups são ferramentas de conversão interessantes pois são uma forma rápida de fisgar a atenção de visitantes e convencê-los a realizar determinado tipo de ação, sem interferir na navegação do site.

 

E-mails

Você tem o costume de checar a sua caixa de entrada frequentemente? Recebe muitas mensagens de marcas e empresas oferecendo conteúdos, ofertas de produtos/serviços ou até mesmo pesquisas de satisfação? Esses e-mails também são ferramentas de Inbound Marketing, e ferramentas essenciais, diga-se de passagem.

Manter contato com o seu lead para garantir que ele continue interessado na sua solução até o momento da compra é essencial para que a sua estratégia funcione, e para isso, você precisa utilizar um canal de comunicação

 

Anúncios

Você já deve estar familiarizado com os anúncios do Google Ads, Facebook Ads e até mesmo do Instagram, mas talvez esteja se perguntando por que eles estão incluídos neste texto como ferramentas de Inbound Marketing.

Basicamente, os anúncios entram como iscas para atrair visitantes interessados para o seu site, já os inserindo no topo do seu funil de vendas.

 O motivo para isso é que, dentro das opções de configuração que essas plataformas oferecem, existe a possibilidade de segmentar o público para quem esses anúncios aparecerão, de acordo com as características do seu cliente ideal, como idade, gênero, localização etc.

 

Persona do seu Negócio

No tópico anterior explicamos que é possível direcionar seus anúncios para grupos específicos de pessoas, de acordo com suas características. E para definir quais são as características mais favoráveis para o seu tipo de negócio, você precisa ter uma referência.

É aí que entra a Persona do Seu Negócio, pois é nesse documento que estão gravados as principais características dos clientes que geram as maiores receitas para o seu negócio, que vai servir para montar não só os seus anúncios ou seus conteúdos ricos, mas também toda a sua estratégia de Marketing.

 

Funil de Vendas

Cada passo da sua estratégia de Inbound Marketing deve estar relacionada a pelo menos uma das etapas do Funil de Vendas. É por meio dele que se faz o filtro dos leads mais preparados para serem abordados pelo time de vendas, do resto da sua base de leads.

De acordo com o estágio do seu lead dentro do funil é que você saberá o quão aprofundado deve ser o conteúdo que você deverá entregar a ele.

Se o lead ainda estiver no topo do funil, você deve ajudá-lo a identificar qual é a necessidade dele. Caso o mesmo já esteja no meio do funil, seu conteúdo deve servir para fazê-lo entender por que o seu produto/serviço é a melhor opção para o mesmo, e se o seu lead avançou às etapas anteriores e se encontra no fundo agora,  é a oportunidade para para fazer uma oferta e aumentar as chances de sucesso na venda.

 

Sistema de Gestão das suas ações de Marketing

Beleza. Você já tem todas as ferramentas em mãos, além de uma estratégia de Inbound traçada. Mas como vai fazer para controlar essa estratégia, uma vez que tenha a posto em prática? Através de um sistema de gestão que integre todas essas ferramentas em um só lugar.

Programas como o RD Station Marketing fazem o controle de todas as etapas da sua estratégia de Marketing além de emitir relatórios semanais e mensais com os resultados obtidos dessas ações. 

Dessa forma fica muito mais fácil aplicar suas ações de marketing, medir o retorno do seu investimento (ROI) e melhorar sua estratégia para aplicações futuras.

Você já utiliza alguma dessas ferramentas na sua empresa? O que será que você pode adicionar? Conta pra gente!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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