Um bom anúncio não é feito apenas de uma imagem bonita com uma frase dizendo para você comprar um determinado produto/serviço. É preciso trabalhar em um texto que seja rico em conteúdo e verdadeiramente relevante ao público. A prática de escrever estes textos nós chamamos de Copywriting.
Entender o que é Copywriting e aplicá-lo na criação de conteúdo do seu negócio, junto com as linhas editorias bem definidas de acordo com as principais demandas dos seus clientes e uma estratégia de SEO otimizada ajudam a sua marca a ganhar valor dentro do mercado e se destacar da concorrência. Isso porque as pessoas passam a ver a sua empresa como uma autoridade dentro do segmento e passam a ter mais confiança de que os produtos ou serviços que você vende sâo soluções eficientes para as necessidades deles.
Outra vantagem é que um conteúdo consistente atrai mais visitantes para o seu site, pois os mesmos acabam se interessando com o seu texto e querem ter a certeza se a sua solução é a ideal para eles. Desse modo, eles começam a consumir mais do seu conteúdo e avançam etapas dentro do funil de vendas, para no final fecharem negócio com a sua marca.
Então, para lhe ajudar a utilizar essa estratégia da maneira certa e alavancar o crescimento do seu negócio, vamos definir claramente o que é o Copywriting e quais são as melhores práticas para quando você for escrever seus textos. Vamos lá?
Uma breve explicação sobre o que é Copywriting
Primeiramente, precisamos entender o conceito da estratégia e como utilizá-la. Basicamente, o Copywriting é o processo de escrita de textos e chamadas – também conhecidos como Copy, daí o nome Copywriting – voltados para ações de marketing e/ou vendas de uma marca.
Sua linguagem deve ser persuasiva, a fim de levar os leitores, sejam eles leads de topo ou de fundo de funil, a realizarem algum tipo de conversão em uma landing page ou botão de CTA dentro do seu site ou comprem algum produto/serviço da sua empresa.
Para que a pessoa seja convencida é necessário que suas palavras provoquem um sentimeto ou de identificação com os valores da marca, ou de urgência para adquirir determinado produto ou setrviço antes que ele acabe.
Um exemplo de Copyright muito comum são as chamadas de anúncios de promoção de algum produto ou marca, como a Hering, que utiliza palavras como conforto, leveza e liberdade para enaltecer a qualidade das suas roupas e convida o visitante a conferir a nova coleção:
Esse conteúdo poderá ser utilizado em e-mails, descrições dentro do site, catálogos, anúncios, posts, etc. O profissional responsável por essa atividade recebe o nome de Copywriter.
Talvez você tenha percebido uma correlação entre o uso do Copywriting com as estratégias de Inbound Marketing que já falamos anteriormente aqui no blog, e isso é porque as duas coisas estão mesmo relacionadas, afinal de contas, se você quer converter leads e fazê-los avançar dentro de um funil de vendas para que realizem uma compra, é necessário que seus textos de chamada de anúncios, landing pages e CTAS sejam cativantes.
E quem deve produzir os textos que serão utilizados? A própria empresa deve escolher alguém de dentro ou seria melhor delegar essa tarefa para uma agência especializada? Bom, se você tiver alguém dentro da sua empresa que seja bom com as palavras e saiba convencer as pessoas, você pode delegar esta função extra para ela.
Porém o mais recomendável é procurar utilizar os serviços de um profissional e de uma agência de marketing, pois seu trabalho consiste em persuadir o público a adquirir os produtos/serviços de suas marcas clientes e os mesmos já estão familiarizados com a produção de textos atrativos.
Boas práticas de Copywriting para você aderir agora
Agora que você já sabe o que é o Copywriting e qual objetivo se busca alcançar por meio dessa estratégia, vamos ver quais são as melhores práticas para criar textos que funcionem como gatilhos para que seu público feche uma venda ou realize alguma ação de conversão em seu site.
Mantenha a Coerência: Quando você está vendendo uma solução para determinado público, você se compromete publicamente a entregar um resultado que esteja de acordo com o que foi proposto anteriormente.
Portanto, certifique-se que o conteúdo produzido não seja mentiroso e demonstre o verdadeiro valor do seu produto/serviço;
Demonstre Credibilidade: Existem inúmeras empresas vendendo produtos ou serviços similares, então para conquistar o coração do seu público alvo é necessário passar credibilidade no que você diz.
Mostre para a sua audiência que eles podem confiar na sua marca e que você tem um interesse genuíno em solucionar as necessidades deles, não apenas vender.
Use a quantidade certa de informações: Um texto muito longo ou carregado pode pode ter o efeito contrário do que se espera e acabar afastando a audiência da sua marca, então saiba dosar a quantidade de informações que você vai utilizar em suas chamadas.
Nem tudo precisa ser dito logo de primeira e também, dependendo do perfil do seu cliente, a linguagem a ser utilizada pode variar. Entenda bem como é o comportamento dos seus consumidores para tornar seus conteúdos voltados para eles;
Seja recíproco: Não adianta nada utilizar palavras bonitas, fazer promessas maravilhosas e esperar que o cliente tome a decisão sozinho. Os seres humanos tendem a responder positivamente a alguma ação também positiva voltada a eles. Ou seja, para que o cliente adquira a sua solução antes você precisa entregar um conteúdo de valor para ele.
Utilize comparações em sua argumentação: Se o tipo de produto ou serviço que a sua empresa ofereçe seja dificil de vender porque as pessoas acham a sua solução muito complicada, utilize metáforas e analogia no seu texto de chamada. Isso funciona já que as pessoas tendem a ser mais receptivas a informações que lhe são familiares.
Busque conhecer quais conceitos já são conhecidos pela sua audiência e associe essa ideia a informação que você está tentando passar e veja como essa tática torna o seu texto mais persuasivo.
Mostre que você é uma autoridade no seu segmento: As pessoas costumam seguir e respeitar quem considerem como um líder, e isso vale também para decidir quais marcas irão consumir. Mas ser uma autoridade não significa necessariamente que você manda e desmanda nos outros, e sim que você tem um amplo entendimento sobre como como solucionar as necessidades do seu público.
Ser visto como uma autoridade em seu nicho de mercado passa mais confiança para seus clientes e faz com que você se torne a primeira opção deles na hora de escolher de qual empresa devem adquirir determinados produtos ou serviços. Certifique-se que os seus conteúdos afirmem para o público esse posicionamento.
Faça a audiência criar Afinidade com a sua marca: Esse é um ponto importante pois atualmente, além da qualidade e do valor, as pessoas buscam pelas soluções que mais se encaixam em sua realidade, aquelas cujos valores e posicionamento mais se assemelham aos seus próprios.
Seu conteúdo deve ser feito pensando no quanto as pessoas que tenham o perfil da sua persona irão se identificar com ele, em outras palavras, quanto mais eles concordarem com o que está sendo dito, maiores as chances deles se tornarem leads e possíveis clientes.
Acione o gatilho da Escassez: Se um determinado produto ou serviço tem grande disponibilidade, as pessoas muitas vezes não se sentiram tão motivadas a adquiri-lo. É o famoso “na volta a gente compra”. Agora, quando há a sensação de urgência para realizar a compra antes que o estoque acabe ou as vagas lotem, as chances de que o cliente feche a venda são maiores, porque afinal de contas, ele não quer perder essa chance.
Frases como “poucas vagas disponíveis”, “Promoção válida até o dia xx” e “Disponivel enquanto durarem os estoques” são alguns exemplos comuns de como essa tática é utilizada. Lembrando que estamos falando se fomentar a vontade do público e não de enganá-lo.
Hoje nós falamos sobre o que é o Copywriting, para que ele serve e boas práticas para tornar seus textos mais atrativos e fazer a sua empresa crescer. Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo e até mais!