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Linhas Editoriais: Porque são importantes para o seu negócio

Se você gosta de se aventurar no mundo da escrita então é melhor ir se familiarizando com os termos mais importantes, como por exemplo as linhas editoriais. Para atrair a atenção do seu público para a sua marca e cativá-los, uma boa parte das empresas têm investido na produção de conteúdos ricos e educativos sobre […]

Se você gosta de se aventurar no mundo da escrita então é melhor ir se familiarizando com os termos mais importantes, como por exemplo as linhas editoriais.

Para atrair a atenção do seu público para a sua marca e cativá-los, uma boa parte das empresas têm investido na produção de conteúdos ricos e educativos sobre o seu negócio. E para garantir o sucesso desses conteúdos é preciso trabalhar de acordo com linhas editoriais determinadas.

Ao iniciar a produção de conteúdos para atrair e qualificar leads nas suas plataformas, é preciso ter a noção do que apresentar ao público. Saber quais conteúdos chamam mais a atenção, atraindo mais leitores.

Você pode conseguir essas informações a partir de uma análise dos clientes que já passaram pela sua empresa, as características em comum entre os mesmos, quais as dores que eles tinham que eram resolvidos pela sua empresa.

Tendo essas informações em mãos, você será capaz de organizar o conteúdo do seu blog e dos outros tipos de materiais educativos de acordo com o assunto. Dessa forma, você dá início às linhas editoriais.

O que são Linhas Editoriais

Uma linha editorial nada mais é do que a forma que o interlocutor – quem cria o material, texto, infográfico, etc. – enxerga o mundo, quais são os valores e premissas que o mesmo utiliza em seus conteúdos divulgados.

Outra definição muito utilizada dentro do marketing de conteúdo diz que a linha editorial consiste na definição e visão ampla das temáticas de conteúdo abordadas em um blog.

Vamos utilizar um exemplo para facilitar a compreensão. Imagine que você tem uma imobiliária focada na venda de imóveis e produz posts semanais para o seu blog institucional. Dentre os visitantes que acessam suas postagens, os que se enquadram no seu perfil de cliente ideal são pessoas que financiam o imóvel próprio e quem investe para ter uma renda extra.

Para garantir que essa parcela do público mantenha o interesse e engajamento é necessário que você foque o seu conteúdo em duas principais linhas editoriais: a de financiamento de imóveis e de investimento no mercado imobiliário.

Como construir as Linhas Editoriais

Já falamos anteriormente que você pode montar a linha editorial do seu blog de acordo com as principais dúvidas e questionamentos dos clientes sobre o seu negócio. Porém, você pode incrementar este processo seguindo as dicas abaixo:

Entender de forma clara quais são os seus serviços

Aqui é englobado o seu nicho de mercado, principais concorrentes e desafios, quais são as forças e fraquezas do seu negócio, como também as oportunidades e ameaças que você identifica.

Encontre um nicho específico

Escolha qual o principal nicho de temas dentro do seu segmento de mercado a serem trabalhados.

No exemplo da imobiliária esses nichos poderiam ser: tipos de financiamento disponíveis, custo benefício de trocar o aluguel por um imóvel próprio, se vale ou não a pena investir no mercado imobiliário, etc.

Faça estudos de persona

Entenda qual o perfil do seu cliente ideal – ou seja, monte uma persona – definindo quais os problemas que ele deseja resolver que são compatíveis com as soluções oferecidas pela sua empresa e crie tópicos de textos aprofundados nessas questões.

No caso dos clientes da imobiliária, quem deseja comprar a casa própria gostaria de saber se é possível fazer um financiamento e quais as modalidades disponibilizadas pelos bancos.

Já os que compram imóveis para gerar uma renda extra querem ter a certeza de que esse investimento lhe trará um bom retorno financeiro.

Seu conteúdo deve ser feito sempre tendo em mente que você precisa responder a essas duas questões.

Analise o mercado como um todo

Confira os conteúdos que a sua concorrência tem criado. Isso serve tanto para você se diferenciar quanto como Benchmarking – que é diferente de plágio porque você vai analisar o que está funcionando para outras empresas e adaptar isso a sua realidade.

Um case de sucesso que podemos indicar dentro do segmento imobiliário seria o blog da Casa Mineira. Caso tenha curiosidade dê uma olhada.

Crie categorias de conteúdo

Se existe uma ampla gama de conteúdos dentro do seu blog, será necessário organizar estes posts em grupos para não deixar o visitante se confundir e consequentemente, perder o interesse.

Pense em um supermercado. Caso não existissem os diversos corredores contendo os diferentes produtos separados por gênero, como você iria encontrar aquilo que precisa no meio de tanta bagunça?

É por isso que os construtores de site como o WordPress possuem a opção Categorias dentro de suas ferramentas de publicação de posts para fazer essa organização.

Para o nosso exemplo da imobiliária as categorias poderiam ser: Financiamento de Imóveis e Investir em imóveis.

A importância das Linhas Editoriais

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a importância das linhas editoriais, vamos tirá-las agora. Os conteúdos que você cria são de extrema importância, porque é através deles que a sua estratégia de atração acontece. 

E organizá-los de acordo com linhas editoriais bem definidas de acordo com a jornada de compra do seu cliente, as chances de que ele compre a sua solução são maiores.

Outro ponto positivo é que os textos e outros materiais voltados para a sua persona vão atrair os clientes ideais do seu negócio, pois são eles quem mais vão se identificar com o que está sendo dito.

Se as linhas editoriais do seu blog estiverem divididas de acordo com cada etapa do funil de vendas, os conteúdos serão mais eficientes para qualificar o lead recém convertido até o momento da compra.

Esse foi o nosso post falando sobre o que são linhas editoriais, como criar as suas próprias e qual a importância delas para o sucesso do seu negócio. Agora que você já tem o conhecimento, é hora de criar as linhas editoriais dos seus próprios conteúdos.

Até a próxima!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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