Desde o surgimento da Arconel Marketing e Design , desenvolvemos inúmeros projetos de identidade visual – também conhecida como Branding – para clientes dos mais diversos segmentos, como por exemplo advogados, dentistas, contadores, donos de restaurantes, corretores imobiliários, etc.
Um detalhe recorrente que acabamos percebendo é que as pessoas não têm muita noção de como a identidade visual pode impactar o seu negócio de uma maneira positiva ou negativa.
Tendo isso em mente, reunimos neste post alguns fatos que você precisa saber antes de criar e aplicar a identidade visual da sua empresa. Vamos lá:
Identidade Visual vai além do nome no cartão de visitas
É comum que nossos clientes nos procurem pedindo apenas por um cartão de visitas com o nome da empresa impresso. Seja por acharem que isso é tudo que precisam para divulgar seu negócio, seja por não quererem gastar muito dinheiro contratando o serviço de Branding.
Nestes casos nós explicamos que a identidade visual engloba não só a marca, mas também a paleta de cores utilizada, o tipo de letra escolhida, os meios digitais ou impressos pelos quais a marca será divulgada para o público, a linguagem que você utiliza ao se comunicar com os clientes e tudo o mais relacionado.
Por conta da complexidade dessa tarefa é recomendado que o diretor ou pessoa responsável busque por uma agência especializada, com boas referências, para fazê-la.
Copiar não é uma opção
Não só porque as pessoas não irão se interessar pela sua marca, que não se destaca das demais no mercado, como você também corre o risco de responder judicialmente por plágio.
Isso acontece quando uma empresa registra a sua marca e se torna dona tanto do nome quanto do ícone que a formam. Assim, se for identificada alguma reprodução não autorizada, a pessoa tem o direito de pedir a mudança da outra marca.
Resumindo, copiar uma identidade visual que já existe vai te trazer dores de cabeça e prejuízo financeiro a longo prazo.
Sua logo deve transmitir a visão da sua empresa
![Identidade visual Spa do sorriso](https://arconel.com.br/wp-content/uploads/2022/02/LOGO-PADRAO-ODONTOLOGIA-VERTICAL-SPA-DO-SORRISO.png)
Uma das primeiras coisas que alguém terá contato ao procurar pelos seus produtos ou serviços será a logo do seu negócio – que, como já falamos acima, faz parte da identidade visual.
E tendo em vista que nos dias de hoje o público quer informações claras e fáceis de se obter, é interessante que a sua logo, bem como sua identidade visual, devem fazer com que o seu cliente entenda o que é a sua empresa, qual o seu segmento de mercado e que tipos de soluções ela oferece.
Se a sua marca for capaz de fazer isso, então será uma dificuldade a menos para você criar uma jornada de compra eficiente – pois a primeira etapa, de reconhecimento, estará feita.
Elementos demais podem prejudicar a sua identidade visual
Na hora de definir a identidade visual da sua empresa, atente-se à quantidade de elementos que farão a composição, pois você pode acabar carregando as peças, o que não é muito agradável visualmente falando.
Aqui na Arconel trabalhamos com no máximo 3 elementos diferentes entre si para criar uma marca, dessa forma, conseguimos chegar a um ícone que seja simples e ao mesmo tempo transmita uma mensagem completamente.
Isso também vale para a arte de fundo , paleta de cores e o número de dados inseridos.
Uma boa identidade visual é atemporal
Sabe quando grandes empresas num determinado momento apresentam uma nova logo – às vezes até mesmo mudando as suas cores? Elas fazem isso porque suas antigas marcas não estavam mais de acordo com as características do seu público atual.
![identidade visual warner bros](https://arconel.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Rebranding-Warner-Bros.png)
Marcas consideradas “ultrapassadas” vão perdendo a sua capacidade de atrair novos clientes, enquanto aquelas criadas seguindo a tendência do momento tendem a ficar datadas depois de um prazo.
O melhor a se fazer é desenvolver uma marca flexível, que mantenha-se visualmente atrativa mesmo que as tendências de design acabem mudando com o passar do tempo.
É preciso ter um manual da marca
Assim como uma televisão nova, que chega com um manual de instruções para garantir que o produto seja utilizado da forma correta, a identidade visual de uma empresa precisa contar com um material que define como a logo, paleta de cores e demais elementos devem ser reproduzidos.
Se você não especifica como a sua marca será aplicada, pode acontecer da logo sair na proporção errada, ou com as cores trocadas, por exemplo. E se for o caso, trará um prejuízo financeiro.
![manual da marca](https://arconel.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Uso-Incorreto-Manual-da-Marca-1024x722.png)
Agora que você já sabe todas essas dicas, criar ou renovar a identidade visual da sua empresa vai ser muito mais simples e agradável!
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