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Você precisa saber disso antes de criar a Identidade Visual da sua empresa

Desde o surgimento da Arconel Marketing e Design , desenvolvemos inúmeros projetos de identidade visual – também conhecida como Branding – para clientes dos mais diversos segmentos, como por exemplo advogados, dentistas, contadores, donos de restaurantes, corretores imobiliários, etc. Um detalhe recorrente que acabamos percebendo é que as pessoas não têm muita noção de como […]

Desde o surgimento da Arconel Marketing e Design , desenvolvemos inúmeros projetos de identidade visual – também conhecida como Branding – para clientes dos mais diversos segmentos, como por exemplo advogados, dentistas, contadores, donos de restaurantes, corretores imobiliários, etc.

Um detalhe recorrente que acabamos percebendo é que as pessoas não têm muita noção de como a identidade visual pode impactar o seu negócio de uma maneira positiva ou negativa.

Tendo isso em mente, reunimos neste post alguns fatos que você precisa saber antes de criar e aplicar a identidade visual da sua empresa. Vamos lá:

Identidade Visual vai além do nome no cartão de visitas

É comum que nossos clientes nos procurem pedindo apenas por um cartão de visitas com o nome da empresa impresso. Seja por acharem que isso é tudo que precisam para divulgar seu negócio, seja por não quererem gastar muito dinheiro contratando o serviço de Branding.

Nestes casos nós explicamos que a identidade visual engloba não só a marca, mas também a paleta de cores utilizada, o tipo de letra escolhida, os meios digitais ou impressos pelos quais a marca será divulgada para o público, a linguagem que você utiliza ao se comunicar com os clientes e tudo o mais relacionado. 

Por conta da complexidade dessa tarefa é recomendado que o diretor ou pessoa responsável busque por uma agência especializada, com boas referências, para fazê-la.

Copiar não é uma opção

Não só porque as pessoas não irão se interessar pela sua marca, que não se destaca das demais no mercado, como você também corre o risco de responder judicialmente por plágio.

Isso acontece quando uma empresa registra a sua marca e se torna dona tanto do nome quanto do ícone que a formam. Assim, se for identificada alguma reprodução não autorizada, a pessoa tem o direito de pedir a mudança da outra marca.

Resumindo, copiar uma identidade visual que já existe vai te trazer dores de cabeça e prejuízo financeiro a longo prazo.

Sua logo deve transmitir a visão da sua empresa

Identidade visual Spa do sorriso

Uma das primeiras coisas que alguém terá contato ao procurar pelos seus produtos ou serviços será a logo do seu negócio – que, como já falamos acima, faz parte da identidade visual.

E tendo em vista que nos dias de hoje o público quer informações claras e fáceis de se obter, é interessante que a sua logo, bem como sua identidade visual, devem fazer com que o seu cliente entenda o que é a sua empresa, qual o seu segmento de mercado e que tipos de soluções ela oferece.

Se a sua marca for capaz de fazer isso, então será uma dificuldade a menos para você criar uma jornada de compra eficiente – pois a primeira etapa, de reconhecimento, estará feita.

Elementos demais podem prejudicar a sua identidade visual

Na hora de definir a identidade visual da sua empresa, atente-se à quantidade de elementos que  farão a composição, pois você pode acabar carregando as peças, o que não é muito agradável visualmente falando.

Aqui na Arconel trabalhamos com no máximo 3 elementos diferentes entre si para criar uma marca, dessa forma, conseguimos chegar a um ícone que seja simples e ao mesmo tempo transmita uma mensagem completamente.

Isso também vale para a arte de fundo , paleta de cores e o número de dados inseridos.

Uma boa identidade visual é atemporal

Sabe quando grandes empresas num determinado momento apresentam uma nova logo – às vezes até mesmo mudando as suas cores? Elas fazem isso porque suas antigas marcas não estavam mais de acordo com as características do seu público atual.

identidade visual warner bros

Marcas consideradas “ultrapassadas” vão perdendo a sua capacidade de atrair novos clientes, enquanto aquelas criadas seguindo a tendência do momento tendem a ficar datadas depois de um prazo.

O melhor a se fazer é desenvolver uma marca flexível, que mantenha-se visualmente atrativa mesmo que as tendências de design acabem mudando com o passar do tempo.

É preciso ter um manual da marca

Assim como uma televisão nova, que chega com um manual de instruções para garantir que o produto seja utilizado da forma correta, a identidade visual de uma empresa precisa contar com um material que define como a logo, paleta de cores e demais elementos devem ser reproduzidos.

Se você não especifica como a sua marca será aplicada, pode acontecer da logo sair na proporção errada, ou com as cores trocadas, por exemplo. E se for o caso, trará um prejuízo financeiro.

manual da marca

Agora que você já sabe todas essas dicas, criar ou renovar a identidade visual da sua empresa vai ser muito mais simples e agradável!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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