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A nova onda de rebranding das grandes marcas

Se você acessa as redes sociais regularmente, deve ter se deparado com algum post falando sobre o novo desenho da logo do Burger King. E caso você acompanhe outras grandes marcas, sabe que nos últimos tempos muitas dessas empresas passaram por um processo de Rebranding, seja mudando algum detalhe da sua logo apenas ou reestruturando […]

Se você acessa as redes sociais regularmente, deve ter se deparado com algum post falando sobre o novo desenho da logo do Burger King. E caso você acompanhe outras grandes marcas, sabe que nos últimos tempos muitas dessas empresas passaram por um processo de Rebranding, seja mudando algum detalhe da sua logo apenas ou reestruturando sua identidade visual por completo.

À medida que o tempo passa e os comportamentos e gostos do público vão mudando, os negócios precisam evoluir para poder atender às novas demandas e assim, continuarem relevantes em um mercado tão concorrido.

E uma das principais mudanças que podemos perceber como consumidores é a identidade visual das empresas, seja nas cores ou no próprio ícone que representa a marca.

Hoje vamos ver alguns exemplos de grandes marcas que passaram pelo processo de rebranding recentemente e como foi a reação do público com essas novas propostas.

Rebranding do Burger King

Rebranding Burger King
Rebranding Burger King

Uma das marcas que mais gerou burburinho com a sua nova versão foi o Burger King. O redesign apresentado agora em 2021 possui um traço mais chapado e plano, remetendo ao 2D. 

A paleta de cores também sofreu mudanças. O azul de antigamente foi retirado para dar lugar a tons de vermelho e laranja.

A nova logo da Fórmula 1

Rebranding Formula 1

A categoria de corridas mais famosa do mundo também foi uma das reconhecidas marcas que apostou no rebranding depois de anos para assim mostrar como a nova administração traria novos ares para a comunicação com os fãs.

O antigo ícone, que se utilizava dos conceitos da Gestalt para representar o F e o 1, foi substituído por um design minimalista e dinâmico, representando as pistas de corrida e em uma só cor ao invés de duas.

Mudança na identidade visual do Subway

Rebranding do Subway
Rebranding do SubWay

Voltando para o segmento de fast food, outro grande nome que passou por essa repaginada foi o Subway. Sua antiga marca, que consistia em um logotipo – que é quando a escrita do nome é trabalhada como logo – foi transformada em um imagotipo – que é a junção de um ícone e texto para formar a marca.

Esse rebranding possibilitou que a marca fosse utilizada de forma reduzida, já que nas peças e embalagens, ao invés de aplicar o nome por inteiro, apenas o ícone em formato de “s” seja reproduzido, criando assim identidade mais limpa. A paleta de cores se manteve semelhante à antiga.

Warner Bros. e a sua logo atual

Rebranding Warner Bros

Nosso último exemplo de hoje é de uma das produtoras televisivas mais conhecidas do mundo, a Warner Bros. Para comemorar o seu centésimo ano de existência, a marca anunciou que faria um rebranding e um ano depois, finalmente revelou o seu novo visual ao público.

A nova logo agora não possui mais o trabalho em relevo com o nome orbitando em sua volta. Ao invés disso, o ícone é plano e manteve apenas o formato do escudo anterior e as iniciais da empresa dentro. Da antiga paleta de cores se reutilizou os tons de azul, e a fonte oficial foi atualizada para um formato mais contemporâneo.

Como o público reage ao rebranding?

Qualquer mudança pela qual uma empresa passe, seja no aspecto físico, nos produtos, serviços ou identidade visual, com certeza irá gerar algum tipo de reação do seu público que se fomenta através de discussões, principalmente na internet.

Já é comum ver no Twitter, Instagram, Facebook ou outra rede social as pessoas postarem um comparativo entre como as marcas eram antes e como elas estão agora, pedindo a opinião dos usuários nos comentários.

Porém,  os feedbacks deles podem ser tanto positivos quanto negativos. Geralmente as palavras usadas são “ficou muito mais bonita”, “gostava mais da antiga”, “pra que mudar”, “achei criativo” e etc.

No caso da reações negativas, elas acontecem porque as pessoas já estão acostumadas com a identidade antiga e sentem que com a mudança a empresa não será mais a mesma que eles conhecem, mas esse sentimento passa depois de algum tempo.

É sempre bom fazer uma renovação e trazer novos ares, tanto para estar atualizado com as preferências do mercado quanto para dar um gás na sua rotina institucional.

E você? Qual a sua opinião sobre o rebranding das empresas?

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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