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Um bom site versus uma fachada chamativa

Na hora de criar uma empresa do zero ou renovar sua marca, a maioria dos donos de empresa têm a ideia de que é preciso criar uma fachada chamativa para sua loja ou empresa, nem todos têm a preocupação de fazer um bom site. Essa visão de negócio é reflexo de uma cultura apegada ao […]

Na hora de criar uma empresa do zero ou renovar sua marca, a maioria dos donos de empresa têm a ideia de que é preciso criar uma fachada chamativa para sua loja ou empresa, nem todos têm a preocupação de fazer um bom site.

Essa visão de negócio é reflexo de uma cultura apegada ao tradicional, que vê as mudanças acontecerem no mercado mas ainda assim se sente relutante a aderir ao novo, com medo de não se encaixar, de falhar.

Por isso vemos tantos negócios que não estão inseridos no meio digital, ou quando estão, fazem isso de maneira mínima – uma página no Facebook que não é atualizada com frequência e/ou um perfil no Instagram na mesma situação.

Mas isso também não é culpa só dos empresários, pois pode ser um reflexo do público que está ao redor dele, que faz parte da sua realidade. Afinal de contas, qual a necessidade de mudar a sua abordagem se a maioria dos seus clientes ainda vêm através do antigo marketing boca a boca?

Para entender melhor porque, mesmos os negócios mais tradicionais deveriam se preocupar mais em criar uma reputação online ao invés de continuar focando apenas na promoção física por meio das fachadas das suas lojas, vamos apresentar aqui os motivos que tornam o site a melhor opção de marketing a se investir:

Quem não é visto online não é lembrado

Atualmente vivemos em uma era onde se busca tudo nos meios digitais – seja uma pessoa, um assunto, determinado produto ou mesmo uma marca – e isso impacta em quais são as empresas que crescem e quais ficam estagnadas.

Você pode até ter clientes garantidos através do boca a boca, que compram suas soluções recorrentemente ou que passam na frente do seu negócio, veem sua fachada e decidem dar uma conferida. Porém, isso só acontece quando a sua empresa estiver de portas abertas – durante o horário comercial – e temos que levar em conta que nem todo está disponível nesses horários para poder ir até você.

Sem contar que, caso ocorra algum infortúnio como a pandemia que estamos vivenciando neste momento, você provavelmente terá de manter seu negócio fechado para atendimento presencial por causa de decretos. Isso lhe custará bastante dinheiro se a sua empresa depende apenas de vendas presenciais.

Outro ponto é que o seu alcance fica limitado às pessoas que estão próximas ao seu negócio geograficamente falando. Você até pode considerar que não é algo ruim, se a sua empresa estiver localizada em uma parte movimentada da cidade e de fácil acesso, todavia, você perde a chance de poder vender para pessoas de fora, que não conseguem ir até o seu negócio.

A tecnologia proporciona a quebra da distância, nos permite atingir pessoas as quais não teríamos contato de outra forma, além de que, ao invés de você ter que ir atrás dos clientes, eles venham até você, seja por terem clicado em um anúncio da sua marca ou então terem lhe achado por meio de uma busca orgânica.

E também não podemos esquecer que o site continua disponível mesmo fora do horário comercial.

Vaidade x Eficiência

Ok, você ainda deve querer ter um espaço físico e encontrar com seus clientes cara a cara. E para capturar a atenção de possíveis compradores, você investe alto no visual da fachada da sua loja/empresa. 

Realmente, uma fachada chamativa atrai a atenção das pessoas para a sua marca, mas é preciso mais do que aparência para os visitantes se tornarem clientes e até mesmo queiram comprar de você novamente. Experiência de compra e percepção de valor são fatores que pesam muito mais para o público atualmente.

Já passou pela situação de ser atendido friamente, sentir que o vendedor ou atendente não liga para o seu problema? Pois é, não existe boa decoração que compense isso. Também não vai adiantar nada se o cliente não achar que a sua solução vale o preço que você está pedindo.

O que fazer então?

Antes que você se desespere e fique achando que todo o seu investimento para fazer uma bela fachada para a sua loja ou empresa forma em vão, preste atenção.

Não tem nada de errado em querer cuidar do visual do seu negócio, pois afinal de contas é isso que as pessoas irão ver quando estiverem passando por ali e também uma fachada abandonada passa uma mensagem negativa.

Mas tenha em mente que isso não deve ser o seu foco. Ao invés disso você deve combinar a sua fachada chamativa com um bom site institucional. Dessa forma, tanto os clientes que vão presencialmente até o seu negócio quanto os que te acham online poderão ser atendidos e sua experiência de compra será aprimorada.

Você já possui um site ou trabalha apenas com vendas presenciais? Nós criamos sites para diversos tipos de empresa e ajudamos nossos clientes a organizar suas páginas de captura e base de leads. Confira nossas soluções!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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