Tráfego pago – quando é interessante pagar para ser visto?

Muitas vezes você elabora uma ótima estratégia de Marketing de Conteúdo e executa suas ações conforme o que foi planejado, mas isso não é o suficiente para aumentar o engajamento dos clientes com a sua marca. São nessas horas em que o tráfego pago se torna uma opção a se considerar. Dependendo dos resultados que […]

Muitas vezes você elabora uma ótima estratégia de Marketing de Conteúdo e executa suas ações conforme o que foi planejado, mas isso não é o suficiente para aumentar o engajamento dos clientes com a sua marca. São nessas horas em que o tráfego pago se torna uma opção a se considerar.

Dependendo dos resultados que você quer ter, é preciso haver um investimento financeiro para que mais pessoas vejam a sua empresa quando estiverem navegando por algum site ou em redes sociais como Facebook e Instagram.

Mas como saber se a sua estratégia de Marketing precisa do apoio de anúncios pagos? Continue lendo para descobrir.

 

Diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago

Existem duas formas do cliente chegar até o seu site. A primeira forma é o tráfego orgânico, quando os clientes procuram pela sua empresa por conta própria e chegam ao seu site através do Google ou outro buscador. Isso acontece graças ao SEO, que corresponde os termos pesquisados pela pessoa com as palavras que estão nos textos do seu site.

Tráfego pago - quando é interessante pagar para ser visto?

Também temos o tráfego pago, no qual você paga para que um anúncio da sua empresa apareça em outros sites e aplicativos ou então para que seu site esteja nos primeiros lugares  dos resultados de uma pesquisa. Neste segundo caso, os clientes chegam até o seu site clicando em um desses anúncios.

Outra diferença é que, quando falamos em busca orgânica, qualquer pessoa pode acabar caindo no seu site, inclusive aquelas que não se interessam pelo seu negócio ou então que não se encaixam nas características do seu público-alvo.

Já no caso dos anúncios pagos, você tem a opção de segmentar o tipo de público para o qual o seu anúncio será exibido, definindo características como região, idade, gênero, ocupação, canais de mídia, etc. Isso não impede que o seu site tenha visitantes que não tenham o mesmo perfil da sua persona, mas vai aumentar o número de visitas das que são.

Tráfego pago - quando é interessante pagar para ser visto?

 

Vantagens de utilizar o tráfego pago

Pode parecer que pagar para aumentar as visitas no seu site é um desperdício de dinheiro. Porém o investimento em anúncios traz sim vantagens para o seu negócio, como por exemplo:

  • Excelente capacidade de segmentação do público ao qual seus anúncios são destinados;
  • Pode gerar resultados imediatos;
  • Aumenta suas taxas de conversão de leads;
  • Você apenas precisa ter o conhecimento sobre como funcionam as plataformas de anúncio;
  • É possível escolher para quais páginas do seu site você quer levar mais visitantes.

Tráfego pago - quando é interessante pagar para ser visto?

Desvantagens da utilização de tráfego pago

Como nem tudo na vida são flores, caso você opte por utilizar uma campanha de anúncios patrocinados na sua estratégia de Inbound Marketing, deve ter em mente que essa prática tem algumas desvantagens, que são:

  • O anúncio só fica disponível até um determinado limite de tempo;
  • Quanto menos capital você investir, menor será o alcance do seu anúncio;
  • Os custos das plataformas de anúncios  vão aumentando a médio e longo prazo.

 

Então, quando vale a pena investir em tráfego pago?

Depois de colocar na balança os fatores positivos e negativos do uso de tráfego pago para fazer o seu site ter mais visitantes, você deve estar se perguntando “Será que essa estratégia vale a pena para o meu negócio?”, “como saber se eu deveria ou não fazer esse investimento?”. 

Para te ajudar a esclarecer essas dúvidas, vamos pontuar agora algumas situações que indicam que valeria a pena investir em tráfego pago, das quais você pode acabar se identificando com uma ou mais:

  • Não ter tempo hábil para estudar sobre estratégias de SEO e para produzir conteúdos relevantes;
  • Você ou sua equipe não possuem um grande conhecimento sobre Marketing de Conteúdo;
  • Seu site institucional foi criado a pouco tempo e ainda não consegue gerar um volume satisfatório de visitantes;
  • Garantir que o seu público-alvo vai ver o seu site.

Para finalizar, te digo que, independente de você utilizar ou não o tráfego pago, é interessante que seus anúncios estejam bem alinhados com as outras ações da sua estratégia de Inbound Marketing para garantir os melhores resultados ao final.

Se você precisa de ajuda para estruturar uma boa estratégia de marketing e os seus anúncios, fale com a gente. Será um prazer poder lhe ajudar!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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