Site lento e mal posicionado no Google VENDE MENOS. Veja como resolver

Sua empresa possui um site lento, mal posicionado dentro da aba de resultados do Google e que, de quebra, não recebe tantas visitas? Pois saiba que estes fatores estão diretamente relacionados entre si.

A internet trouxe praticidade e rapidez para quem busca novas soluções das empresas — hoje, quase tudo se resolve com alguns cliques. Porém, quando uma página leva mais de 3 segundos para carregar, muitos clientes desistem da compra.

Outro problema é a dificuldade de encontrar algumas marcas dentro da imensidão que é a web. A maioria das pessoas consulta apenas as duas primeiras páginas de resultados do Google. Se seu nome aparecer nas últimas posições, você terá menos chances de ser escolhido.

site lento no google

Esses dois fatores culminam em menores taxas de vendas. Para que o seu negócio não caia neste limbo, aqui vão algumas dicas:

Teste o seu site com o PageSpeed

site lento pagespeed

Um dos fatores primordiais para melhorar o seu posicionamento é otimizar o tempo de carregamento das páginas do seu site para menos de 3 segundos. E para fazer isso, o primeiro passo é verificar qual é a velocidade de carregamento atual.

Existem diversos sites nos quais você pode fazer o teste gratuitamente, por exemplo, o Google PageSpeed Insights. Você só precisa inserir o link do seu site – pode ser da página inicial ou outra em específico – e esperar a ferramenta carregar o resultado.

Com essas informações em mãos, será fácil identificar um possível caso de site lento e então, começar a trabalhar em suas melhorias.

Site pesado demora para carregar

site pesado demora para carregar

Em resumo, o que faz um site demorar mais ou menos tempo para carregar suas páginas é o tamanho de componentes como imagens, vídeos, animações e textos.

Vale a pena dar uma revisada nos arquivos, verificando tamanho e resolução – muitas vezes, alguns poucos megabytes a menos já fazem uma grande diferença para o tempo de carregamento.

Estratégia de SEO

Uma das formas mais simples de melhorar o rankeamento do seu site nos resultados do Google – além de resolver o problema do site lento, é claro – é desenvolvendo uma boa estratégia de SEO.

Basicamente, você precisará descobrir quais são os termos mais pesquisados pelo seu público e então, incluir essas palavras chave tanto nos títulos das páginas quanto no corpo dos textos.

Assim, a ferramenta do Google conseguirá identificar o seu site como um resultado relevante e começará a mostrá-lo para mais pessoas – mesmo que se trate de um site lento.

cliente pesquisando no Google

Outra opção que pode valer a pena é comprar determinadas palavras do Google. Isso garantirá, por um determinado período de tempo, que a sua empresa seja atrelada a esses termos quando forem pesquisados.

Mantenha seu site sempre atualizado

Para finalizar, mantenha as atualizações sempre em dia. Além de evitar que ocorra uma situação chata com um site lento, isso também serve para melhorar o posicionamento da sua empresa na web.

Utilize boas ferramentas de construção de sites para essa tarefa – nós recomendamos fortemente o Divi.

Como anda o seu site?