Na internet existem variados símbolos e elementos gráficos disponíveis para nos auxiliar a expressar nossos pensamentos e opiniões, como a Hashtag, por exemplo. Contudo, mesmo sendo tão utilizada, nem todo mundo sabe realmente para que ela serve.
Por isso, hoje vamos falar sobre como surgiu a hashtag, para que ela serve e como evitar cair em shadowbane caso a utilize.
Como a Hashtag surgiu
O símbolo do “jogo da velha” já existia há muito tempo e era utilizado principalmente pelas centrais telefônicas para redirecionar ligações e nas partituras musicais para indicar um “acidente musical” em um acorde.
Essa forma de destacar determinado assunto começou a ser utilizada lá em 2005 quando o Orkut ainda era uma das principais redes sociais.
O responsável pela introdução desse indexador foi o jornalista brasileiro Wander Verch, porém, a sua popularização ocorreu a partir de 2007, quando o designer de códigos abertos Chris Messina fez um tuíte utilizando a Hashtag.
Esse foi o estopim para que o indexador deixasse de ser uma forma de comunicação exclusiva dos programadores e se tornou parte da linguagens até das pessoas mais leigas na internet, sendo utilizada em todas as redes sociais.
Isso graças ao uso orgânico, principalmente em outubro daquele mesmo ano, quando as pessoas começaram a falar sobre os incêndios que estavam ocorrendo no sul da Califórnia através da hashtag #sandiegofire.
Com a sua utilização em massa, foi necessário criar uma ferramenta de hiperlink que catalogava todos os conteúdos criados utilizando determinada hashtag. Essa ferramenta está em uso até os dias atuais.
Afinal de contas, para que serve a Hashtag
Basicamente podemos dizer que a Hashtag é a junção do símbolo tipográfico cerquilha (#) com uma palavra-chave ou termo. A combinação desses caracteres serve para criar um hiperlink que redireciona quem clicar em cima para uma página onde estão listadas todas as mensagens e conteúdos relacionados a determinado tema.
Isso facilita o acesso das pessoas a algum assunto que esteja sendo amplamente discutido, então é possível achar a origem da discussão e os seus tópicos mais importantes.
Dessa forma, não ficamos perdidos diante de tanta informação a respeito de um assunto que nos interesse, caso estejamos acessando esse conteúdo através das redes sociais.
E no caso de você estar utilizando a hashtag nos seus posts, isso também ajuda a aumentar o alcance do seu conteúdo, já que o algoritmo da rede social acaba identificando elas no seu conteúdo e assim, o considerando mais relevante.
Então, quer dizer que o uso de hashtags só proporciona coisas boas? Não exatamente. Como esse indexador é amplamente utilizado atualmente, algumas vezes a sua inserção no texto pode acabar prejudicando o alcance do post o deixando invisível para uma boa parte do público. Esse efeito é o que nós chamamos de Shadowban.
Cuidados para não cair no Shadowban
Se você tem o Instagram como uma das principais ferramentas para atrair clientes para o seu negócio, não seria nada agradável se de repente as suas postagens perdessem o alcance que tinham por causa do uso descuidado da hashtag.
O Shadowban, basicamente, é um impedimento feito pela própria rede social, de uma forma não explícita, quando é considerado que o conteúdo em questão é, de alguma forma impróprio, seja por ser irrelevante para o seu público ou por ser uma obra de bots.
Essa ação faz com que os usuários da plataforma não recebam as suas postagens no feed pessoal, caso já sejam seus seguidores, e que também não encontrem esse conteúdo na aba de pesquisa. Então, se eles quiserem ver os seus posts, terão que acessar diretamente o perfil da sua empresa.
Mas para eles procurarem diretamente por você, eles precisam estar muito engajados, muito interessados na sua empresa, o que não é tão simples de acontecer. Portanto, é preciso tomar alguns cuidados básicos ao utilizar as hashtags para evitar que o seu conteúdo seja barrado pela plataforma.
Primeiramente, limite o número de curtidas e comentários em hashtags que tenham a ver com o seu negócio. É bom interagir com conteúdos que se encaixem com a proposta da sua empresa, porém, essa atividade em demasiado pode parecer uma ação automatizada (bot).
Outro ponto importante é saber se as hashtags que você está utilizando já não está em shadowban, para não correr o risco de ser banido também.
Não use as mesmas hashtags repetidas vezes, pois isso pode ser caracterizado como spam. Ao invés disso, alterne os marcadores entre as postagens, tente escolher as que tenham as palavras-chave do conteúdo em questão – isso se elas não forem rejeitadas pelos motivos anteriores.
Por último, evite usar automações para aumentar seu alcance, porque, novamente, isso pode ser visto como spam, o compartilhamento orgânico é a melhor opção para conseguir engajamento e principalmente, para não manchar as suas hashtags.
Essas foram as principais informações que você precisava saber sobre como a hashtag surgiu, para que ela serve e quais cuidados tomar com o seu uso. Qual desses tópicos você já conhecia?
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