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As melhores práticas para otimizar a sua automação de Marketing

Um dos pontos mais importantes de uma boa estratégia de marketing digital é a estruturação da estratégia de e-mail. O sucesso ou fracasso das suas ações vai depender das práticas para otimizar o alcance das suas mensagens e as taxas de clique em algum link ao longo do e-mail.   Depois de você já trabalhar […]

Um dos pontos mais importantes de uma boa estratégia de marketing digital é a estruturação da estratégia de e-mail. O sucesso ou fracasso das suas ações vai depender das práticas para otimizar o alcance das suas mensagens e as taxas de clique em algum link ao longo do e-mail.

 

Depois de você já trabalhar a algum tempo com estratégias de marketing e automação de e-mails para sua base de leads, é possível perceber quais são as melhores práticas, aquelas que trazem os resultados mais positivos e geram um maior número de conversões e de vendas para o seu negócio.

Ter a noção de quais práticas são essas e repeti-las nas campanhas futuras é de suma importância para fazer o seu negócio crescer cada vez mais. E como você vai saber quais métodos estão trazendo melhores resultados? Através da análise das métricas e do ROI.

Podemos até dizer que as práticas que funcionam melhor podem variar de acordo com o seu tipo de negócio, mas existem alguns cuidados e ajustes que valem para qualquer empresa e qualquer modelo de e-mail.

“Ah, mas então quer dizer que os meus e-mails não irão performar bem se eu não adotar essas práticas?” Não exatamente. As suas campanhas de automação podem sim ter um alto índice de engajamento dos seus clientes mesmo sem estes ajustes. Porém, é muito mais garantido que seus e-mail tenham maiores taxas de aberturas e cliques caso você siga esses passos.

Bom, agora que já falamos sobre o porquê você deveria adotar as nossas dicas, então vamos ao que realmente interessa:  nossa lista das melhores práticas para otimizar a sua automação de e-mail marketing.

 

Crie um título chamativo

O primeiro texto que o seu destinatário verá será o título do seu e-mail e será através do mesmo que ele decidirá se irá ou não abrir a sua mensagem, então é preciso caprichar na chamada!

Utilize verbos de ação e palavras que instiguem a pessoa a saber qual é o conteúdo da mensagem, que transmitam a ideia de ser algo urgente e importante – algo como “novidade”, “lançamento exclusivo”, “última chance”, “não perca”.

Também é válido inserir emojis que tenham a ver com a frase, por exemplo se você está divulgando a oferta de um produto, pode utilizar um ícone de carrinho de comprar ou de sacola. Eles ajudam a quebrar a seriedade e despertar as emoções do leitor. 

 

Mesclar imagens com textos

Textos muito longos podem cansar a vista além de fazer o seu cliente perder a atenção logo no começo, portanto faça uso de imagens e até mesmo gifs para quebrar a monotonia do texto e ajudar a transmitir suas intenções mais claramente. 

O tamanho da imagem utilizada irá depender da hierarquia dessa informação dentro do texto, porém é recomendável que ela não ocupe um espaço exagerado ou seja minúscula, a ponto de que não se consiga dintinguir suas formas. Outro fator importante é que as imagens devem ser próprias e não copiadas de outras páginas da web, sejam elas concorrentes ou não.

 

Adicionar links nas imagens também

Não só entregar o recado, você também precisa convencer seu cliente a acessar as páginas do seu site no momento em que ele estiver lendo o e-mail, então é interessante colocar um maior número de links ao longo do corpo da mensagem.

Por isso, adicionar links de redirecionamento nas imagens que compõem o e-mail ajuda a aumentar a conversão. Já que, durante a leitura de textos em um monitor de computador ou celular, costumamos – mesmo que inconscientemente – percorrer a mensagem com nossos dedos ou então com o cursor do mouse.

Tendo isso em mente, é interessante que os links estejam bem distribuídos, para aumentar as chances do seu cliente ser redirecionado e converter em alguma página de captura, mesmo que ele não leia o e-mail por inteiro.

 

Fazer o teste de envio antes do disparo

Ninguém gosta de planejar uma campanha, produzir os e-mail e enviá-los para só depois perceber que havia erros nos mesmos, que comprometem tanto a entrega das mensagens na caixa de entrada do destinatário, quanto às suas taxas de abertura e de cliques únicos.

Para evitar que esse tipo de situação aconteça, você deve, antes de disparar os e-mails definitivamente para a sua base, enviá-los para sua equipe ou até para si mesmo, a fim de conferi-los sobre a perspectiva do destinatário e poder identificar quaisquer problemas para que sejam corrigidos.

Dentro dessa prática, você pode enviar o e-mail para diferentes domínios – como gmail, outlook, yahoo, etc. – para verificar como suas imagens, links e botões estão performando em cada um deles.

Isso ajudará a melhorar o desempenho de todos os seus disparos!

 

Adicionar copys chamativas no texto

Mesmo que o propósito do e-mail já seja em si instigante, o uso despreocupado de palavras e termos pode acabar diminuindo o interesse do leitor em clicar nos links anexos. 

Evite isso utilizando frases mais curtas e divida a mensagem em parágrafos, cada um deles com uma chamada de ação. Pegue como exemplos as duas frases abaixo:

 

“Estamos lançando uma promoção para nossos clientes, oferecendo 50% de desconto em nossos produtos.”

“Corra para o nosso site e aproveite para comprar nossos produtos por metade do preço!”

 

Qual das duas é mais chamativa? A segunda não é mesmo? Veja como a mudança no tom, inserção de verbos e a pontuação fazem uma enorme diferença no impacto que a sua mensagem irá transmitir. É por esse motivo que você deve escolher bem as copys utilizadas em seus e-mails.

Quais dessas práticas parecem ser as melhores na sua opinião? Você já tem o hábito de fazer alguma  dessas coisas?

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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