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O que são os materiais ricos, ou as chamadas ofertas iscas e para que servem

Praticamente toda estratégia de Inbound Marketing conta com materiais ricos. Eles funcionam como a isca que fará o visitante visitar a página do seu site e realizar uma conversão, fornecendo seus dados para contato. Assim, você ou algum colaborador será capaz de abordar o lead recém chegado em outras ocasiões oportunas e durante um determinado […]

Praticamente toda estratégia de Inbound Marketing conta com materiais ricos. Eles funcionam como a isca que fará o visitante visitar a página do seu site e realizar uma conversão, fornecendo seus dados para contato.

Assim, você ou algum colaborador será capaz de abordar o lead recém chegado em outras ocasiões oportunas e durante um determinado período, prepará-lo para o momento da abordagem definitiva.

Mas antes de pensar na venda, devemos recapitular quais são os tipos de ofertas isca que podem ser consideradas materiais ricos e quais são as melhores formas de utilizá-las dentro da sua estratégia de marketing digital.

materiais ricos estratégia de marketing

Materiais ricos e ofertas isca

A primeira informação que precisamos deixar clara é que praticamente todos os  materiais ricos podem ser utilizados como uma oferta isca, mas nem toda oferta isca é necessariamente composta por um material rico.

Isso porque, para ser considerado um material rico, o conteúdo em questão deve entregar informações que sejam relevantes para a realidade do seu público alvo. Como e-books, infográficos, diagnóstico para empresas ou vídeo-aulas.

tipos de oferta isca

Mas não se engane, isso não significa que uma oferta isca que não se enquadre na categoria de materiais ricos não tenha valor para a sua estratégia. Ela pode ser um cupom de desconto para uma compra ou uma ferramenta digital, por exemplo.

Como utilizar os materiais ricos

Agora que você já entende a diferença entre os materiais ricos e as outras ofertas isca, vamos falar a respeito de como utilizar tais recursos para tornar a sua estratégia de marketing mais eficiente.

Começando pelo topo do Funil de Marketing, você pode criar materiais ricos que respondam às principais dúvidas que os seus clientes tenham, seja sobre a rotina deles ou sobre o seu segmento de negócio.

Por exemplo, se a sua empresa vende artigos esportivos, você pode criar um e-book falando sobre os equipamentos necessários para a prática de um determinado esporte.

Já na etapa de meio de funil, os seus materiais devem ser mais aprofundados dentro da temática relacionada ao seu negócio. Aqui, o foco deve estar apresentar as soluções para os problemas apresentados anteriormente, fazendo uma ligação dos assuntos. 

No caso da loja de equipamentos esportivos, seria interessante oferecer um novo conteúdo para os leads, desta vez indicando as melhores opções para a compra de equipamentos de qualidade – seu negócio incluso.

Finalmente, para o fundo do funil de vendas, os conteúdos devem apresentar os benefícios que apenas a sua empresa oferece no mercado. Exemplo, um comparativo das soluções entre as empresas A, B e C.

Se você utilizar os materiais ricos de acordo com os objetivos do seu negócio, logo terá resultados incríveis!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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