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Meio de Funil: Hora do seu peixe morder a isca

Em nosso post anterior falamos mais sobre como funciona a etapa de Topo de Funil e que tipos de ações devem ser feitas para os leads que se encontram neste estágio. Agora está na hora de avançarmos mais uma etapa e aprofundarmos a discussão sobre quais as melhores ações de Meio de Funil. Depois de […]

Em nosso post anterior falamos mais sobre como funciona a etapa de Topo de Funil e que tipos de ações devem ser feitas para os leads que se encontram neste estágio. Agora está na hora de avançarmos mais uma etapa e aprofundarmos a discussão sobre quais as melhores ações de Meio de Funil.

Depois de terem realizado a conversão e entrado no Funil de vendas, esses leads começam a receber conteúdos educativos que os ajudem não só a identificar quais são as suas reais necessidades, como também quais são os tipos de soluções mais apropriadas para eles.

Então, chegamos em um momento no qual você deve encantar o cliente, já que o mesmo já tem plena noção de qual é  problema dele e está buscando as melhores soluções para resolver isso. É preciso mostrar para ele que a sua marca possui um produto ou serviço que se adequa às necessidades que ele possui.

Mas como fazer isso da melhor forma? Continue lendo e descubra:

 

Como funcionam as ações de Meio de Funil

A etapa de Meio de Funil, que também é conhecida como MoFu, é o equivalente as etapas de Reconhecimento do Problema e de Consideração da Solução. Dentro desses estágios, estão os leads mais preparados, que já entendem perfeitamente quais são as suas necessidades e agora estão à procura das soluções com as quais mais se identifiquem.

Trazendo de volta o exemplo do casal que busca comprar seu primeiro imóvel, então eles fizeram algumas pesquisas na internet e encontraram materiais, como guias de imóveis nos bairros mais procurados, baixaram alguns e-books sobre financiamento e já tem claro o problema que tem a resolver.

Provavelmente, eles irão procurar algumas imobiliárias e entrar em contato. 

Neste caso irão começar a receber anúncios desta imobiliária que eles baixaram os materiais e para conseguir conquistar esse cliente, você deve convencê-los de que você tem o serviço que ela procura e que sua empresa tem um nome confiável e vai ajudá-los a resolver.

Isso vai fazer com que, mesmo não decidindo imediatamente fechar negócio com você, eles considerem uma marca como uma das opções. A partir daí, você deve continuar aparecendo para eles e fortalecendo a interação para que, cada vez mais, eles considerem a sua solução como a ideal para si.

E como fazer isso? Uma alternativa eficiente é trabalhar uma automação de e-mails explicando detalhadamente como funciona o processo de compra de apartamento ou de casa, documentação necessária, valores de entrada, etc.

Esse tipo de conteúdo mostrará para o seu lead o quão preparada a sua empresa está para resolver as dores, o quanto você tem domínio sobre o seu nicho de mercado e o quão confiáveis são as suas propostas.

A partir daí, seu lead se tornará mais qualificado para uma venda do Meio do Funil para o estágio final da Jornada de Compra – o qual falaremos melhor em um próximo post.

 

Vendo e aprendendo – Exemplos de ações de Meio de Funil

Igual ao que foi feito no texto anterior, depois de explicarmos mais detalhadamente como funcionam as ações voltadas para leads de Meio de Funil, agora é o momento de apresentar alguns exemplos utilizados por empresas já estabelecidas no mercado. Então sem mais delongas, vamos aos exemplos:

 

Arconel – Newsletter Mensal

Quem acompanha a Arconel há algum tempo já deve ter recebido pelo menos uma de nossas Newsletters. Através desses e-mails mandados mensalmente nós atualizamos nossos parceiros sobre as postagens mais recentes do nosso blog, além de apresentar outros materiais gratuitos, como e-books, infográficos e o nosso Raio-x gratuito do Marketing.

Meio de Funil: Hora do seu peixe morder a isca

Fazemos isso para mostrar aos nossos leads que podemos fazer muito mais por ele do que simplesmente anunciar nas redes sociais e que as nossas soluções têm um embasamento sólido.

 

CJ Automotiva – E-mail Marketing

Este nosso Cliente, que é uma revendedora de autopeças, também utiliza uma estratégia de automação de e-mails para aumentar o interesse dos seus leads nos produtos oferecidos pela loja. 

Um dos e-mails que fizeram parte dessa automação fala sobre os cuidados que a pessoa deve ter com a bateria do seu veículo durante o inverno. Além de despertar o interesse da pessoa no assunto, cria-se um motivo para que eles visitem o site institucional da marca e quem sabe, adquiram algum produto do Outlet da empresa.

Meio de Funil: Hora do seu peixe morder a isca

Dessa forma, eles fortalecem a relação com seus leads, mesmo que estes acabem não comprando algum produto na hora, quando estiverem precisando de alguma peça para o seu carro, vão se lembrar da CJ Automotiva, além é claro, de estarem mais preparados para avançar do Meio do Funil para o Fundo.

 

Sallve – Automação de E-mails

Lembra do quiz sobre qual o seu tipo de pele, que pedia para cadastrar o e-mail e outros dados de contato para poder completar o questionário, no nosso post sobre as estratégias de Topo de Funil? 

Pois então, essa oferta-isca foi a porta de entrada para que os visitantes se tornem leads e recebam conteúdos sobre cuidados com a pele, qual produto utilizar de acordo com o seu tipo de pele, promoções da loja, etc. através da automação de marketing.

Essa estratégia funciona tanto para engajar os leads a comprarem da marca pela primeira vez, como também para fidelizar clientes antigos, pois dessa forma, as pessoas estão sempre vendo algo relacionado a sua marca e seu nome estará sempre na mente delas.

Já dizia o ditado “quem não é visto não é lembrado” e estar sempre na mente dos seus clientes é um dos pontos chaves para que a sua estratégia de Inbound Marketing traga os resultados esperados.

O que você faz para que os seus clientes sempre vejam você?

Até o último post da nossa série sobre o Funil de Vendas!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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