Mapa Semântico: O que é e por que fazer um?

Também conhecido como Mapa Mental ou ainda, Moodboard, consiste em uma tela onde são agrupadas palavras, imagens, desenhos, recortes de revistas e jornais, tecidos, plantas e objetos que serão utilizados como referências do projeto. Ou seja, é o agrupamento das referências que irão nortear os rumos do desenvolvimento de determinado produto ou serviço. Todo processo […]

Também conhecido como Mapa Mental ou ainda, Moodboard, consiste em uma tela onde são agrupadas palavras, imagens, desenhos, recortes de revistas e jornais, tecidos, plantas e objetos que serão utilizados como referências do projeto. Ou seja, é o agrupamento das referências que irão nortear os rumos do desenvolvimento de determinado produto ou serviço.

Todo processo de criação, seja de um novo produto, serviço, comércio, campanha, etc, começa com a organização das ideias e do estabelecimento de conceitos a serem seguidos. E para conseguir traduzir tudo o que se deseja fazer de forma palpável, faz-se necessário a utilização de um Mapa Semântico.

Por exemplo, você está fazendo um projeto e está com uma boa ideia, mas não sabe como se expressar para o seu   designer ou para a agência que você contratou, o mapa semântico/mood board irá te ajudar com isso.

Pode parecer que o Mapa Semântico só é necessário para os profissionais da área de Design e Arquitetura, contudo, essa ferramenta visual, tão utilizada em tais profissões, serve para o desenvolvimento de projetos em diversas áreas profissionais, como por exemplo Marketing, vendas, imobiliária, etc.

Além de ser possível ser executado por diferentes tipos de equipes dentro de um negócio, você vai perceber como é fácil criar o seu próprio mapa semântico, basta deixar a criatividade solta e reunir todas as informações que conseguir em um só lugar.

Vamos entender melhor o que é um Mapa Semântico, por que utilizar e como montar o seu próprio:

O que é um Mapa Semântico?

O Mapa Semântico, também conhecido como Mapa Mental ou ainda, Moodboard, consiste em uma tela onde são agrupadas palavras, imagens, desenhos, recortes de revistas e jornais, tecidos, plantas e objetos que serão utilizados como referências do projeto. Ou seja, é o agrupamento das referências que irão nortear os rumos do desenvolvimento de determinado produto ou serviço. Tudo isso para que você cliente consiga fazer uma conexão entre oque você quer e o que o designer conseguirá fazer.

Para entender melhor, vamos utilizar um exemplo prático. Suponha que você e a sua equipe são os  responsáveis por criar uma nova coleção de roupas para a primavera e que a ideia é incorporar a flora brasileira nas estampas.

Apesar de já ter uma ideia definida na cabeça, escolher qual o melhor estilo de estampa, os tecidos cortes e modelos das roupas pode ser uma tarefa bem complicada, então é preciso ter um documento com o máximo de informações que auxilie na tomada de decisão a respeito de como prosseguir o projeto. Esse documento em questão é o mapa semântico.

Na Arconel Marketing e Design, toda vez que vamos iniciar o processo de criação de alguma logo para nossos clientes, a primeira coisa que fazemos é montar o mapa semântico do projeto, com, imagens, fotos, palavras etc., tanto enviadas pelo cliente quanto recolhidas por nossa equipe e juntamos todas as informações em um só espaço que estará disponível para consulta durante o desenvolvimento da logo.

Mapa Semântico: O que é e por que fazer um?
Mapa Semântico para criação de logo de escritório de advocacia

Por que criar um Mapa semântico

Existem dois motivos principais para montar um mapa semântico antes de dar início a algum tipo de projeto: o primeiro, como já foi dito antes, é a necessidade de organizar todas as informações em um só lugar, possível de ser consultado a qualquer momento, para que nenhuma ideia importante seja perdida.

O segundo motivo é que hoje em dia não se inventa praticamente nada do zero, seja um produto, serviço, programa de TV, aplicativo, etc. Para tudo existe alguma referência anterior e a melhor forma de tirar proveito dessas referências é dispondo elas junto a outras informações em um mapa mental.

Veja bem: O Uber não inventou nenhum novo meio de transporte. Apenas reuniu uma necessidade do público a uma boa proposta de solução. O Nubank não inventou o banco, apenas o tornou mais acessível digitalmente.

Essas ideias inovadoras surgiram pois seus idealizadores conseguiram reunir as informações certas sobre qual a sua necessidade e quais as melhores propostas de solução disponíveis no mesmo espaço e fazer as ligações que deram origem a duas das maiores startups da atualidade.

Como montar um mapa semântico

Já ficou bem claro o que é um mapa semântico e porque ele é tão importante para desenvolver novas ideias e projetos, agora vamos falar sobre como ele é montado.

Basicamente, para criar um mapa semântico você primeiro precisa de uma superfície onde possa reunir as informações e referências. Então você pode começar a coletar imagens, fotos, palavras, textos, tecidos, folhas, colagens e qualquer outro tipo de material no seu mood board. Essas informações reunidas podem ser referências para o projeto bem como sobre o público que a sua solução é direcionada. 

Para isso você pode até usar a ferramenta do google imagem para te ajudar na criação deste mapa semântico. Aqui na nossa empresa nós sempre gostamos de colocar nossa ideias em um mapa semântico, algumas vezes, por exemplo coisas esdrúxulas como o logo do time do cliente,  modo, e ainda existem muitos empresários hoje em dia que escolhem a cor da sua marca desse sem problema escolher assim, também pode ser colocado exemplos de letras que o cliente gosta, até mesmo letra manuscrita.

Não existem limitações sobre qual meio utilizar para montar o seu mapa semântico, ele pode ser tanto físico quanto virtual – feito em programas como Photoshop e Corel Draw. Também não há um número exato de referências que você pode adicionar, tudo vai depender do tipo de trabalho a ser desenvolvido e do seu próprio julgamento.

Também é interessante que mais pessoas participem da construção do mapa semântico, pois assim como as ideias, elas são capazes de trazer referências melhores e mais diversificadas.

Com isso você vai mandando para a agência estas imagens que te influenciam e desse mesmo jeito eles iram te mandar imagens de como eles esperam que fique o projeto e enquanto isso você vai aprovando ou não e passando seus pontos e eles os deles, para que assim no dia da entrega de projeto ele esteja exatamente como vocês imaginaram. 

Fácil não? Agora você já sabe o que é um mapa semântico, para que ele serve, qual a sua importância e como montar o seu. Então, mão a obra!

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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