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Influenciadores Digitais e a sua dominância nos novos negócios

Nunca antes baseamos tanto nossas decisões de compra na opinião de pessoas que postam todo dia em seus perfis nas redes sociais, os chamados influenciadores digitais. Essa co-dependência é tanta que conseguiu mudar a lógica de todo um mercado. Esse fenômeno foi fomentado durante a pandemia, já que as pessoas não passavam mais tanto tempo […]

Nunca antes baseamos tanto nossas decisões de compra na opinião de pessoas que postam todo dia em seus perfis nas redes sociais, os chamados influenciadores digitais. Essa co-dependência é tanta que conseguiu mudar a lógica de todo um mercado.

Esse fenômeno foi fomentado durante a pandemia, já que as pessoas não passavam mais tanto tempo fora de casa e buscavam se distrair com diferentes tipos de conteúdos disponíveis na internet.

Hoje em dia ser um influenciador digital é uma profissão, visada inclusive por muitas empresas que querem manter a sua relevância e alcançar novos clientes, principalmente se os seguidores de determinada personalidade se encaixam no perfil do seu público-alvo.

Então, que tal mergulharmos nessa realidade para entendermos melhor como funciona o mercado dos influenciadores digitais e se isso pode trazer algum benefício para empresas como a sua. Vamos lá?

A história dos Influenciadores

Desde o momento em que começamos a viver em sociedade nos baseamos nas experiências e gostos das outras pessoas ao redor para definir o que vestir, comer, como se comportar, etc.

Durante o período feudal, a Igreja era quem dizia o que as pessoas deveriam ou não fazer. Após o renascimento, já nas cidades, os burgueses imitavam o modo de vida dos nobres. 

Nos séculos XIX e XX, as tendências eram passadas através dos filmes, revistas e jornais, até a popularização da televisão, onde os produtos eram apresentados nas propagandas estreladas por grandes estrelas do cinema.

A partir da popularização da internet e das redes sociais, o compartilhamento de opiniões se tornou algo muito mais fácil e possibilitou que algumas pessoas pudessem viver compartilhando suas ideias e promovendo produtos e serviços para os seus seguidores. Inicia-se assim, a era dos influenciadores digitais.

O despontar dos influenciadores digitais

Como vimos anteriormente, a evolução das ferramentas digitais de relacionamento criaram um espaço oportuno para quem queria criar e compartilhar conteúdo com um grande público, então, quanto tempo precisou para que esses influenciadores digitais explodissem de vez?

Antes mesmo de plataformas como Facebook e Instagram ficarem populares no mundo todo, era comum que determinados indivíduos tivessem o seu próprio espaço – os clássicos blogs – na internet onde podiam falar sobre tópicos aos quais conheciam bem – seja por trabalharem com isso ou terem um hobbie – e assim, ajudar e inspirar outras pessoas.

A partir daí, começaram a surgir grandes nomes de diversas áreas do conhecimento. Muitos, além dos já citados blogs, também abriram seus próprios canais no Youtube para falar sobre suas especialidades.

Mas o grande Boom aconteceu na época em que surgiu o Instagram. Essas figuras populares conseguiram levar seus seguidores fiéis para essa plataforma e atingir um público que não os conhecia antes, o que resultou naquelas contas verificadas com 1, 10, 20, 30 milhões e muito mais.

Como esses profissionais influenciam o mercado atual?

Atualmente, as relações de compra e venda estão voltadas para a garantia de uma boa experiência e satisfação dos usuários de determinado produto ou serviço. Então, para que uma marca tenha sucesso nos seus negócios, é preciso convencer o seu público que a sua solução é a que irá atender às suas necessidades.

As formas mais tradicionais de se passar essa mensagem, as propagandas televisivas ou anúncios impressos já não são tão efetivos quanto antes, pois as pessoas veem isso como uma forma de tentar empurrar o seu produto goela abaixo.

Já quando elas ouvem a experiência prévia de alguém que já utilizou essa solução alguma vez, elas se sentem mais convencidas, pois é uma interação humana, onde estão presentes reações e emoções reais aos olhos das pessoas.

Foi ao perceber isso que muitas empresas, de todos os portes procuraram pelos influenciadores digitais para fazer parcerias. Desse modo, elas teriam um elo de união com o seu público muito mais eficaz que as antigas plataformas.

Esse tipo de transação gera milhares – e até milhões – de reais para as pessoas que fazem essa divulgação, pois dependendo do seu número de seguidores e alcance, elas podem cobrar mais ou menos por cada post e/ou vídeo que fazem promovendo determinada marca.

Esse tipo de publicidade é positiva?

Assim como toda forma de publicidade disponível, a parceria entre empresas e influenciadores digitais possui tanto pontos positivos quanto negativos. Basicamente, o efeito surtido irá depender da escolha de quem será o influenciador.

Por que isso? Porque, caso você escolha alguém que não combina com o perfil do seu negócio, ou cujo público não se encaixe nos seus padrões ideais, além de ser um desperdício de dinheiro, pode acabar gerando uma imagem ruim na mente de quem está consumindo o conteúdo.

Obviamente que a bomba não irá estourar apenas para o lado da empresa. O influenciador pode ficar também com a imagem manchada, por estar tentando empurrar para seus seguidores um produto que eles não comprariam por vontade própria.

Ou seja, antes de firmar uma parceria com algum influenciador ou influenciadora digital, é preciso ver se o conteúdo dessa pessoa é condizente com o que a sua marca faz e se o público que irá ser atingido tem as características da sua persona.

Se esses dois pontos estiverem de acordo, então é possível sim criar essa parceria e usufruir dos seus resultados.

Conta aí, você já fez parceria com influenciadores digitais alguma vez?

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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