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Google Analytics: usando os dados para otimizar sua estratégia

Recentemente foi anunciado que no dia 1º de junho de 2023, a antiga ferramenta Universal Analytics vai deixar de funcionar, e em seu lugar as pessoas deverão utilizar o Google Analytics. As funcionalidades de ambas são bastante similares, então essa migração não será tão complicada – ainda mais porque ainda será possível coletar os dados […]

Recentemente foi anunciado que no dia 1º de junho de 2023, a antiga ferramenta Universal Analytics vai deixar de funcionar, e em seu lugar as pessoas deverão utilizar o Google Analytics.

As funcionalidades de ambas são bastante similares, então essa migração não será tão complicada – ainda mais porque ainda será possível coletar os dados usados no Universal até a data limite.

Talvez você não esteja familiarizado com essas ferramentas e como elas podem ser úteis para o seu negócio. Portanto, hoje vamos te apresentar o Google Analytics. O que é essa ferramenta, como utilizá-la e quais benefícios ela traz para o planejamento de marketing do seu negócio.

Ficou interessado? Então vamos para o conteúdo:

O que é o Google Analytics

Basicamente, trata-se de um painel, que pode ser acessado gratuitamente através do seu navegador web, no qual ficam registrados todos os dados de interação do público com as suas ações de divulgação da marca e páginas oficiais. 

painel google analytics
Como funciona o Google Analytics

Quantas visitas o seu site recebeu durante um determinado período de tempo, quantos cliques foram feitos em cada página, a origem dos visitantes e quais as páginas são mais acessadas são exemplos das estatísticas às quais você tem acesso por meio da ferramenta do Google.

Seu sistema de estatísticas foi desenvolvido pela Urchin Software Corporation, empresa que foi adquirida em 2005 pela Google, e atualmente se encontra na 4ª geração – que também é conhecida pela abreviação GA4.

E caso você ainda não utilize o Google Analytics, é muito fácil de instalar e configurar sua conta. 

Como configurar sua conta no Google Analytics

O primeiro passo para integrar o Google Analytics é acessar a página analytics.google.com com um endereço de e-mail do Google, começar a avaliação fornecendo o nome da sua empresa e escolhendo o tipo de compartilhamento de dados que você permite que a ferramenta execute.

google analytics

Em seguida, você será levado a uma página que contém o código de instalação do Google Analytics. Com esse código em mãos, acesse a ferramenta de edição do seu site – que pode ser WordPress ou outro construtor – e o adicione ao código HTML da sua página.

Essa tarefa deve ser executada pelo responsável pelo funcionamento do seu site, seja a pessoa um colaborador interno ou uma empresa terceirizada, para garantir que o Google Analytics seja instalado e funcione corretamente.

Feitos o cadastro e a instalação, você já pode começar a gerar relatórios para analisar o sucesso da sua estratégia de marketing.

Quais benefícios a ferramenta traz para o seu negócio

Ok, já apresentamos o Google Analytics e até te explicamos como fazer a instalação da ferramenta em seu site, mas quais são as vantagens trazidas por ela que justificam o seu uso?

Bem, acho que tenho aqui os argumentos que irão te convencer. Primeiro, fica muito mais fácil visualizar o conjunto de páginas e interações como um todo quando você não precisa reunir essas informações manualmente. Ou seja, há uma economia de tempo e esforço.

Já em relação aos dados que você obtém com a ferramenta, o diferencial é que as informações chegam mais completas. Assim, você consegue saber rapidamente e de forma prática como os leads estão chegando até o seu site – se é por meio das redes sociais ou por pesquisa no Google – e qual o perfil deles.

Também é possível saber qual é o tipo de dispositivo que a pessoa está utilizando para acessar a sua página, se é um computador, notebook, tablet ou smartphone. A partir daí, você pode otimizar sua página para os dispositivos mais usados por seus clientes.

Vale ressaltar que o Analytics cobre todas as suas páginas principais e sub páginas, então será possível fazer um comparativo para ver quais delas recebem o maior número de visitas, quanto tempo é gasto pelo visitante em cada uma delas e quais ofertas iscas estão convertendo mais clientes.

Uma outra funcionalidade é o PageSpeed Insights, que mede a velocidade de carregamento de cada página. Lembrando que uma página que demora mais de 3 segundos para abrir corre mais riscos de ser abandonada, então essa ferramenta tem uma grande importância.

speedpage insight

Para finalizar, o Google Analytics pode ser integrado a outras ferramentas que você utilize, como por exemplo o RD Station. Assim, sua estratégia de marketing será mais eficaz.

Já pensou em usar o Google Analytics para analisar a atuação do seu negócio nos meios digitais?

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

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