fbpx

Dicas de Estratégia de Marketing

Para quem é empreendedor, uma estratégia de marketing é algo essencial para ajudar a sua empresa a se destacar e auxiliar sua empresa a usar de forma efetiva seus recursos de entregar suas mensagens para o seu público alvo.  Da mesma forma de qualquer estratégia, é preciso muito tempo e dedicação para assim fazer uma […]

Para quem é empreendedor, uma estratégia de marketing é algo essencial para ajudar a sua empresa a se destacar e auxiliar sua empresa a usar de forma efetiva seus recursos de entregar suas mensagens para o seu público alvo. 

Da mesma forma de qualquer estratégia, é preciso muito tempo e dedicação para assim fazer uma boa pesquisa de mercado e coletar informações necessárias para a criação dessa estratégia. Pois é muito importante ir além de apenas a criação de um perfil  no Facebook ou Instagram.  

Com este post você vai entender a importância da criação de uma estratégia de marketing e receber algumas dicas que podem ser de grande utilidade para a sua empresa. 

Estratégia de marketing X Plano de marketing 

Por mais que as palavras “plano” e “estratégia” sejam comumente usadas como sinônimos, todos compreendem que elas significam coisas diferentes, certo? Isso não seria diferente quando elas estão juntas na palavra “marketing”. 

Estratégia de Marketing: 

-Conjunto de métodos de médio a longo prazo para assim atingir de forma bem sucedida as metas da empresa. 

-Não sofre alterações anuais, exceto em situações de grande mudança que assim afete o negócio como um todo. Como o surgimento de um concorrente forte. 

Plano de Marketing: 

-Lista de iniciativas a serem implementadas a curto prazo, ocorrendo geralmente no período de um ano. 

-Diferente da estratégia de marketing, neste método ocorre uma mudança de forma anual com base nas ações competitivas e oportunidades de curto prazo. 

O que seria estratégia de marketing? 

Estratégias de Marketing são todas as metas e objetivos de marketing de uma empresa, combinados em um mesmo plano. Essa estratégia costuma ser elaborada a partir de uma pesquisa e mercado. 

Ainda muitos empreendedores não se permitem enxergar os benefícios de incorporar em sua empresa uma estratégia de marketing no processo estratégico gerado pela empresa. 

Apesar disso, todas as mudanças no mercado têm levado os donos de negócios a entender melhor sobre a área de marketing digital e quais as formas que a empresa pode se beneficiar. 

5 Dicas para a sua estratégia de marketing

01- Marque presença online

É preciso começar pelo básico. Sua empresa precisa estar presente no meio online, pois lá é onde acontece a “magia” do marketing digital. 

estratégia digital

Crie um perfil para a sua empresa, seja pelo Linkedin, Facebook, Instagram, twitter ou qualquer outra rede social que faça sentido sua empresa ser existente nele.

Tenha um avatar e capa para o perfil personalizado de forma que represente a sua empresa, e claro, atualize constantemente suas redes sociais. 

02- Identifique seus objetivos de negócio

O primeiro passo para isso é sua empresa identificar os objetivos a serem alcançados. É preciso que sejam identificados e analisados os objetivos gerais de negócios, depois  será escolhido um conjunto de objetivos a serem apoiados.

Estes objetivos podem ser: aumentar o engajamento da empresa com os clientes, vender mais produtos de um específico vendedor ou até mesmo alcançar um novo segmento de clientes. 

É preciso que estes objetivos sejam corretamente direcionados para que depois sua empresa possa medir os resultados alcançados. 

03- Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um passo essencial para uma boa estratégia de marketing, tem como principal objetivo reunir informações gerais, como tamanho, crescimento, tendências sociais e demográficas. 

Tudo isso ajuda a sua empresa entender o mercado, como ele funciona e como seus possíveis clientes também funcionam.

04- Identifique os pontos fracos e fortes da sua empresa 

Claro, saber sobre os pontos fortes da sua empresa é importante, mas saber sobre os pontos fracos muitas vezes é muito mais importante, com eles você encontra pontos a serem melhorados e trabalhados. 

Identificar os pontos fracos é o primeiro passo para solucionar problemas, por exemplo, encontrar pontos em algum produto produzido por sua empresa que as pessoas não compram, ou não usam este específico detalhe do seu produto, encontrar este tipo de coisa é importante para sempre melhorar como empresa. 

05- Inbound Marketing

O Inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é a forma mais eficaz e barata de gerar leads. 

Diferente do outbound marketing, tem como objetivo criar conteúdos relevantes para mostrar a relevância da sua empresa na área em que ela atua. 

A captação de leads pode ocorrer de algumas formas. Sendo elas: textos em blog, e-books, infográficos, vídeos ou qualquer tipo de conteúdo que possa ser criado pela sua empresa. 

Isso faz com que a sua empresa fique forte no mercado e tenha uma presença online. 

Para isso é muito importante mapear as palavras chaves pesquisadas pelo seu público alvo. Assim você saberá quais conteúdos você precisará produzir. 

Gostou das nossas dicas? Acesse o nosso site e fique por dentro de mais conteúdos como este que irão ajudar você a sua empresa a crescer nesse mercado do marketing digital. 

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

Postagens relacionadas

Como a automação de marketing pode impulsionar suas vendas

Como a automação de marketing pode impulsionar suas vendas

A automação de marketing e vendas se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual e isso independente de qual setor você atua. Os consumidores estão cada vez mais exigentes...

Dicas para criar campanhas de e-mail marketing automatizadas

Dicas para criar campanhas de e-mail marketing automatizadas

A criatividade se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação ao que escolherão comprar. Portanto, te...

Como a automação de e-mails pode impulsionar suas vendas

Como a automação de e-mails pode impulsionar suas vendas

Em algum momento você já ouviu falar sobre as vendas através da automação de e-mails? Atualmente, em um mundo cada vez mais digital, é necessário se adaptar às novas ferramentas que vem surgindo. Neste texto, saiba a importância dessa metodologia para impulsionar as...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *