Existem diversas práticas atreladas a uma estratégia de Inbound Marketing. Uma das mais importantes, sem sombra de dúvidas, é a captação de leads.
Mas para que dar tanta ênfase nisso? Bem, deixe-me te perguntar: Quem é responsável por fornecer o capital que mantém o seu negócio funcionando? Isso mesmo, os seus clientes.
Só que estes clientes não farão isso simplesmente por fazer, é preciso que eles vejam que a sua empresa também lhes dará algo de valor em troca. No caso, o seu produto ou serviço.
Atualmente, além dos métodos de divulgação nas mídias offline, existem práticas focadas no ambiente virtual, como a captação de leads e a estratégia de inbound marketing. Essas práticas vêm se mostrando mais efetivas, porque primeiro: as pessoas passam uma boa parte do seu tempo online, e segundo: você consegue abordar cada lead de forma personalizada.
Como já explicamos anteriormente o que é Inbound Marketing e demos dicas para estruturar essa estratégia, hoje vamos focar na captação de leads. Então, se você tem interesse em utilizar tal prática, continue lendo para conhecer os seus benefícios:
Você não perderá essas oportunidades de venda
Em uma situação na qual o seu público-alvo apenas visita a sua loja para “dar uma olhada” e depois vão embora, a oportunidade de venda acaba ali mesmo, já que existe a chance dessas pessoas não retornarem mais.
Por isso é importante você criar um ambiente no qual as pessoas forneçam seus dados de contato em troca de alguma oferta de valor. Desse jeito, será possível manter a relação entre a sua empresa e o cliente, continuando a alimentá-lo até que ele esteja decidido a adquirir o seu produto ou serviço.
Basicamente, a captação de leads serve para não perder oportunidades de venda.
Seus clientes tornam-se recorrentes
Outro ponto positivo da captação de leads é que, mesmo que o seu cliente tenha realizado a compra e consequentemente, finalizado sua jornada dentro do funil de vendas, nada o impedirá de continuar adquirindo as soluções da sua empresa, já que o contato se manterá.
Ou seja, seus clientes se tornarão recorrentes se você souber como abordá-los. Uma boa estratégia é criar um programa de fidelidade, com benefícios oferecidos apenas para estes clientes que compram novamente, como por exemplo cupons de desconto ou brindes.
A intenção aqui é fidelizar a sua base já existente de leads, pois eles são mais fáceis de convencer e custam menos do que clientes novos.
A captação de leads é o primeiro passo da estratégia
Se você está estruturando uma estratégia de ações para qualificar seu público e assim, prepará-los para o momento da venda, primeiro de tudo você precisa ter esse público para trabalhar. E é aqui que a captação de leads se faz necessária, afinal de contas, não adianta criar um e-mail perfeito se você não tem para quem mandar.
Então, se você já faz a captação de leads para a sua base, pode seguir tranquilamente com o seu plano.
Você poderá mapear o perfil do seu cliente ideal
Para finalizar o texto de hoje, vamos falar sobre outro benefício, tão importante quanto os anteriores, da prática de captação de leads.
Quando você tem registrado os leads que chegam até a sua empresa e dentre esses, consegue visualizar quais foram os que chegaram ao final da jornada de compra e fecharam negócio, você será capaz de pegar as principais características que estes clientes têm em comum e montar o perfil do cliente ideal da sua empresa.
Essa persona então servirá para que as ações de marketing futuras tenham maior foco nos tipos certos de clientes, a fim de tornar a sua estratégia de marketing mais assertiva.
Viu como a prática de captação de leads pode trazer grandes benefícios para o seu negócio?