Saiba como fazer o planejamento de conteúdo da sua marca

Não basta você criar a sua marca, um site e perfis nas redes sociais que o seu público alvo utiliza. Atualmente, para que uma empresa se destaque em um mercado altamente competitivo, é preciso que as pessoas se dediquem a fazer um planejamento de conteúdo relacionado ao seu nicho.

Além das tendências mudarem, o posicionamento das pessoas em relação às marcas das quais elas pretendem adquirir algum produto ou serviço é diferente. Ao invés de se preocupar apenas com a qualidade da solução entregue, hoje a busca é baseada no quanto a pessoa se identifica com os valores da empresa e se existe uma preocupação com a sua satisfação, além do lucro.

Por esse motivo que a maioria esmagadora das empresas está apostando no planejamento de conteúdo para manterem sua relevância, seja qual for o segmento. Então, é comum, por exemplo, ver um post no Instagram explicando como funcionam os fusíveis de um carro e qual é o seu tempo de vida feito pelo perfil de uma loja de autopeças, por exemplo.

Caso você tenha uma marca e queira consolidar-se no mercado como uma referência, aqui estão algumas dicas para fazer o planejamento de conteúdo para o seu negócio:

Saiba quem consome o seu conteúdo

Antes de pensar em qualquer ação envolvendo posts, textos, vídeos e outros tipos de materiais ricos, você precisa analisar qual é o tipo de público que a sua empresa pretende atingir.

Por exemplo, uma loja de equipamentos esportivos não faria muito sucesso através do planejamento de conteúdo para pessoas que não seguem esse estilo de vida mais saudável, que preferem passar o seu tempo em casa ao invés de fazerem uma trilha na floresta ou nadar na praia.

Resumindo: A primeira informação primordial para o sucesso do planejamento de conteúdo da sua marca é o público-alvo dela.

Descubra quais assuntos relacionados estão em alta

Diariamente novos assuntos e temas surgem na internet, são comentados por um determinado período e depois são deixados de lado para que o ciclo recomece. Seja um meme, canção, fala de algum famoso, ou até mesmo alguma notícia divulgada nos jornais.

E dependendo da situação, você pode acabar vendo alguma marca se utilizando deste assunto para fazer a sua divulgação. Essa prática pode sim ser benéfica e atrair novos visitantes para as suas plataformas. Contudo, é preciso avaliar se esse tipo de conteúdo está de acordo com o posicionamento da sua marca.

Não adianta você ficar fazendo piadinhas quando a sua empresa tenta se posicionar dentro do mercado seriamente.

Pergunte aos seus clientes quais são as dúvidas deles

Planejamento de conteúdo - Dúvidas do cliente

A melhor forma de descobrir quais são os temas que você deveria trabalhar dentro do planejamento de conteúdo para o seu negócio é perguntar aos seus clientes quais são as maiores dores e necessidades que eles têm.

Assim você saberá como apresentar as soluções da sua marca e encantar o seu público, mostrando que você entende seus problemas e não é apenas interessada no lucro, mas também alguém que está tentando ajudá-los.

Crie uma Jornada de Compra

Quando você tiver os temas para os conteúdos definidos, está no momento de avançar a etapa do planejamento de conteúdo da sua empresa. Aqui, é importante que você planeje a sua estratégia para facilitar a criação dos textos e materiais posteriormente.

Nós da Arconel criamos uma Jornada de Compra, tanto para os nossos conteúdos quanto para o dos nossos clientes. Através dela, conseguimos oferecer nossos materiais no momento certo para os leads de cada estágio do Funil de Vendas.

Seguindo esse roteiro, sua estratégia de conteúdo será mais eficiente.

funil de vendas

Acompanhe os resultados da suas campanhas

Para finalizarmos, aqui vai outra dica importante: depois de botar a sua estratégia de conteúdo em prática, continue acompanhando suas plataformas para saber se está conseguindo obter os resultados esperados.

Com essas informações você será capaz de melhorar diversos aspectos do seu planejamento de conteúdo futuramente.

Conte com a ajuda de quem sabe

Talvez você não tenha tempo disponível ou o conhecimento necessário para essa tarefa. Nesse caso existem algumas soluções. Ou você delega essa tarefa para um colaborador interno que tenha mais conhecimento na área ou você terceiriza o processo para uma agência de marketing.

Esse é um investimento que se pagará a médio e longo prazo. Será ainda mais efetivo se você tiver colaboradores internos que possam intermediar a relação entre a sua marca e a agência responsável pelo seu planejamento de conteúdo.

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