Reality shows são formatos de programa bastante populares. Eles atraem o público tanto pelo entretenimento e geração de memes quanto pela possibilidade de aprender sobre temas de interesse. Um bom exemplo é o Shark Tank Brasil.
O programa é a versão brasileira da produção original norte-americana. Trata-se de um game show em que empreendedores apresentam seus projetos, empresas ou produtos. O objetivo é conquistar uma parceria com um dos investidores da bancada.
O time de investidores do Shark Tank Brasil reúne empresários consolidados no mercado nacional e internacional. Entre eles estão Camila Farani, proprietária da Tabaco Café e cofundadora da G2 Capital, e João Appolinário, presidente da rede varejista Polishop.
E por que estamos trazendo esse programa? Bom, nós já trouxemos anteriormente dicas de filmes e séries que ensinam algumas lições que você pode aplicar ao seu negócio. Hoje, vamos falar sobre o que você pode tirar de proveito do reality:
Entenda bem a realidade do seu negócio
Muitos dos participantes que vão ao programa apresentar suas propostas cometem o mesmo erro, que é não chegarem totalmente preparados. Em outras palavras, quer dizer que não conhecem profundamente o setor de mercado no qual estão ou pretendem atuar e nem mesmo possuem um planejamento sólido para utilizar o dinheiro que eles pretendem obter dos investidores.
Claro que alguns são inexperientes por estarem tomando a frente de um negócio pela primeira vez na vida. Mas ainda assim, se você quer convencer uma bancada de empresários com anos de carreira e grandes marcas com nomes já consolidados, você tem que ter respostas claras para as perguntas deles.
Um exemplo desse tipo de situação no Shark Tank Brasil foi o caso da empresa de alimentos Liomeal, gerenciada por uma dupla de empreendedores, os quais cometeram um equívoco na hora de apresentar os valores de faturamento líquido por mês comparados a sua capacidade máxima de produção.

Esse desencontro de informações, somados a confusão em relação aos distribuidores aos quais a empresa atendia, além de criar uma situação caótica, fez com que os investidores declinassem a proposta de R $2.500.000,00 por 5% da empresa em uníssono.
A conduta de um empresário é importante
Respeito é bom e todos gostam. Principalmente em uma situação onde se negocia um bem de valor considerável, como é o caso dos investimentos em empresas que participam do programa Shark Tank Brasil.
Empreendedores que chegam no momento de apresentação com uma postura arrogante, parecendo que sabem de tudo e que os investidores é que “precisam” do seu negócio, fazem com que os mesmos percam o interesse rapidamente.
Aqui, a palavra-chave é humildade. Seja educado e respeitoso em todas as suas relações, pois nunca se sabe quando a pessoa do outro lado pode representar uma grande oportunidade para você e sua empresa.
Você precisa ser realista em relação ao quanto sua empresa vale
Outra questão que pode gerar conflito e acabar com as suas chances de conseguir um investimento é a convicção que muitos têm de que a sua empresa vale muito dinheiro. Isso até pode ser um fato, contudo, para convencer a bancada do Shark Tank Brasil, a sua proposta deve ser vantajosa para ambas as partes.
Por exemplo, os sócios da franquia de academias Pure Pilates chegaram ao programa pedindo R $700.000,00 por 10% da empresa. O problema que os investidores encontraram nessa proposta foi que a participação oferecida não contemplava o negócio como um todo – no caso todas as lojas franqueadas – então o valor acabava não fechando no final, além do faturamento total ser abaixo dos R $20.000,00 por mês.
Situações como essa deixam claro o despreparo dos empresários, por estarem estimando um valor financeiro baseado unicamente em suas previsões favoráveis de crescimento e não na realidade do mercado.
Valor não está apenas ligado ao financeiro
Já falamos anteriormente sobre a diferença entre o preço e o valor de uma solução que a empresa oferece ao cliente, e o programa Shark Tank Brasil reforça essa ideia.
Empresas novas dos mais diversos segmentos abrem todos os dias, oferecendo ao público consumidor as mesmas soluções. Então, para que você consiga conquistar esse cliente, frente a grande concorrência, e fazê-lo comprar da sua empresa de maneira recorrente, o seu negócio precisa oferecer uma solução que só você tenha, em outras palavras, que seja uma vantagem competitiva.
Para ilustrar esse argumento, vamos falar sobre o case do ex-presidiário que se tornou um cabeleireiro de sucesso Ariel Franco. O “rei do blindado” ganhou fama nas redes sociais. Ele fundou sua própria barbearia e criou um corte masculino único: o corte blindado. As cores chamativas e o topete resistente — que só desmancha com o peso de uma moto (sim, isso foi testado) — ajudaram a construir sua reputação.

A importância do Capital Intelectual nos negócios
A proposta do Shark Tank Brasil vai além do investimento financeiro. Os investidores também compartilham seus conhecimentos sobre vendas e mercado com os empreendedores que participam do programa.
Isso é algo que chamamos de Capital Intelectual, um dos ativos mais valiosos que você pode ter dentro do seu negócio atualmente. Pois com conhecimento, você consegue criar estratégias para superar os desafios que o mercado apresenta.

Invista em marketing para divulgação
Você acha que em um reality como o Shark Tank Brasil, com um elenco que conta com o “rei da TV do Brasil” e teve também uma das empresárias do mercado da moda mais ativa nas mídias, o marketing e a divulgação das empresas e produtos não seria um tópico importante?
Por isso, os investidores costumam perguntar como o negócio divulga sua solução. Eles querem saber se a marca já é conhecida pelo público-alvo.
Essa preocupação vale para qualquer tipo de empresa. Como se diz: “quem não é visto, não é lembrado”. Se você oferece um produto ou serviço inovador, com alto valor agregado, precisa usar os canais disponíveis — redes sociais, sites, folders, outdoors — para gerar visibilidade. Só assim o público terá contato com sua marca e você poderá fechar negócios e faturar.
Não tente crescer antes da hora
Para finalizar o texto de hoje, vale destacar uma dica recorrente dos investidores do Shark Tank Brasil. Muitos empreendedores ouviram o conselho: “não dê um passo maior do que a sua perna.”
Ao abrir uma empresa pela primeira vez, é comum que os fundadores se empolguem com os lucros iniciais. Deslumbrados com as possibilidades, muitos tentam expandir o negócio antes que ele esteja realmente pronto.
Um exemplo é o caso do açougue vegano No Bones. Com apenas quatro meses de operação e faturamento mensal de R$ 35.000,00, os empreendedores pediram um investimento de R$ 400.000,00 para abrir duas novas lojas físicas.
Os investidores apontaram um problema: a produção ainda era baixa e o modelo de negócio não estava totalmente validado. A expansão, nesse estágio, seria precipitada.
Crescer antes da hora é uma das principais causas de falência entre novos negócios. Sem público fidelizado, faturamento sólido e capital de giro, a empresa corre riscos sérios.
Por isso, antes de investir em crescimento, analise bem a situação atual. Certifique-se de que seu negócio está pronto para dar o próximo passo — sem tropeçar.
Você já conhecia o Shark Tank Brasil? O que achou?