Por que a sua equipe de vendas precisa ter um CRM

Dentro de uma empresa, o trabalho da equipe de vendas é extremamente importante para gerar receita para o negócio e portanto, precisa ser feito de forma eficiente. E para que isso aconteça é preciso trabalhar com as estratégias e ferramentas certa, como o CRM.

Se você quer melhorar os resultados da sua empresa, então continue lendo para entender o que é o crm e porque a sua equipe de vendas precisa adotar essa ferramenta o quanto antes.

O que é CRM?

O “Customer Relationship Management” – em português Gestão de Relacionamento com o Cliente – é basicamente um software que gerencia a relação do cliente com a sua empresa, visando a satisfação  e fidelização do mesmo a partir da organização e automatização dos processos, fazendo assim com que a empresa reduza os custos do processo e aumente seus lucros.

O CRM tem impacto direto nas estratégias de marketing, vendas, suporte, etc., já que todos os setores do seu negócio são afetados pela relação com os clientes. Por isso, para alcançar os melhores resultados é necessário que a sua equipe de vendas esteja familiarizada com o funcionamento da ferramenta.

Como funciona o CRM?

Ao invés de fazer todo o processo de forma manual e repetitiva, sua equipe de vendas pode contar com o software que pode ser acessado de qualquer dispositivo de qualquer lugar, com todas as informações sobre o seu possível cliente.

E como essas informações sobre a pessoa vão parar dentro do CRM? Existem 2 formas possíveis. Uma é o vendedor fazer o cadastro manualmente dentro do software, ou então integrar as páginas de captura e ferramentas de chat ao CRM, assim, toda vez que um novo lead converter para fazer um orçamento ou realizar a compra, ele será automaticamente encaminhado para um dos vendedores.

Além do cadastro de clientes, também é possível fazer anotações adicionais a medida em que o vendedor vai avançando no contato, que o próprio software deixará esses dados organizados para serem consultados a qualquer momento, como  histórico de compras, canais preferidos de atendimento, etc.

Essas funcionalidades tornam o relacionamento com os clientes, seja para fechar uma venda ou trazê-lo de volta, muito mais fácil de acompanhar.

Quais os benefícios do CRM?

Nós já falamos sobre o que é e como funciona o CRM, agora para convencer você e a sua equipe de vendas de uma vez por todas a adotá-lo vamos elencar aqui os benefícios que essa ferramenta agrega ao seu negócio.

Organização e Controle: Com o CRM. você consegue organizar todo o processo de vendas, além de acompanhar o funil de vendas em tempo real, o que dá a toda a equipe uma visão clara de cada uma das etapas da negociação. 

Assim, vocês conseguem ter uma noção de onde é preciso focar os esforços para gerar mais vendas.

Todos os dados em um só lugar: Um dos maiores benefícios que o CRM trás é a centralização de informações. Isso facilita o processo porque permite que toda a equipe possa acessar os dados de contato e o histórico de cada cliente.

Entender as necessidades dos clientes: O fácil acesso às informações organizadas em um só lugar permite que o vendedor além de identificar o melhor momento para uma abordagem, entenda quais são as necessidades do cliente, ainda que o mesmo não as verbalize.

Agilidade nas vendas: A possibilidade de integrar o CRM as ferramentas de e-mail, calendário e também um software de marketing torna o processo de vendas mais rápido pois todas as tarefas podem ser executadas em um só lugar.

Fidelização de clientes: Além de tornar o processo de vendas mais eficiente. o vendedor é capaz de manter um relacionamento pós-vendas com o cliente, oferecendo produtos compatíveis com o seu perfil na hora certa e trabalhando um marketing e relacionamento personalizados.

Identificar o motivo das perdas: Saber a razão pela qual a proposta foi rejeitada é importante para que a sua equipe possa melhorar a abordagem. E para te ajudar, algumas versões de CRM fazem o registro dos motivos de perda do seu cliente, permitindo adicioná-lo a uma nova segmentação com base nos pontos que precisam ser melhorados.

Integrando uma ferramenta de CRM a rotina da sua equipe de vendas tornará o processo mais eficiente e aumentará as taxas de sucesso das sua vendas. Nós da Arconel recomendamos a utilização do RD Station CRM. Conheça melhor a ferramenta e dê uma chance!