Dentro de uma empresa, o trabalho da equipe de vendas é extremamente importante para gerar receita para o negócio e portanto, precisa ser feito de forma eficiente. E para que isso aconteça é preciso trabalhar com as estratégias e ferramentas certa, como o CRM.
Se você quer melhorar os resultados da sua empresa, então continue lendo para entender o que é o crm e porque a sua equipe de vendas precisa adotar essa ferramenta o quanto antes.
O que é CRM?
O “Customer Relationship Management” (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um software que organiza e automatiza o contato entre empresa e cliente. Seu objetivo é aumentar a satisfação e fidelização, ao mesmo tempo em que reduz custos e melhora os lucros.
O CRM impacta diretamente áreas como marketing, vendas e suporte. Todos os setores do negócio se beneficiam de uma boa relação com o cliente. Por isso, é essencial que a equipe de vendas conheça bem o funcionamento da ferramenta para alcançar os melhores resultados.
Como funciona o CRM?
Ao invés de realizar todo o processo de forma manual e repetitiva, sua equipe de vendas pode usar um software acessível de qualquer dispositivo e lugar. Ele reúne todas as informações sobre o cliente em potencial.
Esses dados chegam ao CRM de duas formas. O vendedor pode cadastrá-los manualmente no sistema. Ou então, você pode integrar as páginas de captura e ferramentas de chat ao CRM. Assim, quando um novo lead solicita um orçamento ou faz uma compra, o sistema envia automaticamente os dados para um dos vendedores.
Além disso, o vendedor pode adicionar anotações conforme avança no contato com o cliente. O software organiza essas informações para consulta futura, como histórico de compras, canais preferidos de atendimento e outros detalhes relevantes.
Essas funcionalidades tornam o relacionamento com os clientes, seja para fechar uma venda ou trazê-lo de volta, muito mais fácil de acompanhar.
Quais os benefícios do CRM?
Nós já falamos sobre o que é e como funciona o CRM, agora para convencer você e a sua equipe de vendas de uma vez por todas a adotá-lo vamos elencar aqui os benefícios que essa ferramenta agrega ao seu negócio.
Organização e Controle:
Com o CRM. você consegue organizar todo o processo de vendas, além de acompanhar o funil de vendas em tempo real, o que dá a toda a equipe uma visão clara de cada uma das etapas da negociação.
Assim, vocês conseguem ter uma noção de onde é preciso focar os esforços para gerar mais vendas.
Todos os dados em um só lugar:
Um dos maiores benefícios que o CRM trás é a centralização de informações. Isso facilita o processo porque permite que toda a equipe possa acessar os dados de contato e o histórico de cada cliente.
Entender as necessidades dos clientes:
O fácil acesso às informações organizadas em um só lugar permite que o vendedor além de identificar o melhor momento para uma abordagem, entenda quais são as necessidades do cliente, ainda que o mesmo não as verbalize.
Agilidade nas vendas:
A possibilidade de integrar o CRM as ferramentas de e-mail, calendário e também um software de marketing torna o processo de vendas mais rápido pois todas as tarefas podem ser executadas em um só lugar.
Fidelização de clientes:
Além de tornar o processo de vendas mais eficiente. o vendedor é capaz de manter um relacionamento pós-vendas com o cliente, oferecendo produtos compatíveis com o seu perfil na hora certa e trabalhando um marketing e relacionamento personalizados.
Identificar o motivo das perdas:
Saber a razão pela qual a proposta foi rejeitada é importante para que a sua equipe possa melhorar a abordagem. E para te ajudar, algumas versões de CRM fazem o registro dos motivos de perda do seu cliente, permitindo adicioná-lo a uma nova segmentação com base nos pontos que precisam ser melhorados.
Integrando uma ferramenta de CRM a rotina da sua equipe de vendas tornará o processo mais eficiente e aumentará as taxas de sucesso das sua vendas. Nós da Arconel recomendamos a utilização do RD Station CRM. Conheça melhor a ferramenta e dê uma chance!