Quando uma marca quer se comunicar com o seu público-alvo, ela desenvolve uma determinada personalidade que melhor se adapta ao perfil dos seus consumidores. Isso é conhecido no mundo do marketing e do design como Arquétipos de Marca.
Eles servem tanto para tornar a comunicação empresa – cliente mais humanizada, quanto para representar a posição que essa empresa ocupa dentro do mercado, comparada a concorrentes do mesmo nicho.
Mas como os gestores e a equipe de marketing decidem qual arquétipo melhor se adequa com a mensagem que a marca quer passar? Aliás, por que tantas empresas incorporam esses arquétipos em sua comunicação e suas ações de marketing? Continue lendo para saber!
O que são os Arquétipos de Marca?
Esse termo, desconhecido pela grande maioria das pessoas, refere-se a uma teoria criada pelo psiquiatra suíço Carl Jung, para descrever a relação que o ser humano tem com o seu inconsciente e como isso influencia na sua interação com o mundo exterior.
Dentro da sua teoria, Jung afirma que a personalidade de uma pessoa é o resultado da junção de imagens e temas comuns presentes em nossa sociedade guardadas em nosso inconsciente coletivo e se manifestando através de suas ações e falas.
Por nós como humanos sermos semelhantes uns aos outros – por vivermos as mesmas realidades, passarmos por experiências parecidas e recebermos os mesmos tipos de estímulos – é possível identificar certos traços de personalidade comuns em diversas pessoas, e são essas características mais presentes que Jung identifica como arquétipos.
Também podemos dizer que os arquétipos aparecem para nós através de padrões de pensamentos, modelos sociais, a forma como interpretamos o que nos é apresentado no ambiente, imagens e símbolos que são frequentemente utilizados por diferentes culturas, etc.
E como o Marketing e a Gestão das Marcas estão intimamente relacionados com o contexto em que vivemos, os arquétipos de marca surgem para aproximar as empresas dos seus clientes, pois ambos estarão se comunicando em uma “língua” que as duas partes entendem.
Quais os principais Arquétipos que as marcas podem incorporar?
Quando falamos em Arquétipos da Marca, podemos elencar 12 principais arquétipos que podem ser atribuídos a diferentes empresas, que dizem muito sobre como ela está posicionada e qual o seu tom na hora de falar com o público.
Vamos conhecer cada um deles agora:
O Fora da Lei
Ele é conhecido por seu comportamento rebelde, selvagem e por não seguir as regras impostas por outras pessoas. Seu principal objetivo é a liberdade, mesmo que para alcançá-la ele precise brigar com os outros ou quebrar as coisas.
O maior medo do Fora da Lei é ser alguém comum ou não ter as atenções voltadas para si. Esse arquétipo é adotado por marcas que buscam atingir principalmente o público masculino entre as fases da adolescência e meia idade, pois esses grupos se identificam como desafiadores do status quo.
Alguns exemplos são a Harley Davidson, MTV e Apple.
O Criador
Para o Criador o lema é a novidade. Está sempre procurando uma nova forma de fazer as coisas ou criar produtos nunca vistos antes no mercado. É comum encontrarmos esse tipo de pessoa envolvida em projetos que demandam criatividade e imaginação, a fim de gerar nos outros um sentimento de satisfação com o uso do seu produto/serviço.
As empresas que incorporam esse arquétipo normalmente estão ligadas a oferta de serviços, tecnologia, artigos de decoração, móveis, etc. Podemos citar nomes como Google, Netflix, Lego e IKEA.
O Bobo da Corte
Leva a vida de forma leve e sem preocupações, aproveitando ao máximo cada momento. Sendo alegre e brincalhão, demonstra para o grupo sua verdadeira essência e quer ser aceito desse jeito.
Do ponto de vista comercial, trabalha tornando os processo mais complicados atividades divertidas de serem feitas e associa seus produtos a uma ideia de descontração. Algumas marcas conhecidas que utilizam esse arquétipo são a Fanta, Havaianas, McDonald’s e a Pepsi.
O Amante
Romântico, idealista, sensual e afetuoso são características que descrevem muito bem esse arquétipo. Deseja se relacionar intimamente com as outras pessoas e ter prazer no que trabalha.
Marcas de beleza, moda e cuidados com a estética tendem a se identificar com esse arquétipo graças ao seu culto ao corpo e as formas femininas. Entre elas, podemos citar nomes conhecidos como L’Oreal, Marisa, Chanel e Playboy.
O Governante
É um líder nato, responsável e organizado, que busca sempre estar no controle da situação e ser referência para o seu segmento. As marcas desse arquétipo estão sempre reforçando a ideia de que seus clientes são detentores de poder e prestígio por utilizarem seus produtos ou serviços.
Voltam suas ações de marketing para as altas classes sociais. Aqui temos como exemplo marcas de luxo e prestadoras de crédito, como Mercedes-Benz, Cadillac, Porto Seguro e IBM.
O Prestativo
Altruísta e cuidador, procura maneiras de melhorar a vida das pessoas ao seu redor, bem como proporcionar uma maior felicidade às mesmas. Suas maiores aversões são o egoísmo, a ingratidão e a dificuldade.
Marcas que costumam ter um resultado positivo com o uso desse arquétipo são aquelas voltadas para a prestação de serviços, saúde, alimentação, educação, cuidados com crianças e idosos, etc. Assim como as conhecidas Nestlé, Amazon, Porto Seguro e Evernote.
O Mago
Seu dom é trazer mudanças positivas para a rotina das pessoas através da ciência, crenças pessoais e culturais e da tecnologia. Faz isso a fim de tornar os sonhos das pessoas algo possível de se alcançar.
Disney, Red Bull, Apple e Mastercard são marcas que batem nessa tecla, disponibilizando produtos e serviços que curam, fazem relaxar, ativam gatilhos mentais e catalisam mudanças na vida do seu público.
O Explorador
Viajar ao redor do mundo e desfrutar de novas experiências são atividades comuns na rotina do Explorador. Sua essência exala inquietação, individualidade e vontade de ser independente, por isso funciona tão bem com públicos como por exemplo a geração Y.
Marcas que vendem produtos famosos e que estão associadas a esse arquétipo são a Jeep, Nike, Starbucks e Levis.
O Herói
Onde há alguém precisando de uma solução, o Herói também estará, seu maior objetivo é fazer o que for preciso para ajudar as pessoas. Sua coragem e ousadia inspiram os demais a superarem seus limites e suas metas são alcançadas através do foco, disciplina, força e competência.
As marcas que mais se aproximam desse arquétipo, como Adidas, Nike, FedEx, Duracell, etc., visam atender a esportistas por exemplo, ou então consumidores dinâmicos que gostam de velocidade e potência.
O Inocente
Os elementos-chave do arquétipo Inocente são a bondade, a pureza, o amor e a fraternidade. Seu estilo de vida é natural e mais simples, priorizando a qualidade de vida acima dos rótulos sociais.
Seu relacionamento com o público baseia-se em princípios como confiança, fidelidade, nostalgia, boas virtudes e moralidade. Entre as marcas que se encaixam nesse perfil podemos destacar Dove, Coca Cola, Disney e Neve.
O Cara Comum
Nada de ter um estilo alternativo ou se destacar dos demais. Ele ama pertencer a um grupo que tenha os mesmos gostos e valores e se sente realizado quando consegue se conectar com pessoas iguais a si.
Aqui a democracia e as vontades da maioria são mais importantes que a sua individualidade. Quem lança mão desse arquétipo para atingir grandes grupos são marcas como Leroy Merlin, eBay, Tinder e Brahma.
O Sábio
É alguém conhecido por investigar minuciosamente os assuntos em busca da verdade, ser um pensador e dar bons conselhos a respeito do segmento em que está inserido. Tanto o seu público quanto os concorrentes o vêem como uma referência, e pode além de vender seus produtos ou serviços, oferecer orientação e aprendizado para que outros também alcancem suas metas.
Quando falamos de marcas que possuem esse arquétipo nos vem à memória nomes como Google, BBC, Itaú, RD Station e Discovery Channel.
Como os Arquétipos de Marca são aplicados na estratégia de Marketing?
Como vimos anteriormente, existem 12 perfis de arquétipos de marca reconhecidos que podem ser incorporados pelas marcas para que estas se apresentem para o público de forma personalizada. E ter o seu arquétipo definido pode melhorar os resultados da sua estratégia de marketing.
Veja bem, já falamos anteriormente em um post passado sobre a importância de você conhecer o seu público alvo e a partir dos dados sobre o melhor perfil de clientes da sua empresa montar a persona do seu negócio, e a utilização de arquétipos de marca é uma das situações onde essa informação será aproveitada.
O seu arquétipo escolhido deve estar de acordo com o perfil dos seus consumidores para que a comunicação com eles seja mais eficiente e suas campanhas sejam mais impactantes, conseguindo assim trazer novos clientes e fidelizar aqueles que já compraram com a sua marca.
Vale ressaltar que a empresa não precisa escolher um único arquétipo para seguir, ela pode muito bem se encaixar em 2 arquétipos desde que um deles seja o principal. E para definir qual dos 12 perfis é o mais adequado para o seu negócio, é preciso levar em consideração 4 pontos.
O primeiro é o propósito que a sua marca tem no mercado, seguido de qual é a percepção que o público tem a respeito dela, então você deve procurar se existem referências do que funciona com o seu público-alvo e por último, se os consumidores relacionam a sua marca ao arquétipo escolhido.
Tendo o seu arquétipo definido, é de extrema importância que ocorra um planejamento estratégico das campanhas de marketing da sua marca. Qual linguagem é a mais adequada ao seu público, quais formatos de anúncio funcionam para eles, qual imagens, cores e formas utilizar para gerar uma identificação dos mesmos com a empresa, enfim, os detalhes mais importantes para a execução das ações.
Por exemplo, se o seu arquétipo é o Explorador, utilizar imagens de pessoas praticando esportes radicais, com frases impactantes, cores fortes como vermelho, amarelo, laranja e abusar de anúncios e postagens nas redes sociais.
Sabendo como utilizar os arquétipos de marca para personalizar as suas estratégias de marketing fará uma enorme diferença em como as suas campanhas irão performar, o que é muito importante em um momento no qual o mercado está saturado com empresas muito semelhantes tentando conquistar os clientes com os mesmos produtos e serviços.
Como você faz para destacar a sua marca?