O que é preciso ter em um bom site para conquistar mais clientes

Dentre as características que a sua empresa precisa ter para estar à frente da concorrência, um bom site é sem dúvidas uma das mais importantes. É através dele que a sua marca terá um posicionamento sólido no mercado e onde as suas estratégias de atração e conversão de novos leads devem estar focadas.

Dentre as características que a sua empresa precisa ter para estar à frente da concorrência, um bom site é sem dúvidas uma das mais importantes. É através dele que a sua marca terá um posicionamento sólido no mercado e onde as suas estratégias de atração e conversão de novos leads devem estar focadas.

Leia também: Por que a minha empresa precisa de um site?

E para garantir que o seu site institucional cumpra essa responsabilidade de uma maneira efetiva, é preciso se atentar a alguns detalhes, como layout, velocidade de carregamento, ferramentas auxiliares e páginas de captura estratégicas. 

Portanto, vamos falar agora sobre o que é preciso ter em um bom site, de acordo com os exemplos do nosso próprio site e de empresas conhecidas.

Um layout organizado

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Layout da Página Inicial da Arconel Marketing e Design

Todos nós podemos concordar que ao entrar em um site e se deparar com uma homepage “antiga”, com um menu em que se tem dificuldades para encontrar as informações, falta de alinhamento dos textos e imagens, perde-se completamente a vontade de permanecer nele. 

Considere o site institucional como a fachada da sua empresa dentro da internet. Você precisa atrair os visitantes com um visual agradável e intuitivo, com informações importantes bem destacadas, contraste entre os objetos e o fundo, textos e imagens ajustados e outros mínimos detalhes que parecem não ter importância, mas acabam influenciando diretamente a opinião das pessoas a respeito da sua marca.

Utilize o WordPress para criar o layout do seu site

Velocidade ao carregar as páginas

Teste de velocidade de site

Uma das coisas mais frustrantes que pode acontecer a um usuário que está navegando na web é clicar em um site e a página demorar para carregar. E caso isso aconteça com o seu site, pode acabar prejudicando seu negócio.

Pesquisas revelam que um segundo a mais no tempo de carregamento reduz as taxas de conversão em 7%. Portanto se você quiser prender os visitantes no seu site, sua páginas devem rodar com a maior velocidade de carregamento possível.

Alguns fatores que você deve estar atento que podem tornar o seu site mais lento são: imagens pesadas, scripts incorretos, uso excessivo de JavaScript, CSS e HTML e códigos desatualizados.

A dica é estar sempre atento a demora de carregamento de cada página e verificar o que pode estar pesado demais.

Ferramentas de conversa

Muitas vezes quem visita o seu site procura uma forma de se comunicar com você ou algum outro colaborador da sua empresa, como um atendente, vendedor, etc., para saber mais sobre o seu negócio e até mesmo realizar uma compra.

Confira nosso post: Por que devo ter um site além das redes sociais?

Por isso é importante que o seu site tenha ferramentas de conversa disponíveis, como o talk.to por exemplo, ou links que redirecionem a pessoa para  o whatsapp.

Além de permitir que os visitantes conversem sejam atendidos em tempo real, é possível também deixar respostas rápidas programadas de acordo com as dúvidas mais comuns que os seus clientes apresentam. Dessa forma, seu cliente não se sentirá ignorado caso não seja respondido imediatamente.

Outra alternativa é criar formulários de contato, onde o usuário deixará seus dados de contato cadastrados e futuramente, você ou algum colaborador poderá abordá-los e iniciar o relacionamento cliente-empresa, seja para esclarecer dúvidas ou fechar uma venda talvez.

Páginas de captura e Pop Ups

Fazendo um link com o que foi dito no parágrafo anterior, é interessante criar maneiras de coletar os dados de contato dos visitantes que se convertem em leads, seja através de landing pages ou pop ups dentro de uma ou várias páginas do seu site.

As ferramentas de captura podem ter diversas formas e serem utilizadas de diversas formas, seja uma página de orçamento – como já citamos, seja para se inscrever no recebimento de uma newsletter, até o cadastro para participar de webinars e outros eventos criados por sua empresa.

Com o uso dessas ferramentas você consegue manter um relacionamento com os visitantes do seu site, ao invés de deixá-los entrar na porcentagem de visitas únicas e posteriormente, terá mais sucesso ao tentar realizar uma venda para esses leads.

Blog

Não é só de ofertas e vendas de produtos/serviços que vive um site. É preciso ter conteúdos ricos que atraiam as pessoas a visitar sua página e conhecer a sua marca. 

Saiba mais em: 3 maneiras para você se destacar entre seus concorrentes

Uma dica super importante para você é: crie e mantenha um blog atualizado dentro do seu site. Publique conteúdos relevantes sobre o seu segmento de mercado. Isso atrai visitantes, desperta o interesse e aumenta as chances de conversão em leads.

Além de chamar atenção, os posts devem educar o público e estimular o desejo de adquirir as soluções que sua empresa oferece. Para isso, planeje os conteúdos com base na jornada de compra das personas do seu negócio.

Se você ainda não definiu uma persona — o que não recomendamos — foque nos problemas mais comuns que seus clientes costumam relatar. Produza materiais que resolvam essas dores e conduzam o visitante até a tomada de decisão.

Atualizações constantes

Um bom site é como uma casa. Se não for constantemente cuidada e reformada de tempos em tempos, ela acabará perdendo sendo prejudicada pelo passar dos anos tornando-se ultrapassada e sem utilidade.

Os formatos de site que funcionavam bem anos atrás podem não ser tão eficazes hoje. A tecnologia evoluiu, assim como os gostos do público. Além disso, menus e botões usados em layouts antigos já não oferecem a mesma eficiência.

Alguns exemplos de sites que são constantemente atualizados são o Youtube, o Facebook, Netflix e o próprio site da Arconel. Essas repaginadas tornam os sites cada vez mais atrativos para os visitantes navegarem dentro deles e também queiram adquirir seus produtos/serviços.

Veja a seguir: SEO, o que é e como se beneficiar desta estratégia de Marketing?

Seguindo essas dicas, você conseguirá otimizar seu site tanto na estrutura quanto no visual. Com isso, sua página se tornará mais atrativa e funcional para os visitantes.

Quando você combina essa melhoria com uma boa estratégia de marketing e o uso inteligente de SEO, os resultados aparecem. Mais pessoas acessam seu site, conhecem sua marca e exploram suas soluções.

Esses visitantes podem se interessar pelo que você oferece e, em seguida, se converter em leads. Com um bom processo de qualificação, esses leads têm grandes chances de se tornarem clientes reais e engajados.