Dentre as características que a sua empresa precisa ter para estar à frente da concorrência, um bom site é sem dúvidas uma das mais importantes. É através dele que a sua marca terá um posicionamento sólido no mercado e onde as suas estratégias de atração e conversão de novos leads devem estar focadas.
Leia também: Por que a minha empresa precisa de um site?
E para garantir que o seu site institucional cumpra essa responsabilidade de uma maneira efetiva, é preciso se atentar a alguns detalhes, como layout, velocidade de carregamento, ferramentas auxiliares e páginas de captura estratégicas.
Portanto, vamos falar agora sobre o que é preciso ter em um bom site, de acordo com os exemplos do nosso próprio site e de empresas conhecidas.
Um layout organizado
Todos nós podemos concordar que ao entrar em um site e se deparar com uma homepage “antiga”, com um menu em que se tem dificuldades para encontrar as informações, falta de alinhamento dos textos e imagens, perde-se completamente a vontade de permanecer nele.
Considere o site institucional como a fachada da sua empresa dentro da internet. Você precisa atrair os visitantes com um visual agradável e intuitivo, com informações importantes bem destacadas, contraste entre os objetos e o fundo, textos e imagens ajustados e outros mínimos detalhes que parecem não ter importância, mas acabam influenciando diretamente a opinião das pessoas a respeito da sua marca.
Utilize o WordPress para criar o layout do seu site
Velocidade ao carregar as páginas
Uma das coisas mais frustrantes que pode acontecer a um usuário que está navegando na web é clicar em um site e a página demorar para carregar. E caso isso aconteça com o seu site, pode acabar prejudicando seu negócio.
Pesquisas revelam que um segundo a mais no tempo de carregamento reduz as taxas de conversão em 7%. Portanto se você quiser prender os visitantes no seu site, sua páginas devem rodar com a maior velocidade de carregamento possível.
Alguns fatores que você deve estar atento que podem tornar o seu site mais lento são: imagens pesadas, scripts incorretos, uso excessivo de JavaScript, CSS e HTML e códigos desatualizados.
A dica é estar sempre atento a demora de carregamento de cada página e verificar o que pode estar pesado demais.
Ferramentas de conversa
Muitas vezes quem visita o seu site procura uma forma de se comunicar com você ou algum outro colaborador da sua empresa, como um atendente, vendedor, etc., para saber mais sobre o seu negócio e até mesmo realizar uma compra.
Confira nosso post: Por que devo ter um site além das redes sociais?
Por isso é importante que o seu site tenha ferramentas de conversa disponíveis, como o talk.to por exemplo, ou links que redirecionem a pessoa para o whatsapp.
Além de permitir que os visitantes conversem sejam atendidos em tempo real, é possível também deixar respostas rápidas programadas de acordo com as dúvidas mais comuns que os seus clientes apresentam. Dessa forma, seu cliente não se sentirá ignorado caso não seja respondido imediatamente.
Outra alternativa é criar formulários de contato, onde o usuário deixará seus dados de contato cadastrados e futuramente, você ou algum colaborador poderá abordá-los e iniciar o relacionamento cliente-empresa, seja para esclarecer dúvidas ou fechar uma venda talvez.
Páginas de captura e Pop Ups
Fazendo um link com o que foi dito no parágrafo anterior, é interessante criar maneiras de coletar os dados de contato dos visitantes que se convertem em leads, seja através de landing pages ou pop ups dentro de uma ou várias páginas do seu site.
As ferramentas de captura podem ter diversas formas e serem utilizadas de diversas formas, seja uma página de orçamento – como já citamos, seja para se inscrever no recebimento de uma newsletter, até o cadastro para participar de webinars e outros eventos criados por sua empresa.
Com o uso dessas ferramentas você consegue manter um relacionamento com os visitantes do seu site, ao invés de deixá-los entrar na porcentagem de visitas únicas e posteriormente, terá mais sucesso ao tentar realizar uma venda para esses leads.
Blog
Não é só de ofertas e vendas de produtos/serviços que vive um site. É preciso ter conteúdos ricos que atraiam as pessoas a visitar sua página e conhecer a sua marca.
Saiba mais em: 3 maneiras para você se destacar entre seus concorrentes
Para isso uma dica super importante que damos para você é: crie e mantenha um blog atualizado dentro do seu site, com conteúdos relevantes dentro do seu segmento de mercado, que façam os visitantes se interessarem e decidirem se converter em leads do seu negócio.
Além de chamar a atenção e atrair novos leads, seus posts também devem educá-los e fazê-los amadurecer o desejo de adquirir as soluções que a sua empresa vende. Esses conteúdos devem então ser planejados de acordo com a jornada de compra das personas do seu negócio. Caso você não tenha uma persona definida – o que não é algo recomendado – sugerimos que você foque nos problemas mais recorrentes que os seus clientes costumam trazer.
Atualizações constantes
Um bom site é como uma casa. Se não for constantemente cuidada e reformada de tempos em tempos, ela acabará perdendo sendo prejudicada pelo passar dos anos tornando-se ultrapassada e sem utilidade.
Os formatos de site que funcionavam bem a anos atrás podem não ter a mesma efetividade nos dias atuais, pois tanto a tecnologia quanto os gostos do público evoluíram, sem falar que os menus e botões utilizados no layout anteriormente podem não ser mais tão efetivos.
Alguns exemplos de sites que são constantemente atualizados são o Youtube, o Facebook, Netflix e o próprio site da Arconel. Essas repaginadas tornam os sites cada vez mais atrativos para os visitantes navegarem dentro deles e também queiram adquirir seus produtos/serviços.
Veja a seguir: SEO, o que é e como se beneficiar desta estratégia de Marketing?
Seguindo estas dicas Você conseguirá otimizar seu site tanto na parte de estrutura quanto na questão visual, o que em conjunto com uma boa estratégia de marketing e uso de SEO, trará muitos mais visitantes para conhecer a sua marca e soluções, podendo em seguida se converterem em leads para serem qualificados e finalmente se tornarem clientes.