Autores que estudam o mercado costumam criar novos conceitos para explicar os modelos de negócios e ferramentas de gestão que surgem. Um dos mais comentados atualmente é o Business Model Canvas, um diagrama usado para analisar negócios.
Empresas adotam esse framework com frequência, pois ele ajuda a descrever e organizar as propostas de valor que cada marca deseja entregar ao seu público-alvo.
Primeiro: O que é o Business Model Canvas?
O suíço Alex Osterwalder desenvolveu o Canvas durante sua tese de doutorado. Ele buscava uma forma prática de visualizar toda a estrutura de uma organização. Com isso, diretores e colaboradores conseguem entender melhor o que funciona, o que precisa melhorar e como se comunicar com os clientes.
Sua pesquisa foi baseada nas opiniões de mais de 200 consultores e empresários de todas as partes do mundo. A partir daí, Alex criou um diagrama composto por 9 componentes dispostos em 4 grandes áreas nomeadas como: segmento, oferta, infraestrutura e também viabilidade financeira.
Cada bloco do Canvas pode conter textos ou imagens. Esses elementos representam ideias, situações da empresa, problemas e sugestões de melhoria.
Embora muitas empresas usem o diagrama em quadros físicos, também é possível criá-lo digitalmente. O importante é garantir acesso fácil e constante para todos os envolvidos.

Quais são os blocos do Business Model Canvas?
Já explicamos anteriormente que o Business Model Canvas é dividido em 4 grandes áreas com 9 blocos, então agora vamos conhecer melhor cada uma delas:
Segmento
- Clientes: Este bloco representa a fatia do mercado que é mais interessante para o seu negócio. Ou seja, os clientes com as características da sua persona, que são mais prováveis de adquirir a sua solução.
- Canais: Os meios de interação, comunicação, distribuição e negócio entre empresa e cliente. Esses canais precisam estar bem definidos para garantir um bom relacionamento entre as duas partes.
- Relacionamento: Engloba desde o tom utilizado na comunicação, se será mais formal ou informal, até as estratégias de entrega de valor que diferenciam a sua marca da concorrência.

Oferta
- Proposta de Valor: O que a sua marca entrega que o público não consegue encontrar em outro lugar? Este diferencial deve estar bem claro tanto para os seus clientes internos – colaboradores – quanto externos.
Infraestrutura
- Atividades: Todas as etapas que precisam ser feitas pelos colaboradores para que a sua solução seja entregue e o negócio funcione harmoniosamente.
- Parcerias: Quem são os fornecedores e empresas parceiras que acabam influenciando na entrega da sua proposta de valor e o que é preciso para um bom relacionamento com eles.
- Recursos: Ativos físicos – equipamentos, documentação, matéria prima, etc. – e intelectuais – conhecimentos técnicos, processos, recursos humanos e patentes – necessários para a realização e entrega dos seus produtos ou serviços.
Viabilidade Financeira
- Custos: Tudo que é gasto pela sua empresa em recursos, atividades, propostas de valor, parcerias, etc. para que o seu negócio continue funcionando.
- Fonte de Receita: Consiste nos modelos de pagamento propostos pela empresa para que os clientes possam dispor da sua solução. Por exemplo compra, aluguel, assinatura periódica, licença de uso, etc.

Os benefícios que o Business Model Canvas traz para o seu negócio
Quem já usou o Business Model Canvas percebeu como ele facilita a estruturação dos pontos-chave e das ações estratégicas. O Canvas organiza as informações de forma intuitiva, o que ajuda a gerar correlações e insights. Diferente dos planos de negócio tradicionais, ele evita textos longos e cansativos.
Além de oferecer fácil entendimento, essa ferramenta permite que todos os colaboradores a compartilhem com facilidade. Tornar transparente os processos de tomada de decisões e planos para crescimento da empresa beneficia todas as partes.
Seus colaboradores vão se sentir valorizados e motivados a sugerir melhorias. Ao contribuir com suas próprias visões, eles trazem diversidade e ideias inovadoras. Isso fortalece a empresa e aumenta sua vantagem competitiva.
Você pode montar os blocos do diagrama com facilidade. Crie do zero ou use modelos prontos disponíveis na internet. O importante é garantir que todos tenham acesso ao Canvas sempre que precisarem.