Mapa Semântico: O que é e por que fazer um?

Também conhecido como Mapa Mental ou Moodboard, esse recurso reúne palavras, imagens, desenhos, recortes de revistas e jornais, tecidos, plantas e objetos que servem como referência para o projeto. Ou seja, é o agrupamento das referências que irão nortear os rumos do desenvolvimento de determinado produto ou serviço.

Todo processo de criação — seja de um produto, serviço, comércio ou campanha — começa com a organização das ideias e a definição dos conceitos que irão guiar o trabalho. E para conseguir traduzir tudo o que se deseja fazer de forma palpável, faz-se necessário a utilização de um Mapa Semântico.

Por exemplo, você está fazendo um projeto e está com uma boa ideia, mas não sabe como se expressar para o seu   designer ou para a agência que você contratou, o mapa semântico/mood board irá te ajudar com isso.

Pode parecer que o Mapa Semântico só é necessário para os profissionais da área de Design e Arquitetura, contudo, essa ferramenta visual, tão utilizada em tais profissões, serve para o desenvolvimento de projetos em diversas áreas profissionais, como por exemplo Marketing, vendas, imobiliária, etc.

Diferentes equipes dentro de um negócio podem usar esse método com facilidade. Você mesmo pode criar seu próprio mapa semântico: solte a criatividade e reúna todas as informações em um só lugar.

Vamos entender melhor o que é um Mapa Semântico, por que utilizar e como montar o seu próprio:

O que é um Mapa Semântico?

O Mapa Semântico, também conhecido como Mapa Mental ou ainda, Moodboard, consiste em uma tela onde são agrupadas palavras, imagens, desenhos, recortes de revistas e jornais, tecidos, plantas e objetos que serão utilizados como referências do projeto. Ou seja, é o agrupamento das referências que irão nortear os rumos do desenvolvimento de determinado produto ou serviço. Tudo isso para que você cliente consiga fazer uma conexão entre oque você quer e o que o designer conseguirá fazer.

Para entender melhor, vamos utilizar um exemplo prático. Suponha que você e a sua equipe são os  responsáveis por criar uma nova coleção de roupas para a primavera e que a ideia é incorporar a flora brasileira nas estampas.

Apesar de já ter uma ideia definida na cabeça, escolher qual o melhor estilo de estampa, os tecidos cortes e modelos das roupas pode ser uma tarefa bem complicada, então é preciso ter um documento com o máximo de informações que auxilie na tomada de decisão a respeito de como prosseguir o projeto. Esse documento em questão é o mapa semântico.

Na Arconel Marketing e Design, toda vez que vamos iniciar o processo de criação de alguma logo para nossos clientes, a primeira coisa que fazemos é montar o mapa semântico do projeto, com, imagens, fotos, palavras etc., tanto enviadas pelo cliente quanto recolhidas por nossa equipe e juntamos todas as informações em um só espaço que estará disponível para consulta durante o desenvolvimento da logo.

Mapa Semântico: O que é e por que fazer um?
Mapa Semântico para criação de logo de escritório de advocacia

Por que criar um Mapa semântico

Existem dois motivos principais para montar um mapa semântico antes de dar início a algum tipo de projeto: o primeiro, como já foi dito antes, é a necessidade de organizar todas as informações em um só lugar, possível de ser consultado a qualquer momento, para que nenhuma ideia importante seja perdida.

O segundo motivo é que hoje em dia não se inventa praticamente nada do zero, seja um produto, serviço, programa de TV, aplicativo, etc. Para tudo existe alguma referência anterior e a melhor forma de tirar proveito dessas referências é dispondo elas junto a outras informações em um mapa mental.

Veja bem: O Uber não inventou nenhum novo meio de transporte. Apenas reuniu uma necessidade do público a uma boa proposta de solução. O Nubank não inventou o banco, apenas o tornou mais acessível digitalmente.

Essas ideias inovadoras surgiram porque seus idealizadores reuniram as informações certas. Eles entenderam qual era a necessidade e identificaram as melhores propostas de solução disponíveis. Ao conectar esses elementos no mesmo espaço, conseguiram dar origem a duas das maiores startups da atualidade.

Como montar um mapa semântico

Já ficou bem claro o que é um mapa semântico e porque ele é tão importante para desenvolver novas ideias e projetos, agora vamos falar sobre como ele é montado.

Basicamente, para criar um mapa semântico você primeiro precisa de uma superfície onde possa reunir as informações e referências. Então você pode começar a coletar imagens, fotos, palavras, textos, tecidos, folhas, colagens e qualquer outro tipo de material no seu mood board. Essas informações reunidas podem ser referências para o projeto bem como sobre o público que a sua solução é direcionada. 

Para isso você pode até usar a ferramenta do google imagem para te ajudar na criação deste mapa semântico. Aqui na nossa empresa, gostamos de organizar ideias em mapas semânticos. Às vezes incluímos elementos inusitados, como o logo do time do cliente. Muitos empresários, inclusive, escolhem a cor da marca com base em preferências pessoais — e isso não é um problema. Também adicionamos exemplos de fontes que o cliente gosta, até mesmo letras manuscritas.Para isso você pode até usar a ferramenta do google imagem para te ajudar na criação deste mapa semântico.

Você pode montar seu mapa semântico de diversas formas. Ele pode ser físico ou digital, usando programas como Photoshop ou Corel Draw. Não existe um número fixo de referências. Tudo depende do tipo de projeto e do seu próprio critério.

Também é interessante envolver mais pessoas na construção do mapa semântico. Assim como as ideias, elas podem contribuir com referências mais ricas e diversificadas.

Com isso, você envia para a agência as imagens que te influenciam. Da mesma forma, eles também compartilham referências visuais de como esperam que o projeto fique.

Durante esse processo, você aprova ou ajusta as propostas, apontando seus comentários enquanto eles fazem o mesmo. Assim, no dia da entrega, o projeto estará alinhado com o que vocês imaginaram desde o início.

Fácil não? Agora você já sabe o que é um mapa semântico, para que ele serve, qual a sua importância e como montar o seu. Então, mão a obra!