2020 começou desafiando muitas empresas. Em meio ao clima de insegurança causado pela pandemia do novo coronavírus, os empresários precisam se adequar à nova realidade no mercado para não perderem seus negócios, e nesse momento, o marketing digital e a criação de conteúdo podem ser as soluções.
Tendo em vista o crescente número de casos de pessoas infectadas com a doença, que é tão fácil de se transmitir quanto uma gripe, a maioria dos países recomendaram que as pessoas que puderem fiquem em quarentena dentro de suas casas evitando contato com terceiros.
Essa decisão impactou diretamente a economia em uma escala mundial, pois muitas escolas, universidades e empresas acabaram suspendendo suas atividades. No caso das empresas, muitas optaram por antecipar as férias de seus colaboradores, enquanto outras, geralmente prestadoras de serviços, continuam atuando, porém em regime de home office.
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Contudo, mesmo que continuem em operação, a maioria desses negócios está vendo sua receita diminuir devido a queda da procura pelos clientes. Para que a longo prazo não haja prejuízos irreversíveis, é preciso abordar essas pessoas que estão sim isoladas em suas casa, mas não deixam de estarem conectadas na internet.
Portanto, investir em marketing digital para divulgar seus produtos/serviços é a melhor opção. E não só criar anúncios para vender, mas também produzir conteúdo sobre o seu tipo de negócio, para assim atrair a atenção do público e, a partir de um relacionamento bem estabelecido entre cliente e marca, conseguir fechar mais vendas.
Saiba mais em: Que tal fazer a sua empresa crescer com o Marketing Digital?
E para isso existem inúmeras opções de conteúdos e relacionamento com o cliente que você pode estar desenvolvendo.
Não é hora de paralisar, mas sim de reformular
O baque que a quarentena tem causado a muitas empresas mostra que estratégias de negócio sem flexibilidade não funcionam mais atualmente. Pare para pensar o quanto a sua marca é dependente majoritariamente ou unicamente de um marketing “boca a boca”.
Isso não é recomendado dentro de um mercado competitivo onde mais de 4 bilhões de pessoas estão conectadas a internet. É difícil encontrar alguém que não busque na rede por produtos e serviços. Os usuários inclusive estão perdendo o receio de comprar online, segundo análise feita em 2018 pelos canais Hootsuite e We Are Social.
Se você nunca cogitou a ideia de investir mais tempo e recursos em estratégias de marketing digital, agora é a hora. Levante os principais objetivos que você quer atingir no seu negócio, defina a persona da sua empresa e descubra onde é melhor concentrar os anúncios, se é nas redes sociais como Facebook e Instagram, ou dentro de buscadores como o Google.
Também é importante ter um bom site, pois ele funciona como uma sede da sua empresa no meio digital. Nós iremos discutir melhor a importância de um site mais para frente.
Conecte-se com as pessoas
Não só as redes sociais são um meio popular de comunicação entre pessoas, como aplicativos de conversa – como por exemplo o Whatsapp – também.
Já que no momento não é possível se encontrar pessoalmente com os clientes para fazer uma reunião, o jeito é fazer uma chamada de vídeo no Hangouts ou outro aplicativo que você e a pessoa prefiram – incluindo o próprio Whatsapp. Assuntos menos urgentes podem ser discutidos através de mensagens ou e-mails, se quiser soar mais profissional, e finalmente, é perfeitamente aceitável usar o messenger ou inbox para responder cliente novos ou recorrentes.
Caso você não queira utilizar seu perfil pessoal para trabalhar – e recomendo que você não faça isso – crie um perfil corporativo da sua marca dentro das redes através de páginas e opte pelo pela versão Business dos aplicativos de conversa.
Confira nosso post: Os benefícios do WhatsApp Business para o seu negócio
Aposte no e-commerce
Hoje em dia é muito comum que as empresas funcionem com uma loja online operando exclusiva ou paralelamente com filiais físicas. Esse modelo de comércio cresceu muito nos últimos anos e a maioria dos clientes não têm mais receio de comprar online.
O e-commerce é uma ótima estratégia caso você trabalhe com venda de produtos. Seja montando a loja dentro do seu site mesmo – graças aos plugins existentes que podem ser instalados, com o WooCommerce, que nós costumamos utilizar no site de nossos clientes – ou em outras plataformas, como Mercado Livre, Olx e tantas outras.
É uma forma conveniente que os clientes consideram para comprar por que podem fazer o pagamento na hora, seja utilizando cartão ou gerando boleto, sem precisar sair de casa e aprovado o pagamento, é só esperar o produto comprado ser entregue. Ambos os lados se beneficiam.
Instigue o público com conteúdos ricos
Para conseguir converter visitantes em leads e posteriormente fechar uma venda com sucesso, é preciso chamar a atenção do público para a sua marca. Sejam eles pessoas que nunca tenham tido contato com você antes, ou clientes que já compraram mas que não estão fidelizados, mostre que a sua empresa existe e estabeleça sua posição perante a concorrência.
Como fazer isso? Através da criação de diferentes formas de conteúdo não para anunciar um produto, mas sim para educar o seu público a respeito do seu segmento de mercado, o quanto você entende sobre o assunto. Esse tipo de interação, onde você compartilha conhecimento, agrega valor a sua marca e te aproxima dos clientes, pois eles confiam que você entende perfeitamente o seu negócio e portanto, está oferecendo um produto/serviço de alta qualidade.
O formato do conteúdo varia de acordo com o seu gosto e principalmente com as preferências do seu público alvo. Seja um post nas redes sociais, um texto no seu blog, um vídeo, ebook, webinar… Escolha o que se encaixa melhor na realidade do seu negócio.
Essas foram as dicas da Arconel para ajudar você e a sua empresa a enfrentar a situação atual, Espero que tenham gostado!