fbpx

Manual da Marca: O que é e por que a sua marca deveria ter

Entre os documentos essenciais que uma empresa deveria ter, podemos acrescentar o Manual da Marca. Porém muitos empresários nem mesmo sabem o que é manual da marca e nem porque a sua marca deveria ter um. Geralmente as empresas buscam desenvolver apenas a sua marca, sem ter um documento que regularize a sua reprodução e […]

Entre os documentos essenciais que uma empresa deveria ter, podemos acrescentar o Manual da Marca. Porém muitos empresários nem mesmo sabem o que é manual da marca e nem porque a sua marca deveria ter um.

Geralmente as empresas buscam desenvolver apenas a sua marca, sem ter um documento que regularize a sua reprodução e utilização em diversas mídias, o que pode fazer com que a sua logo seja impressa na cor errada, ou na fonte errada, ou que fique deformada caso você precise aumentá-la ou diminuí-la.

Veja bem, você não é obrigado a ter um manual da marca do seu negócio, mas esse documento facilita a aplicação da sua identidade visual, além de estar sempre disponível para consulta quando você precisar.

Contudo, para que você decida se vale ou não ter um manual da sua marca, é preciso primeiramente entender o que é e como ele influencia a identidade visual do seu negócio.

O que é Manual da Marca 

Também conhecido como Brandbook, o Manual da Marca é um documento, que pode ser tanto em formato digital quanto impresso, que serve para comunicar a personalidade e os valores de uma marca, seja para seus clientes ou colaboradores. 

A designer e educadora Ellen Lupton descreve o manual da marca como “uma maneira de visualizar a personalidade e a história de vida de um produto, empresa ou organização. Um brandbook tem mais a ver com linguagem, atitudes e ideias do que com produtos.”

Além de comunicar a identidade visual, ele também serve como referência para a aplicação da logo, definindo quais os alinhamentos e adaptações são permitidos, quais as fontes utilizar e os códigos das cores em CMYK e RGB.

Seus principais objetivos são:

  • Apresentar a marca de uma forma clara e eficiente;
  • Mostrar a abrangência e a importância de vínculos entre a empresa e seus clientes;
  • Passar um melhor entendimento dos valores retratados na identidade visual do negócio;
  • Demonstrar a marca como identidade e transmitir a comunicação de sua empresa com seus consumidores.

Por que a sua marca deveria ter um

Como já foi dito anteriormente não é obrigatório que nenhuma empresa tenha um Manual da Marca próprio, porém, já falamos sobre como um Brandbook ajuda a comunicar os valores da sua marca e o modo como a sua empresa se relaciona com o público, mas essa não é a sua única vantagem.

Por exemplo, imagine que o seu negócio cresceu e você pretende abrir uma franquia em outra cidade. Ao dar esse passo você vai precisar identificar as lojas com placas além de fazer todo o marketing da sua empresa por lá.

Nesses casos se você não seguir uma lógica de aplicação da sua identidade visual, com as cores corretas, o formato certo da logo, sem nenhuma deformação e as diferenças de tamanhos entre o ícone e o texto que não devem ser diferentes da logo original.

A falta de uma referência pode resultar nesses erros, o que consequentemente deixará o seu público confuso em relação a sua identidade visual e o que você está tentando comunicar.

E uma empresa que não consegue comunicar seus valores não cria uma posição de mercado sólida.

Conclusão

O Manual da Marca serve tanto para comunicar a personalidade e os valores da sua marca como também para servir como referência para a aplicação da sua identidade visual em diferentes mídias, como cartões de visita, panfletos, placas, redes sociais, etc.

Ter ou não um manual vai da sua escolha, mas a sua ausência acarreta em algumas dificuldades em aplicar tanto a logo quanto a sua identidade visual.

Portanto, agora você já sabe o que é um manual da marca e por que a sua empresa deveria ter um próprio.

Para fazê-lo o mais recomendável é utilizar os serviços de uma agência especializada, assim como a gente. Nós temos anos de experiência da criação de marcas e Brandbooks.

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

Postagens relacionadas

Como a automação de marketing pode impulsionar suas vendas

Como a automação de marketing pode impulsionar suas vendas

A automação de marketing e vendas se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual e isso independente de qual setor você atua. Os consumidores estão cada vez mais exigentes...

Dicas para criar campanhas de e-mail marketing automatizadas

Dicas para criar campanhas de e-mail marketing automatizadas

A criatividade se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação ao que escolherão comprar. Portanto, te...

Como a automação de e-mails pode impulsionar suas vendas

Como a automação de e-mails pode impulsionar suas vendas

Em algum momento você já ouviu falar sobre as vendas através da automação de e-mails? Atualmente, em um mundo cada vez mais digital, é necessário se adaptar às novas ferramentas que vem surgindo. Neste texto, saiba a importância dessa metodologia para impulsionar as...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *