fbpx

Infoproduto, a nova modalidade de negócio

No mercado atual é preciso oferecer mais do que um simples produto ou serviço para cativar o seu cliente, se você quiser fidelizá-los e se tornar uma referência no seu setor, precisa investir em uma boa estratégia de marketing de conteúdo e oferecer algum tipo de infoproduto para ganhar a atenção do público. Ok, nós […]

No mercado atual é preciso oferecer mais do que um simples produto ou serviço para cativar o seu cliente, se você quiser fidelizá-los e se tornar uma referência no seu setor, precisa investir em uma boa estratégia de marketing de conteúdo e oferecer algum tipo de infoproduto para ganhar a atenção do público.

Ok, nós já falamos antes sobre marketing de conteúdo, então você já deve entender do assunto. Nosso foco aqui é explicar o que é o infoproduto e como a sua utilização auxilia no processo de captação, conversão e qualificação de leads.

O que é o Infoproduto?

Como o próprio nome já diz, o infoproduto se trata de uma informação relevante para o seu segmento de mercado que é distribuída online de forma gratuita em diversos formatos. As principais formas de infoproduto são:

E-book: Livro digital onde são reunidos textos, imagens e links referentes a determinado assunto.


Infográfico: Reúne diversos conteúdos em uma única página e sua leitura é feita pelo rolamento do mesmo.

Vídeo: Gravação e/ou animação onde as informações são passadas por um orador ou narrador. Pode ter duração variada.

Webinar: Palestra ministrada a distância, que pode ser feita ao vivo ou pré-gravada.

Curso: Conjunto de aulas gravadas com um especialista na área com o intuito de qualificar seus alunos a respeito de determinado assunto.

Você pode utilizar outros tipos além dos que foram citados acima; tudo vai depender da finalidade do infoproduto e como será feita a sua estratégia de marketing, porque esse conteúdo desempenha uma importante função dentro dela.

Qual a sua função na estratégia de Marketing?

Uma estratégia de marketing bem estruturada terá quatro estágios nas quais os leads poderão se encontrar, e em cada estágio será necessário uma determinada ação para manter esses leads engajados e fazê-los avançar as etapas do funil de vendas.

É aí que entra o infoproduto. Ele servirá como meio de qualificação do lead, para que ele entenda mais sobre a sua solução e se convença de que a mesma é a ideal para a necessidade dele.

Por exemplo, se você é uma empresa de varejo que vende tênis esportivos e o seu público alvo são esportistas e quem está iniciando na prática. Para atrair essas pessoas para o seu site pela primeira vez, você deve utilizar uma boa isca, que faça as pessoas ficarem curiosas a respeito do quanto você sabe sobre o mundo da prática esportiva e o que mais tem a oferecer.

Um bom começo seria criar uma forma de interação com esse público, como por exemplo um quiz sobre o nível de engajamento deles com a prática esportiva. Esse questionário seria disponibilizado a partir do preenchimento dos dados de contato e clique em um botão de CTA, para que assim eles convertam em leads e você possa começar a alimentá-los com materiais mais qualificados.

A partir do momento em que você tiver uma base com leads recém chegados, será preciso utilizar um conteúdo um pouco mais avançado na problemática deles, para fazê-los entender que a sua marca está aqui para oferecer o que eles estão procurando.

Esse infoproduto pode ser um e-book com uma lista dos principais equipamentos necessários para a prática esportiva, no qual você já poderá dar uma rápida pincelada no seu catálogo de produtos.

Pode ser que alguns dos seus leads já pulem direto para a etapa da compra, porém o mais provável de acontecer é eles se manterem interessados na sua marca e avançarem etapa por etapa no funil de vendas.

Nesse momento você já pode começar a mandar conteúdos mais incisivos para esses leads, pois se eles chegaram até aqui, já estão interessados na sua solução, só precisam de um empurrãozinho para fechar o negócio.

E você pode atingir esse objetivo  com infográfico comparando a eficiência dos tênis que você vende com os da concorrência, ou oferecer um cupom promocional para a primeira compra.

Viu como cada etapa do funil de vendas funciona com o uso de um infoproduto específico?

Como o infoproduto auxilia no processo de captação, conversão e qualificação?

Seu negócio só irá crescer a partir do momento em que você investir em uma estratégia de marketing que seja efetiva para o seu público-alvo e aumente seu ticket médio.

Mas esse objetivo não vai ser alcançado apenas com a sua boa vontade. O mercado atual se baseia na troca de valores, para você convencer o seu público a te acompanhar até que eles estejam certos de que querem adquirir sua solução, você vai ter que oferecer algo de valor em troca.

Só que não é preciso dispender rios de dinheiro para conseguir isso. A produção de um infoproduto próprio é possível com um pequeno investimento inicial e lá na frente, o retorno financeiro – que nós chamamos de ROI – fará os seus esforços valerem a pena.

Ou seja, o sucesso da sua venda pode ser garantido através do compartilhamento dos seus conhecimentos com quem está interessado.

Você já fez ou faz uso do infoproduto na sua estratégia de negócio?

Autor: Eduardo Ribeiro

Fundador Arconel Marketing Design | Consultor de Marketing do Sebrae Santa Catarina | Especialista em Inbound Marketing

Postagens relacionadas

Como a automação de marketing pode impulsionar suas vendas

Como a automação de marketing pode impulsionar suas vendas

A automação de marketing e vendas se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual e isso independente de qual setor você atua. Os consumidores estão cada vez mais exigentes...

Dicas para criar campanhas de e-mail marketing automatizadas

Dicas para criar campanhas de e-mail marketing automatizadas

A criatividade se mostra cada vez mais importante para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio quando se trata de ter um diferencial no mercado atual. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação ao que escolherão comprar. Portanto, te...

Como a automação de e-mails pode impulsionar suas vendas

Como a automação de e-mails pode impulsionar suas vendas

Em algum momento você já ouviu falar sobre as vendas através da automação de e-mails? Atualmente, em um mundo cada vez mais digital, é necessário se adaptar às novas ferramentas que vem surgindo. Neste texto, saiba a importância dessa metodologia para impulsionar as...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *